16 de março de 2021
Aprenda a melhorar seu pace para correr ainda mais rápido

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

A corrida é uma atividade em que nos desafia continuamente. Seja você um atleta profissional ou corredor amador, a otimização dos treinos é um fator essencial nessa prática.

A evolução do ritmo é um dos principais pontos a ser trabalhado por esse grupo, isso porque, o seu bom desempenho na corrida está diretamente atrelado ao tempo, então muitos buscam formas para melhorar o pace.

Se você chegou agora nesse esporte e nunca ouviu essa palavra até então, não precisa sair correndo agora! Nesse conteúdo vamos explicar sobre o que se trata o pace e como algumas práticas básicas podem te ajudar a melhorá-lo nos seus treinos de corrida com a mesma qualidade física.

O que é pace?

Se você aprecia o treino de corrida mais como um hobby, ou está começando agora na modalidade, dificilmente está preocupado em melhorar seu pace. Na verdade, provavelmente ainda nem sabe o que isso significa.

O mundo da corrida é grande e nele é possível encontrar atributos e palavras únicas. Por isso, nas conversas entre esses grupos você pode saber mais sobre as melhores técnicas para correr melhor na subida ou dicas para prevenir lesões, mas o assunto mais comentado será “como melhorar o pace”.

Bom, em geral, o pace é o tempo que você leva durante a corrida para completar 1km. Sabe aquele ritmo médio que o aplicativo marca nas suas corridas? Esse é o seu pace.

Como se mede o pace?

O percurso e a velocidade de um treino de corrida dificilmente são lineares. Assim, a constância do treino muda a medida em que você avança, mas ainda assim é possível estabelecer um padrão.

São inúmeros os fatores que irão auxiliar no cálculo do pace médio do corredor, mas o mais comum é calculado de acordo ao tempo médio em que o corredor completa cada 1km em minutos.

Por exemplo: se inicialmente você gastava sete minutos para correr um quilômetro e agora gasta 5 minutos e meio para fazer a mesma distância, isso significa que seu pace melhorou em um minuto em meio, e você está mais veloz.

Desta forma, quanto menor for o número do pace, mais rápido é o corredor. Mas vale ressaltar que melhorar o pace de sua corrida não se trata apenas de competitividade. O aprimoramento da técnica, melhoria na postura, redução de lesões e maior capacidade de correr grandes distâncias são alguns dos seus benefícios.

Agora que você já sabe o que é o pace, separamos dicas essenciais para melhorar o ritmo nos seus treinos de corrida sem afetar a qualidade do seu desempenho.

4 dicas para melhorar o pace

1. Tenha acompanhamento profissional

Geralmente, quem não tem uma assessoria esportiva ou já está habituado a um treino específico, costuma manter o mesmo ritmo no decorrer da prática, isso porque seu corpo se acostuma com aquele tipo de estímulo.

Assim, ter o acompanhamento de um treinador é um fator essencial para quem deseja investir no pace. Os treinos intervalados, também conhecidos como tiros, é uma das principais técnicas usadas por esses profissionais para despertar estímulos mais curtos, porém com maior intensidade.

Quando você conta com a ajuda de um profissional de educação física, está investindo em um maior domínio da técnica, melhor controle corporal e na adequação de um treino personalizado para seu perfil e os resultados chegam em motivação, saúde e superação de limites.

2. Treinos de subida e descida

Durante a preparação, é importante treinar em situações que elevem ao máximo seu esforço para trabalhar seu melhor desempenho. Subidas e descidas de ladeiras íngremes são ótimas para achar sua velocidade média e manter a constância no seu tempo, isso porque nesse momento a energia física e a força nas pernas já não são as mesmas que em um terreno reto.

3. Descansos e treinos regulares

O equilíbrio é fundamental para alcançar bons resultados. E isso está relacionado a frequência do seu treino de corrida e aos momentos dedicados à sua recuperação.

A falta de disciplina no treino é um dos problemas que acaba contribuindo na perda do ritmo, ou até mesmo atrapalhando na motivação para continuar praticando. Na corrida, assim como em outros esportes, é preciso cumprir um cronograma, pois ele está alinhado com o tempo que você disponibilizou para a atividade.

Post relacionado: Como criar o hábito da corrida

A evolução na prática esportiva requer constância.  Por isso é preciso que você mantenha a mesma rotina de treino, trabalhando continuamente a sequência de estímulos para que seu corpo entenda a necessidade da resistência.

Consequentemente, você precisa faça jus ao seu momento de descanso. Se você tem dois de folga na semana, aproveite esse momento livre para se recuperar completamente. Não substitua esse descanso por outra atividade física, seu organismo necessita de repouso para repor as energias que serão utilizadas no próximo treino.

4. Alimentação balanceada

A última dica, e talvez a mais importante dica, é sobre sua dieta. Sempre ressaltamos o quanto a alimentação é influente no decorrer da nossa vida, seja na saúde, no bom funcionamento do organismo, no desempenho físico e mental, na qualidade do sono, na longevidade, etc.

Se você não oferece o combustível certo para seu corpo, não há como cruzar a linha de chegada. Sua a força e a velocidade estão relacionadas aos alimentos que compõe sua alimentação diária e o quanto eles são benéficos para essa rotina de performance.

Por isso é fundamental manter o foco em uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais. E mais, a sua alimentação influencia diretamente na questão do peso que pode ajudar ou prejudicar significativamente a evolução do seu ritmo na corrida.

Uma dica valiosa é investir nos superalimentos, tais como gengibre, canela e SuperCoffee, pois eles fornecem nutrientes de grande potencial para a saúde em pouca quantidade de consumo.

Todos sabemos que não existe uma receita mágica para alcançar seu pace da noite para o dia, o que trará sua evolução é sua constância no treino. Lembre-se que o tempo é quem construirá um ótimo atleta na sua melhor performance. Mantenha o foco e melhore o ritmo!

 

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências