23 de julho de 2021
Guia da longevidade: como viver bem por mais tempo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Todo mundo vai envelhecer! Essa é uma das poucas certezas que carregamos ao longo da vida e há quem diga que nada podemos fazer contra isso. Talvez porque, quando visualizamos a velhice, a associamos a uma imagem deteriora e, muitas vezes, dependente, mas será que viver mais é realmente um sinônimo de ser e poder menos?

Apesar de não existir uma receita ou fórmula mágica para a longevidade, a ciência tem mostrado que a mudanças de hábitos e comportamentos ao longo da vida contribui cada vez mais para retardar, em partes, o processo de envelhecimento, aumentando os anos vividos com uma melhora significativa da saúde para aproveitá-los.

Podemos dizer que estamos passando pela revolução da longevidade. O mundo está envelhecendo e as pessoas estão vivendo mais. Com o declínio da taxa de fecundidade associado à expansão da expectativa de vida, a perspectiva é que, nas próximas duas décadas, o Brasil tenha mais idosos do que crianças vivendo em seu território. 

Segundo uma projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, estima-se que até 2060, um a cada quatro brasileiros será idoso. E para que os idosos de hoje e do futuro tenham qualidade de vida, é preciso criar um novo olhar sobre os proveitos da longevidade.

E o melhor modo de fazer isto é educando a sociedade acerca das melhores escolhas para se alcançar um envelhecimento ativo e saudável, buscando caminhos efetivos não só para adicionar mais satisfação no agora, mas também para prepararmos aqueles que mais cedo ou mais tarde chegarão à velhice, prevenindo, diminuindo ou revertendo os declínios nas capacidades físicas e mentais no decorrer dos anos.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o seu eu de amanhã é reflexo de quem você é hoje. Então, se pergunte: o que estou fazendo hoje para quem serei daqui a 20, 30 ou 50 anos? Envelhecer é bom e faz bem, mas para isso é preciso viver bem!

Hoje, brasileiros com 65 anos ou mais representam 10,53% da população, alcançando um aumento de 20% em comparação com os dados levantados em 2012, quando a proporção de idosos no país era de 8,8%. [1]

E graças a muitas pesquisas, podemos considerar a velhice como uma nova era de oportunidades, na qual diferentes hábitos e práticas no dia a dia revelam-se eficientes na manutenção contínua da saúde, garantindo melhor aproveitamento das funções biológicas e maior expectativa de vida.

Por isso, separamos as melhores práticas do biohacking para potencializar sua rotina de bem-estar, fazendo com que você se sinta mais forte e pense com clareza, ostentando muito mais vivacidade do que apontado pela sua data de nascimento. Confira!

Hacks para retardar o envelhecimento

Jejum intermitente

Como sempre falamos, o jejum intermitente é uma prática poderosa para manter a saúde e o bem-estar em dias. Além de atuar como um excelente método para redução ou manutenção do peso, o jejum intermitente leva a uma melhora na capacidade cognitiva devido às mudanças bioquímicas provocadas no cérebro, causando aumento de produtividade, sensação de maior agilidade mental e capacidade de concentração. 

O jejum ainda é capaz de: 

  • acelerar o metabolismo, ajudando o corpo a queimar mais calorias ao longo do dia, mesmo enquanto descansa;
  • aumentar os níveis de adrenalina e noradrenalina, hormônios que ajudam o corpo a liberar mais energia armazenada;
  • aumentar a sensibilidade à insulina, prevenindo o ganho de peso e o desenvolvimento da diabetes;
  • regular a pressão arterial;
  • reduzir o estresse oxidativo;
  • levar a uma otimização hormonal. 

Além de permitir a desintoxicação, a recuperação de vários processos biológicos e ter benefícios antienvelhecimento. Isso porque, quando seu corpo fica um período de tempo sem comida, suas células recebem o sinal de que é hora de eliminar os resíduos para manter apenas o que lhe oferece bons resultados.

Fazer uma longa restrição calórica, algumas vezes na semana, ainda possibilita o aumento da proteína BDNF, que exerce vários efeitos no sistema nervoso central como crescimento, diferenciação e reparo dos neurônios, e possibilita o início rápido da cetose.

A cetose é um estado metabólico natural em que o corpo usa a gordura como combustível principal, melhorando a composição química do sangue, reduzindo a inflamação e desenvolvendo maior resistência ao estresse.

O jejum intermitente não precisa ser  praticado todos os dias, você pode obter todos os seus benefícios com restrições pontuais, desde que mantenha outros hábitos saudáveis no restante do tempo. Quer saber como inserir o jejum na sua rotina? Confira o blogpost Jejum intermitente para iniciantes: o que é, vantagens, como fazer e mais! ou baixe nosso eBook com conteúdo completo.

 

Alimentação saudável

A alimentação é um dos pilares mais importantes para se conquistar uma vida com qualidade. Manter uma dieta saudável e balanceada é a chave para viver bem, com saúde, energia e disposição física, mas também é importantíssima quando o assunto é saúde mental.

Uma alimentação desregrada (vulgo, rica em alimentos inflamatórios) pode vir acompanhada da falta de ânimo, de um estado depressivo, do déficit no aprendizado e na capacidade de atenção.

Isso significa que a forma como o sistema imunológico reage a essa inflamação está diretamente ligada às nossas emoções e os processos cognitivos, relacionando-se também com o desenvolvimento de distúrbios neurológicos e psiquiátricos como doença de Parkinson, esquizofrenia ou TDAH, por exemplo.

Quando suas células usam energia, elas deixam para trás radicais livres, a parte do oxigênio que não pode ser usada. Alguns radicais livres são bons para se livrar das células fracas, mas muitos causam inflamação e danos às células saudáveis.

E esse é um grande problema para sua saúde mental, já que as células cerebrais são especialmente vulneráveis ​​aos radicais livres apenas por causa do grande volume de energia que o cérebro consome: 20% da carga total de energia do seu corpo.

A notícia boa é que a solução está no seu prato. Uma rotina alimentar rica em vegetais, especialmente os de cores vivas, contêm polifenóis que neutralizam os radicais livres e os impedem de fazer bagunça. Os polifenóis também ajudam a produzir mais BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro), uma proteína que cria novas células cerebrais.

Gerenciamento de estresse

O estresse da vida se traduz em estresse oxidativo, o que significa mais danos dos radicais livres. Basicamente, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.

O problema é que durante esse processo, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, além de estimular o aumento de adrenalina, produzindo diversas manifestações sistêmicas, com distúrbios fisiológicos e psicológicos.

Além disso, um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Copenhagen, concluiu que a resposta fisiológica ao estresse, incluindo alterações cardiovasculares e produção excessiva de cortisol por um período prolongado, pode servir como o mecanismo que liga o sofrimento psicológico a um risco aumentado de demência.

Post relacionado: Ansiedade: o que é, sintomas e como controlar

Ou seja, a constante exposição a situações estressantes afetam sua saúde física e emocional a curto e longo prazo, podendo causar danos graves e prejudiciais não apenas para a saúde cerebral, mas para o corpo como um todo. E a melhor forma de evitá-los é realizando algumas mudanças no seu estilo de vida, incorporando práticas como a yoga e meditação, para manter seu humor e espiritualidade o mais equilibrado possível.

Exercício físico

A relação entre a atividade física e a longevidade é caracterizada pelos seguintes pontos:

  • fortalecimento muscular;
  • aumento da capacidade funcional;
  • diminuição do risco de doenças cardiovasculares
  • diminuição do risco de demência vascular
  • menor declínio cognitivo
  • reforço da autoestima;
  • estímulo da plasticidade cerebral.

Fazer algum movimento pode ajudar a diminuir a inflamação e os hormônios do estresse, ao mesmo tempo que melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro. Também pode ajudar a formar novas conexões neurais no hipocampo, que é um segmento importante do cérebro que dá suporte à memória.

O impacto positivo da atividade física regular em aspectos cognitivos, na saúde mental e no bem-estar geral durante o processo de envelhecimento é evidenciado em diversos estudos, principalmente quando combinado com uma dieta saudável.

Um estudo descobriu que indivíduos mais velhos com comprometimento cognitivo leve obtiveram uma melhora nos pensamentos e na memória, especialmente quando seguiram uma dieta rica em nutrientes e minerais, como a dieta DASH, e participaram de atividades aeróbicas.[2]

Rotina do sono

Não dormir o suficiente com frequência pode prejudicar diretamente sua memória, concentração, desempenho intelectual e até o humor. Além disso, essa rotina de sono irregular pode causar sérios danos à saúde ao aumentar a gordura corporal e o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e cardíacas.

Além disso, dormir menos do que o corpo precisa (e isso varia de pessoa para pessoa), nos deixa mais sensíveis à dor, diminui a capacidade mental, reduz o nível de alerta e, assim, crescem os problemas por omissão.

Já um sono de boa qualidade é sinônimo de disposição, memorização e aprendizagem satisfatória, além de atuar na reparação e reconstrução das células do corpo, aumentando sua longevidade.

Dormir 8 horas ininterruptas, por exemplo, é a média ideal para a manutenção completa da sua saúde e bem-estar. Mas não é só a quantidade de tempo que é relevante nesse processo, o que importa ainda mais é a qualidade do seu sono e o quão reparador ele é.

Através de práticas simples, é possível potencializar seu período de descanso para extrair o máximo de benefícios que este momento tem a oferecer. O primeiro passo para hackear sua biologia pode ser através da otimização da rotina a partir de acordo com o ciclo circadiano, assim você respeitará seus momentos de produtividade e de descanso.

Outro hack ideal para conquistar uma boa noite de sono é praticar a higiene do sono que, basicamente, consiste em boas práticas e hábitos antes de adormecer, tais como:

  • Estipular um horário fixo para deitar e acordar;
  • Controlar a ingestão de líquido durante a noite;
  • Evitar o uso de dispositivos como celular, TV ou relógios digitais.

Como melhorar a saúde e o cérebro com a idade

Seu cérebro queima uma quantidade imensa de energia diariamente. É por isso que você sente os sinais quando o fornecimento de energia está baixo: problemas de memória, baixa capacidade de raciocínio e névoa mental (brain fog), para citar alguns. 

Se você está se perguntando como melhorar a saúde do cérebro, comece apoiando se apoiando nas necessidades dele, oferecendo a energia e a proteção de que precisa para permanecer jovem e eficiente.

Continue lendo para descobrir maneiras de maximizar a produção de energia do seu cérebro e mantê-lo a todo vapor em qualquer fase da vida.

Foque nos alimentos nootrópicos

Nootrópico são substâncias capazes de potencializar o desempenho mental sem produzir efeitos colaterais negativos, proporcionando o aumento da função cognitiva e a eficiência do cérebro. Basicamente, eles atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo.

Apesar de estar diretamente relacionado a pílulas, é possível se beneficiar dos nootrópicos por meio de algumas bebidas, alimentos e suplementos com substâncias neuroativadoras, algumas delas são:

  • Café;
  • Cacau;
  • Nozes;
  • Mirtilo (Burberry);
  • SuperCoffee.

Post relacionado: Nootrópicos, o que são?

Dieta low carb ou dieta cetogênica

Basear sua rotina alimentar na redução do consumo de carboidratos é uma das melhores opções para quem deseja viver bem por longos anos. Pois, apesar dos carboidratos serem fontes de fibras e energia para o corpo humano, eles também promovem o aumento significativo do nível de açúcar no sangue, desencadeando diversas patologias.

A essência desses modelos alimentares consiste na priorização de alimentos com baixo índice glicêmico e na substituição da glicose pela gordura como fonte de energia, fazendo com que o corpo utilize a energia que precisa a partir da queima da gordura.

Essas dietas também podem ser consideradas como um estilo de vida, pois promovem mudanças nos hábitos do cotidiano e na mentalidade dos seus seguidores, gerando ganhos para corpo e mente. Acesse os guias da dieta low carb e dieta cetogênica e saiba como montar um cardápio gostoso, saudável e altamente funcional.

Suplemento com Pirroloquinolina quinona (PQQ) 

Seu corpo usa pirroloquinolina quinona, ou PQQ, como um poderoso antioxidante. A PQQ protege suas células (e especificamente suas mitocôndrias) dos radicais livres prejudiciais. É cerca de 100 vezes mais poderoso que a vitamina C e aumenta o Nrf2, uma via que aumenta os antioxidantes que seu corpo produz. 

Estudos mostram que a pirroloquinolina quinona é capaz de aumentar o número de mitocôndrias, reduzir a inflamação, melhorar a função cognitiva, a qualidade do sono, aliviar a fadiga mental e o humor positivo, todos os quais retardam o processo de envelhecimento no corpo e no cérebro.

A PQQ é naturalmente encontrada, em pequenas quantidades, em alimentos como: soja fermentada, kiwi, salsa, pimentão verde, espinafre, chá verde,, mas você também pode obtê la através de suplementação

Pratique de exercícios de treinamento cerebral

Assim como você pode exercitar seus músculos, você pode flexionar suas células cerebrais para torná-las mais fortes e rápidas. Jogos de quebra-cabeças, palavras cruzadas e jogos de lógica fazem seu cérebro trabalhar com a máxima energia.

Cuidados que rejuvenescem 

Envelhecer não significa estar velho, apenas ter vivido por mais anos. Você pode ter 50, 60 ou até mesmo 80 anos e se sentir como uma pessoa com metade da sua idade, e pesquisas comprovam que quem se sente jovem tende realmente a viver mais e melhor.

Alinhado a isso, não abra mão da sua autoestima, da sua aparência e dos ambientes que lhe fazem bem. Quer boas dicas de como se sentir mais jovem? confira abaixo:

  • Mantenha uma rotina de autocuidado;
  • Invista no consumo de colágeno;
  • Exercite a positividade e a espiritualidade;
  • Tenha uma vida social ativa;
  • Abandone vícios;
  • Viva com propósito.
Autor:
Caffeine Academy