10 de dezembro de 2020
10 hacks para aproveitar o staycation

by:Clara Carvalho

Se você ainda não está familiarizado com o termo “staycation”, significa que não acessou nosso blogpost staycation: novo estilo de férias?. Mas resumindo, staycation nada mais é tirar férias na sua casa/cidade.

Sim, essa ideia consiste no planejamento e realização de um momento de descanso regado a tranquilidade, lazer, diversão e bem-estar sem precisar se descolar para uma nova cidade, estado ou país.

Ou seja, com esse novo estilo de férias você pode aproveitar todos os benefícios de uma viagem para um local desconhecido ou distante, porém garante inúmeros benefícios, como economia, menos estresse e novas descobertas na sua própria cidade.

Assim, para otimizar essa experiência e aproveitar ao máximo o período staycation, separamos 10 hacks para que esse momento seja especial e algo totalmente renovador!

1. Foco no planejamento

Em uma época em que muitas pessoas estão aprendendo e trabalhando em casa, pode ser difícil estabelecer um limite entre responsabilidades e tempo livre. Esse é um momento importante em que você irá focar em planejar seu período de férias para não se boicotar.

Não confunda um staycation com ficar em casa sem trabalhar. Verifique as avaliações dos locais, faça algumas listas, defina um orçamento e planeje realmente seus dias.

Você não faria uma reserva em um hotel na praia de Cancun e só assistiria à TV (faria?). A ideia de todas as férias é sair da rotina, mergulhar em novas experiências, preencher seus dias e noites como se você não fosse voltar.

Faça todas as tarefas, atribuições e tarefas domésticas antes de sua estadia e evite verificar seu e-mail de trabalho após começar a staycation. Informe as pessoas sobre seus planos e quando eles poderão entrar em contato com você.

2. Faça um orçamento

Assim como você faria (deveria) criar um orçamento de férias, decida quanto pode gastar em sua estadia. Como você economizou muito ao não comprar passagens, transporte e hotéis por todas as noites, você terá um orçamento diferente. Aproveite e veja o que você pode fazer de diferente com esse orçamento.

3. Entre no modo de férias

Se você tivesse convidados de fora da cidade, faria com que eles se divertissem. Então, por que não se tratar como um convidado que veio me visitar - para onde você levaria alguém como você? Lugares novos? Compras inusitadas? Eventos de estádio? Nova experiência cultural?

A maioria das pessoas em férias não hesitam em caminhar ou andar de bicicleta, ou pegar um ônibus ou bonde, barco, buggy ou qualquer meio de transporte local disponível. Mas se você estivesse fora da sua cidade faria isso, não é mesmo?

É uma das maneiras divertidas de experimentar um lugar. Seja um pouco aventureiro e não se limite a conduzir a lugares diferentes. Faça com que a diversão seja metade.

4. Programe algumas atividades

Tenha pelo menos uma ideia geral do que você gostaria de fazer. Isso vai ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu tempo livre e dar-lhe algumas coisas específicas para esperar.

Pense nas coisas que gosta de fazer, nas coisas que não teve tempo para fazer e nas coisas novas que tem interesse em fazer. Você também pode considerar o tema de sua staycation para dar um pouco mais de direção. Por exemplo:

Dia de spa: coloque uma máscara facial, jogue uma bomba na banheira e passe o dia todo de roupão ou pijama mais fofo.

Esporte: corra, experimente uma aula de exercícios online e tudo o mais que faça seu coração disparar.

#TBT: Faça uma maratona de filmes ou programas antigos, compre lanches nostálgicos e jogue de volta aos tempos mais simples (pré-COVID-19).

Criatividade: aprenda a tricotar, brincar com tintas aquarela, desenhar, programar. Tente algo novo.

5. Se mime

Faça um compromisso em tempo real e mime-se. Planeje uma soneca, leia um livro ou agende atividades.

Este também pode ser um bom momento para silenciar notificações de mídia social e atualizações de notícias, porque isso pode ser igualmente estressante.

Não, você não precisa de um propósito maior ou de um plano de cinco etapas para a sua estadia - apenas uma ideia geral do que gostaria de fazer. Talvez você realmente queira relaxar e passar o dia relaxando.

Ou talvez você queira que seu dia seja repleto de coisas novas e emocionantes. O que quer que você vá, apenas certifique-se de que seja algo de que você goste genuinamente.

6. Saia da rotina

Parte da diversão das férias é ver e experimentar coisas novas. Embora você não consiga obter a mesma mudança dramática de cenário com um staycation, ainda há coisas que você pode fazer em casa para torná-la um pouco mais fresca.

Comece fazendo seu espaço parecer diferente do que normalmente faz. Mesmo coisas sutis como trocar os lençóis, acender velas ou colocar flores frescas podem ter um grande impacto.

Então mude sua rotina! Por exemplo, você pode tomar café da manhã na cama, experimentar algo novo com seus cuidados com a pele, colocar uma lista de reprodução especialmente feita ou pedir ou preparar uma refeição desconhecida.

Tente fazer com que o dia pareça o mais fora do comum possível para realmente sentir o clima das férias.

7. Escolha suas roupas

Autocuidado sempre melhora nossa autoestima. Você conhece aquela sensação quando você está fazendo as malas para uma viagem, quando você está planejando roupas e fica animado com o que está por vir?

Você pode capturar um pouco dessa magia pré-viagem escolhendo seu guarda-roupa antes de sua estadia. Esta também é uma ótima oportunidade para mudar as coisas e realmente entrar na mentalidade de sua viagem em casa.

Se você tem vivido exclusivamente com camisetas e calças de moletom nos últimos meses, considere experimentar algo extra legal do fundo do seu armário e ter um jantar chique em casa.

Da mesma forma, se você simplesmente não pode deixar de aproveitar a oportunidade de passar o dia todo de pijama, você vai! Também nunca é uma má ideia confiar nos seus itens favoritos de guarda-roupa, como seu cardigã mais confortável ou jeans perfeitamente usados.

Assim como você provavelmente faria em férias regulares, planeje suas roupas com antecedência e certifique-se de que elas se encaixem corretamente em todas as atividades que você planejou (mala opcional).

8. Vá em frente e explore

Que lugares você nunca viu que ficam a três horas de carro de casa? A cada dia, faça um tour pelos melhores destinos nas proximidades. O aquário mais próximo. Uma galeria de arte. Churrasco em casa.

Aquele lugar com vistas matadoras. Destilaria ou fabricante artesanal de queijos. Um zoológico ou jardim estelar. Encontre um novo parque, caminhe por um distrito comercial em uma parte diferente da cidade. Descubra onde uma bicicleta ou trilha de caminhada leva.

Existem muitos recursos disponíveis que aconselham os turistas aonde ir, o que ver e fazer - use-os para descobrir o que pode estar faltando nas proximidades. Peça sugestões aos habitantes locais também. Encontre o corpo de água mais próximo - oceano, lago, lagoa, rio, riacho, fonte - e planeje algo que possa se divertir fazendo lá.

9. Curta as pessoas que você ama

E este é um momento para interagir com a família e amigos, de uma forma que você normalmente não tem tempo, energia ou inspiração para. Faça algo fora do comum com eles. Conheça um ao outro e novos lados de você mesmo e deles, fazendo coisas que vocês normalmente não fazem juntos.

 

10. Crie memórias

O maior obstáculo para uma estadia memorável é sua rotina normal.

O que torna as férias em um destino exótico tão memoráveis? É a novidade, o novo e incomum, coisas que são especiais para aquele lugar no tempo. Talvez você acorde mais cedo ou mais tarde.

O objetivo das férias é fugir, e há verdadeiro alívio e prazer nisso. Então, aja como se você estivesse a mil milhas de distância. Coloque as obrigações em espera. Esqueça o trabalho.

Abaixe o telefone. Não faça nada, sonhe acordado, observe as ondas, acenda uma fogueira. Pule a roupa, diminua o estresse, tire uma folga, desligue um pouco.

Agende um staycation. Dê a si mesmo permissão. Curta o presente.

 

Autor:
Clara Carvalho