O sonho de todo atleta profissional é participar das grandes competições. E é quase impossível falar sobre esse assunto sem pensar nos Jogos Olímpicos, considerado o maior evento esportivo do mundo. 

Realizado a cada 4 anos, ele é responsável por estimular a disputa sadia entre atletas de alto nível de diversas nacionalidades, modalidades esportivas e também em diferentes condições físicas, no último caso, promovendo novas oportunidades e perspectivas para pessoas com deficiência. 

Apesar de receber menos atenção da mídia, os esportes paralímpicos vem conquistando espaços nas grandes competições e ganhando cada vez mais força nos Jogos Paralímpicos, evento realizado junto às olimpíadas. 

Fazer parte da equipe que representa seu país durante os jogos mundiais é um sonho comum, porém um privilégio para poucos, por isso requer disciplina constante, treinamento e preparação muito antes que o evento aconteça.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 estão programados para acontecer na capital japonesa, Tóquio, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. E como a Caffeine Army é fã de desafio e rotinas de performance, desenvolvemos uma série de conteúdos sobre a preparação para a Olimpíada de Tóquio.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre os Jogos Olímpicos e a Paralimpíada, além de conhecer a história e o dia a dia de alguns nomes brasileiros que estarão representando o Brasil nessa competição que se tornará pauta mundial nos próximos dias.

Olimpíadas: conceito e modalidades

Olimpíadas ou Jogos Olímpicos são competições de diferentes modalidades esportivas entre atletas de todos os continentes do mundo. O principal objetivo desse evento é estimular a união entre as nações, conceito presente nos Anéis Olímpicos, um dos principais símbolos das Olimpíadas.

O que nem todo mundo sabe é que os Jogos Olímpicos são realizados de dois em dois anos, variando entre os Jogos de Inverno e os Jogos de Verão. No entanto, pelo fato de nem todos os países terem atletas aptos para participarem dos Jogos Olímpicos de Inverno, o evento mais popular é a competição realizada durante o verão, que só ocorre de quatro em quatro anos.

Os Jogos Olímpicos estavam inicialmente programados para julho e agosto de 2020, mas foram adiados por causa da covid-19. Agora, mais próximo do que nunca, Tóquio receberá mais de 11 mil atletas de 205 países e sediará mais de 339 eventos durante a competição.

Modalidades dos Jogos Olímpicos

As Olimpíadas de Tóquio 2021 ocorrerão em 46 modalidades, são elas:

  1. Basquete;
  2. Basquete 3x3;
  3. Tiro com arco;
  4. Ginástica artística;
  5. Nado artístico;
  6. Atletismo;
  7. Badminton;
  8. Baseball e softball;
  9. Vôlei de praia;
  10. Boxe;
  11. Canoagem Slalom;
  12. Canoagem velocidade (sprint);
  13. Ciclismo BMX corrida;
  14. Ciclismo BMX Freestyle;
  15. Ciclismo - mountain bike;
  16. Ciclismo de estrada;
  17. Ciclismo de pista;
  18. Saltos ornamentais;
  19. Hipismo;
  20. Esgrima;
  21. Futebol;
  22. Golfe;
  23. Handebol;
  24. Hóquei na grama;
  25. Judô;
  26. Karatê;
  27. Maratona aquática;
  28. Pentatlo moderno;
  29. Ginástica rítmica;
  30. Remo;
  31. Rugby;
  32. Vela;
  33. Tiro;
  34. Skate;
  35. Escalada;
  36. Surf;
  37. Natação;
  38. Tênis de mesa;
  39. Taekwondo;
  40. Tênis;
  41. Ginástica de trampolim;
  42. Triatlo;
  43. Vôlei;
  44. Polo aquático;
  45. Halterofilismo;
  46. Luta.

O que são os Jogos Paralímpicos?

Como citamos, as paralimpíadas são realizadas junto aos jogos de verão, porém em datas distintas. Eles, normalmente, são organizados para acontecer duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos.

Em Tóquio 2021, os Jogos Paralímpicos estão programados para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro, apresentando cerca de 539 eventos em 22 esportes, com um total de 4,4 mil atletas esperados.

O termo "paralympic" surgiu por volta dos anos 1950 a partir da união de pedaços dos vocábulos "paraplegic" e "olympic", já que, em sua primeira edição, o evento era dirigido exclusivamente para quem sofria algum tipo de paralisia.

De lá para cá, diferentes modalidades esportivas adaptadas foram surgindo e ganhando espaço nas competições. Hoje, atletas com deficiências físicas – de mobilidade, amputações,visuais, lesionados na medula espinhal ou paralisia cerebral, além de deficientes mentais, disputam o pódio com a mesma garra que os atletas das olimpíadas tradicionais.  

Conheça a história de Jessica Messali, que se redescobriu no esporte e hoje representa o Brasil pelo mundo todo!

Principais modalidades dos Jogos Paralímpicos

Os esportes que fazem parte do quadro de disputa paraolímpico são:

Atletismo: composto por provas de corridas, saltos, lançamentos e arremessos, cujos atletas participantes possuem deficiências física, visual ou intelectual;

Basquete em cadeira de rodas: destinado para atletas com deficiência Física/motora;

Bocha: praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas

Canoagem: os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de movimentação dos membros inferiores, superiores e do tronco;

Ciclismo adaptado: paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes) podem competir em quatro tipos de bike, de acordo com a deficiência: convencional, triciclo, tandem e handbike.

Futebol de 5: Disputado por homens deficientes visuais;

Futebol de 7: Restrito a atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais.

Hipismo: É praticado por pessoas de ambos os sexos com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura, deficientes visuais e paralisados;

Tiro esportivo: atletas com limitação funcional nos braços ou nas pernas, capazes de utilizar a arma com ou sem equipamentos auxiliares; 

Outras modalidades presentes nas competições paralímpicas: 

  • Esgrima em cadeiras de rodas;
  • Goalball;
  • Halterofilismo;
  • Judô; 
  • Remo;
  • Natação;
  • Rugby em cadeira de rodas;
  • Tênis de mesa;
  • Tênis em cadeira de rodas;
  • Tiro com arco;
  • Triatlo;
  • Voleibol sentado.

Das novas modalidades paralímpicas, o parabadminton (badminton estruturado para pessoas com deficiências físicas) será a primeira a estrear em Tóquio, em 1º de setembro. No dia seguinte, será a estreia do parataekwondo.

Atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio

Entre os nomes que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, temos:

  • Léo de Deus;
  • Felipe Lima;
  • Guilherme Guido.

Fortes competidores pelo pódio da natação olímpica em 2021, eles toparam compartilhar parte de suas rotinas de alta performance em preparação para as provas dos Jogos Olímpicos com a comunidade Caffeine Army.

Nós topamos o desafio de acompanhar o ritmo intenso de treinos e preparação destes atletas profissionais e o resultado foi uma incrível série de vídeos que já causa um entusiasmo para o que está por vir durante as competições.

Ficou curioso? Acesse nosso canal no youtube e confira de perto uma prévia do Brasil nas Olimpíadas 2021