10 de setembro de 2021
Medicina do estilo de vida: o que é e quais seus pilares

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Viver bastante é um desejo universal, mas o que você tem feito - ou deixado de fazer - para alcançar essa longevidade em sua melhor versão? Já pensou que pequenas mudanças de hábitos podem acrescentar mais saúde à sua rotina e aumentar seus anos de vida de forma significativa?

Talvez você ainda não tenha conhecimento, mas este é o objetivo da chamada Medicina de Estilo de Vida, do inglês “Lifestyle Medicine”. Popular nos Estados Unidos, a prática vem ganhando adeptos no Brasil e mostrando seus benefícios na promoção e manutenção da saúde. Conheça!

O que é Medicina do Estilo de Vida?

A Medicina do Estilo de Vida é uma prática clínica multiprofissional que visa ajudar o paciente na adesão e gerenciamento de hábitos saudáveis para prevenção, tratamento ou cura de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, doença pulmonar crônica e diferentes tipos de câncer.

Apesar de não ser uma especialidade médica, muitos profissionais vem capacitando seus conhecimentos e habilidades nos pilares que apoiam a Medicina do Estilo de Vida, combinando tratamento medicamentoso com mudanças de comportamento eficazes para uma melhor qualidade de vida.

Basicamente, na medicina tradicional o foco era voltado para a doença e o tratamento dos sintomas. Hoje em dia, essa visão está mais direcionada na promoção da saúde geral de modo contínuo, tratando as causas das patologias de uma forma mais ampla e integrativa.

De acordo ao Colégio Americano de Medicina de Estilo de Vida (American College of Lifestyle Medicine), a Medicina do Estilo de Vida é o uso de intervenção terapêutica de estilo de vida baseada em evidências - incluindo alimentos integrais, padrão de alimentação predominantemente vegetal, atividade física regular, sono restaurador, controle do estresse, prevenção de substâncias de risco e conexão social positiva.

Post relacionado: A essência da saúde é a medicina do estilo de vida

Pilares da Medicina do Estilo de Vida

A prática da Medicina do Estilo de Vida é baseada em seis pilares essenciais para manter o equilíbrio e uma vida mais saudável em um cenário clínico, são eles:

  1. Alimentação
  2. Sono
  3. Atividade física
  4. Controle de tóxicos
  5. Manejo do estresse
  6. Relacionamentos

Entenda melhor sobre cada um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida.

Alimentação

Como disse o filósofo grego Hipócrates, há 2 mil anos: "Que o alimento seja o seu remédio e, o remédio, o seu alimento". O alimento é o combustível das nossas células, dos nossos órgãos, do nosso corpo como um todo.

Comida de verdade, que vem da natureza de forma integral, é o melhor remédio para uma vida saudável, sendo capaz de nos desintoxicar, nos revigorar e nos reenergizar. Comer bem, significa diminuir o consumo de alimentos industrializados e aumentar o de vegetais, frutas, feijão, lentilha, grãos inteiros, nozes, sementes e tudo que é rico em nutrientes.

Aqui estão algumas dicas do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV), para manter uma boa alimentação:

  • Dê preferência a alimentos de origem vegetal, naturais e integrais;
  • Minimize o consumo de alimentos de origem animal e superprocessados;
  • Adote uma dieta com variedade de vegetais, frutas, leguminosas, castanhas, sementes e especiarias .

Post relacionado: Nutrição holística: o que é, benefícios e como funciona

Sono

Como sempre falamos, o sono é algo natural e essencial para nossa sobrevivência. Na verdade, o sono é o melhor truque de saúde que temos. Com uma conexão com quase todos os sistemas do seu corpo, ele afeta desde a sua digestão até a regulação de açúcar no seu sangue. ⁣

O sono é fundamental para manter a imunidade e melhorar a qualidad. Alguns estudos já correlacionam a falta de sono com o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, câncer, artrite, tireóide hiperativa, derrame e Alzheimer. 

Porém, infelizmente esse pilar tem se tornado um problema global cada vez maior. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2019, a insônia afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial. 

Agora que você sabe da importância e do quanto a falta de sono é prejudicial para o seu organismo como um todo, te perguntamos, queremos saber: como anda a sua relação com o sono?

Leia mais: Sleep hacking: dicas e práticas para melhorar seu sono

Atividade física

Nas últimas atualizações da OMS sobre o assunto, são necessários apenas 150 minutos semanais (ou 30 minutos diários) de atividade física para se obter bons resultados na saúde.

Infelizmente, cerca de 48% da população brasileira é considerada sedentária e esse estilo de vida leva a inúmeros outros problemas crônicos, como a obesidade. De acordo ao Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV), a atividade física, mesmo que não esportiva, tem efeito na prevenção, tratamento e até reversão de doenças.

Abandonar o sedentário e adotar uma rotina mais ativa pode te ajudar a:

  • Fortalecer os ossos e músculos;
  • Melhorar o condicionamento muscular e cardiorrespiratório,
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Induzir o controle de peso;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Melhorar o humor;
  • Reduzir o estresse;
  • Elevar a autoestima;
  • Aumentar a expectativa de vida.

Saiba porque praticar atividade física traz menos estresse e mais felicidade

Controle de tóxicos

O que você considera tóxico para o seu organismo? Talvez, a primeira coisa que vem à cabeça são as drogas ilícitas e outros químicos mais agressivos! No entanto, nesse pilar enquadra-se diferentes elementos como o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, medicamentos e alimentação, por exemplo.

A longo prazo, todos esses maus hábitos podem causar inúmeros efeitos negativos. Na Medicina do Estilo de Vida, o papel dos profissionais é, justamente, levar esse tipo de conhecimento aos pacientes, para que o objetivo de reduzir ou eliminar completamente os hábitos tóxicos seja feito de forma segura e gradual.

Post relacionado: Porque você deve repensar sua relação com o álcool

Manejo do estresse

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira é considerada ansiosa. Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade, estresse e depressão.

O manejo do estresse, e de outros tópicos ligados à saúde mental, é um importante fator no cuidado com a saúde. A forma como reagimos aos acontecimentos do dia a dia impactam positiva ou negativamente na produção de cortisol.

A alta concentração desses hormônios, no longo prazo, é um fator importante no desenvolvimento de sintomas crônicos, desde dores de cabeça comuns até a resistência insulínica, hipertensão, infertilidade, ansiedade, depressão, infertilidade, maior suscetibilidade à doenças infecciosas por prejuízo do sistema, etc.

Leia mais em Como enfrentar a ansiedade e diminuir o estresse

 

Relacionamentos

Quando falamos em relacionamentos, logo pensamos na forma como lidamos com os outros, porém, o ideal seria primeiramente olharmos à forma como lidamos com nós mesmos.

Mas porquê? Robert Holden, psicólogo que trabalha no campo da psicologia positiva e bem-estar afirma: “O relacionamento consigo mesmo dá o tom para todos os outros relacionamentos que você tem”. Ou seja, o autocuidado ajuda a manter saudável os outros relacionamentos.

Aqui, acreditamos que, quando a gente cuida de nós mesmos, estamos mais prontos a cuidar melhor do outro. Além disso, precisamos cuidar também dos meios que andamos e das pessoas que nos cercamos.

A essência do ser humano é estar em círculos sociais aos quais ele se identifica e sente um senso de pertencimento. Consequentemente, estar rodeado de pessoas com propósitos e estilo de vida parecido com o que buscamos, nos deixa mais saudáveis e felizes. 

Um estudo feito pela Universidade de Harvard nos EUA, constatou que relacionamentos trazem felicidade às pessoas. Inclusive, esses laços aumentam a expectativa de vida e adiam prejuízos físicos e cognitivos. 

É quase como um raciocínio lógico. O contrário também é certo: o isolamento e a solidão são associados com maior chance de desenvolver doenças. Em 2015, a Association for Psychological Science mostrou, por meio de uma revisão de 70 estudos, que pessoas solitárias tinham 26% e 33% mais risco de morrer nos próximos sete anos.

O que você tem feito para manter a saúde dos seus relacionamentos e, consequentemente, a sua saúde?

Entenda Por que hábitos de autocuidado devem ser parte de sua rotina de bem-estar?

Qual a importância da Medicina de Estilo de Vida?

Comportamentos e estilo de vida não saudáveis estão entre os principais fatores de risco para morte precoce ou incapacidade crônica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% das doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2 e 40% do câncer poderiam ser evitados, principalmente com melhorias na dieta e no estilo de vida [1].

E como Medicina do Estilo de Vida se difere das outras disciplinas, ela se torna importantíssima na busca por vida com qualidade por ter uma abordagem baseada em evidências para prevenir e tratar doenças, focando na causa subjacente da doença, em vez de seus sintomas, que muitas vezes são tratados com quantidades cada vez maiores de pílulas e procedimentos. 

Através da mudança consistente de hábitos e comportamentos que baseiam seus pilares, conseguimos não só prevenir doenças como tratar as principais patologias crônicas de hoje em dia, que são a nova epidemia. Focando muito mais na saúde e bem-estar como algo essencial na nossa rotina para uma vida longeva e feliz.

-

-

Conteúdo desenvolvido pela Caffeine Army em collab com Serena.

Autor:
Caffeine Academy