2 de dezembro de 2020
Uma abordagem consciente para as resoluções de ano novo

by:Clara Carvalho

Resolução: ato de determinar sobre uma ação, curso de ação, método, procedimento, etc. Uma decisão ou determinação: tomar uma resolução firme de fazer algo. O estado mental ou qualidade de ser resolvido ou resoluto; firmeza de propósito.

88% das pessoas não conseguem cumprir as suas resoluções do ano novo. É extremamente comum que com passar do ano as metas sejam jogadas para escanteio e tratadas como "inalcançáveis".

No livro “59 Seconds: Change Your Life in Under a Minute”, o autor e Professor Richard Wiseman demonstrou através de estudos científicos, que as pessoas que falham nas suas resoluções tendem a pensar nas “coisas ruins” que aconteceriam se eles não atingissem seu objetivo.

Essas pessoas geralmente tentam confiar demais na força de vontade e como sempre abordamos por aqui, a força de vontade é como um músculo, sujeito a fadiga caso utilizada de forma demasiada e sem controle.

Então, de que forma poderíamos conservar esse recurso limitado de força de vontade?

Um conselho simples: buscar uma resolução de cada vez. Não foque em uma lista infinita de resoluções, comece sendo consciente com o que você é capaz de alcançar.

Dessa forma, você exerce menos força de vontade e concentra o que tem. Em vez de fazer todos de uma vez, faça-os em sequência e comece pelo mais fácil.  Sim, faça o mais fácil primeiro, porque isso fortalecerá sua força de vontade e aumentará sua capacidade quando você passar para os mais difíceis.

 

Se você tomar essa decisão e realmente mantê-la, seu corpo se acostuma a exercer autocontrole e fica mais forte e mais pronto para enfrentar outro desafio. O que mais funciona? 

Tornar algo habitual significa que você não precisa exercer força de vontade. Você gasta 40% de cada dia no piloto automático, apenas realizando hábitos e não é exaustivo.

Quanto mais você segue uma rotina, planeja com antecedência ou opera com base no hábito, menos tensão ocorre a cada momento e menos demanda por força de vontade.

Então, como você faz a bola rolar ao tentar iniciar um novo bom hábito? Seja super minimalista e aposte no esforço mínimo. Não há problema em ser um pouco preguiçoso no início. Literalmente, faça apenas o mínimo.

A chave para novos bons hábitos é fazer o mínimo e ser consistente. O pesquisador de Stanford BJ Fogg chama isso de "esforço mínimo viável":

"O primeiro passo é crucial - mantenha-o minúsculo. Não seja ambicioso ainda. Isso leva ao fracasso." - S.B.J.Fogg

Consistência é o que você está buscando aqui, então deixe o obstáculo o mais baixo possível. Na verdade, torne o esforço tão pequeno que você se sentirá até culpado a ponto de ser incapaz de fazer algo que literalmente levaria segundos.

Mas e se você quiser se livrar de um mau hábito? Bem, isso é diferente, seja Super flexível. O segredo para quebrar os maus hábitos é não tentar eliminá-los, mas substituí-los.

O primeiro passo é a conscientização. O alimento açucarado, o refrigerante, o álcool em excesso e o sedentarismo não aparecem repentinamente, são atos. Perceber-se agindo habitualmente é um grande primeiro passo.

Em seguida, encontre seu gatilho. O que o inicia no caminho para esse hábito? Por exemplo: Eu fico estressado e depois como. Eu tomo uma bebida alcoólica e depois quero um cigarro.

O próximo é substituir. O que você vai fazer agora quando o gatilho surgir? Estabeleça algo novo para substituir o velho hábito. Parece um desafio, certo? O que pode tornar isso mais fácil?

Tenha super friends. Os amigos são uma das nossas maiores influências e podem ser uma ferramenta poderosa para a mudança de hábitos.

Estudos com pessoas que tentam mudar suas vidas, que estão perdendo peso por exemplo, descobriram que elas têm 22% mais chances de sucesso em seus esforços se forem abertas com a família desde o início sobre o que estão tentando fazer.

Charles Duhigg, no livro” O Poder do Hábito”, traz:

"Quando as pessoas ingressam em grupos onde a mudança parece possível, o potencial para que essa mudança ocorra torna-se mais real. Para a maioria das pessoas que renovam suas vidas, não há momentos seminais ou desastres que alteram suas vidas. Existem simplesmente comunidades - às vezes de apenas uma pessoa - que tornam as mudanças verossímeis."

Post relacionado: Como inserir um hábito na sua vida

Mas como podemos sustentar tudo isso? Sendo super resiliente.

Ironicamente, estudos mostram que dizer “nunca vou fazer isso de novo” torna ainda mais provável que você faça isso de novo. No estudo de Richard Wiseman sobre pessoas que alcançaram seus objetivos, ele percebeu que deveríamos:

"Espere voltar aos seus velhos hábitos de tempos em tempos. Trate qualquer falha como um retrocesso temporário, em vez de um motivo para desistir completamente."

Então você diz que não vai comer biscoitos. Então você acidentalmente come um biscoito. Não é quando a dieta é destruída. A dieta estraga quando você come um único biscoito e diz “Tanto faz para essa resolução” - e então devora o resto do saco.

Não desanime. Agora que você os tem, veja como manter suas resoluções.

Esta é a parte em que você não enfia sua lista na gaveta e a esquece. Suas resoluções serão mais gerenciáveis - e, por extensão, você ficará mais facilmente com elas - se você mantiver os conceitos simples.

Nada diz que você tem que enfrentar todas essas resoluções. Escolha as resoluções que mais ressoam em você, as resoluções com as quais você provavelmente vai se ater - as resoluções com a maior oportunidade de transformar o seu mundo.

Você desmoralizará seu ano e impedirá a si mesmo de seguir as resoluções mais factíveis se cair na resolução mais difícil, irreal ou inatingível logo de cara. Mas não risque de sua lista se você vacilar. Reestruture-o para que seja mais factível e dedique-se a ele amanhã.

Post relacionado: 4 lifehacks de antigos filósofos que transformarão seu final de ano

Autor:
Clara Carvalho