18 de novembro de 2020
A importância da comunicação para os relacionamentos interpessoais

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Você conhece a história do Cometa Halley? Esse fenômeno astrofísico é bem famoso, mas ganhou mais popularidade ao demonstrar a importância da comunicação nas empresas por meio de uma “falha” nesse processo. Entenda abaixo:

Assunto da mensagem: a passagem do Cometa Halley pela Terra

De: presidente
Para: diretor
Na próxima sexta-feira, por volta das 17h, o cometa Halley passará por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 76 anos. Assim, por favor, reúnam todos os funcionários no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, quando eu explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu; sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório para assistir ao documentário sobre o cometa Halley.

De: diretor
Para: gerente
Por ordem do presidente, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer no pátio da fábrica, a olho nu. Se chover, por favor, reúna todos os funcionários com seus capacetes de segurança e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos.

De: gerente
Para: supervisor
A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer às 17 horas no refeitório da fábrica usando capacete, pois será apresentado um filme sobre o raro problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

De: supervisor
Para: chefe de produção
Na sexta-feira, às 17 horas, o presidente, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

De: chefe de produção
Para: funcionário
Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17h, pois o Sr. Diretor e o Sr. Halley, (deve ser algum guitarrista famoso), estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover, é para ir ao refeitório de capacete. O show ocorre a cada 78 anos.

Aviso Geral: Na sexta-feira, o presidente irá fazer 76 anos e liberou geral pra festa às 17h no refeitório. Vão estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas.

Percebe a importância da comunicação? Apesar desta não ser uma história real, mas sim uma anedota, podemos perceber como um ruído na mensagem pode comprometer todo o processo comunicativo.

Nesse sentido, desenvolver sua habilidade de comunicação não só é importante para as relações profissionais, como também para a vida, afinal, comunicar-se é uma necessidade básica dos humanos.

Elementos, tipos e formas de comunicação

A importância da comunicação abrange aos aspectos profissionais e pessoais

Se você estudou na escola que o processo de comunicação é formado por um emissor, uma mensagem e um receptor sentimos lhe informar, mas isso é bem mais complexo.

De acordo com Roman Jakobson, um dos linguistas mais importantes do século XX, o processo de comunicação verbal é dotado de seis elementos e cada um deles determina uma diferente função da linguagem. Veja:

Emissor → pessoa que transmite a mensagem: está ligado à função emotiva ou expressiva;
Receptor → quem recebe e interpreta a mensagem: está ligado à função conativa ou apelativa;
Código → conjunto de signos que se combinam e que permitem a explanação do emissor: está ligado à função metalinguística;
Mensagem → informação ou sequência de signos que emissor elabora e envia ao receptor: está relacionada à função poética;
Canal → meio pela qual a mensagem é enviada: está relacionado à função fática;
Referente ou contexto → espaço em que desenvolve a comunicação: está relacionado à função referencial ou denotativa.

Já os tipos de comunicação são classificados em dois grandes grupos:

  • Comunicação verbal: linguagem falada ou escrita;
  • Comunicação não verbal: expressão facial, emoções, postura corporal, etc.

Com a evolução do processo de comunicação, que é contínuo, as principais formas de comunicação consideradas atualmente são:

  • Comunicação intrapessoal: de você para você, ocorrendo dentro do sistema psicológico;
  • Comunicação interpessoal: entre você e outros indivíduos;
  • Comunicação grupal: entre pequenos grupos, como famílias e amigos;
  • Comunicação organizacional: dentro da organização e com seus públicos externos.

Comunicação eficaz: uma soft skill bastante valorizada

Quando se fala em mercado de trabalho, algumas competências e habilidades são bem valorizadas pelos recrutadores, a comunicação eficaz é uma delas!

Isso porque, comunicar é mais do que falar; a comunicação verbal, através da linguagem falada, é apenas um dos tipos de comunicação, como mostramos. Uma comunicação verdadeiramente eficaz inclui a transmissão e a interpretação das ideias de forma clara e precisa pelo receptor.

Post relacionado: Falar é diferente de se comunicar

Quando isso acontece, o emissor é capaz de se comunicar com variados públicos (internos ou externos), a fim de alcançar diferentes objetivos, por exemplo, informar, interagir, entreter ou persuadir.

No cotidiano, a importância da comunicação está relacionada à formação de conexões. Como somos seres sociais, espontaneamente, nos apropriamos desse processo para conhecer pessoas, trocar conhecimentos e descobrir oportunidades de crescimento.

 

3 dicas para melhorar sua comunicação interpessoal

#1- Identifique seu estilo de comunicação

Existem quatro tipos de comunicação: agressivo, manipulador, assertivo e passivo. Uma vez identificado o seu tipo, você pode aprender mais sobre ele e melhorar seu relacionamento interpessoal.

#2- Preste atenção ao interlocutor

O interlocutor é aquele que interage com você durante a conversação. Prestar atenção nessa figura, através da escuta ativa, permite criar um contato mais eficiente e um relacionamento mais significativo.

#3- Trabalhe a sua oratória diariamente

Até aqui, mostramos a importância da comunicação em diferentes aspectos da vida e uma das melhores dicas para você melhorar essa habilidade é praticando a oratória. Quem domina essa arte, sem dúvidas, tem muito mais chances de obter sucesso na vida profissional e pessoal.

Autor:
Caffeine Academy