5 de março de 2021
Falta de ar na corrida? Conheça técnicas de respiração para correr

by:Caffeine Academy

Será que existe uma forma eficiente de respirar para correr melhor? Essa é uma dúvida que persegue muitos corredores iniciantes, isso porque a respiração é um dos principais fatores para promover um bom desempenho dessa atividade.

Muitos praticantes têm a preocupação em tonificar os músculos e melhorar seu condicionamento físico, mas esquecem que seu diafragma é tão poderoso quanto seus quadríceps, coxas e panturrilhas que trabalham muito para impulsioná-lo para frente.

O diafragma é um músculo extremamente importante para o processo respiratório. Isso porque, a cada contração, esse músculo respiratório ajuda a expandir seus pulmões para trazer oxigênio – o gás que seus músculos precisam para gerar energia.

Assim, enquanto corre ou pratica qualquer atividade que envolve maior esforço físico, você inala oxigênio e expira dióxido de carbono, o que pode causar a tão temida falta de ar.

Além de ficar ofegante, há alguns sinais que podem mostrar que você não está usando o diafragma de forma eficiente, o principal deles é aquela dor aguda que parece uma pontada forte abaixo da costela, e que normalmente acontece durante a corrida.

Desta forma, entende-se que respirar melhor é tão importante quanto difícil (pelo menos para os iniciantes na corrida). Então, a melhor maneira de aprimorar essa atividade é encontrando um meio de controlar a entrada e saída de ar, melhorando a fluidez do oxigênio no corpo.

Quer saber como respirar na corrida? Acompanhe essas técnicas de respiração para correr bem e não perder o folego no meio da corrida, independente do seu objetivo com o esporte.

1. Aquecendo para respirar na corrida

No aquecimento ou início do treino, mantenha sua respiração o mais natural possível, inspirando e expirando como fazemos normalmente. Conforme for aumentando a intensidade do exercício, perceba o aumento da frequência cardíaca e procure cadenciar o ritmo da sua respiração.

Dica: o ato de prolongar um pouco o tempo de inspiração e expiração pode diminuir a sensação de cansaço e evitar uma possível queda no seu rendimento.

2. Respire pela boca

Existem duas formas de respirar enquanto você corre: pelo nariz ou pela boca. Quando você respira somente pelo nariz, a conhecida respiração torácica, utiliza apenas as partes superiores dos pulmões.

Na prática, essa é uma respiração curta, pois o ar fica pouco tempo dentro dos pulmões e o corpo acaba recebendo um aporte mais baixo de oxigênio. Já com a respiração diafragmática, quando você utiliza a boca para entrada de ar, tem um efeito totalmente oposto.

Por ser uma respiração mais profunda, ela ajuda a melhorar a respiração na corrida, garantindo que seu corpo receba um volume maior de oxigênio. Nesta modalidade de respiração, usamos toda a capacidade dos pulmões para respirar.

Em outras palavras, o ar consegue chegar até as partes inferiores dos pulmões e, consequentemente, fica mais tempo neles. Assim, a quantidade de oxigênio recebida é maior e mais significativa naquele momento de grande esforço.

Mas precisamos fazer uma ressalva: o ritmo de respiração ideal na corrida varia de pessoa para pessoa. Assim, é recomendado que você teste sua respiração tanto pela boca, quanto pelo nariz e, conforme a intensidade, avalie diferentes ritmos de respiração para encontrar a sua própria zona de conforto.

3. Exercite seu aparelho respiratório

Comece a praticar outros treinos de preparação física que desenvolvam os músculos das paredes torácica e abdominais, responsáveis pela mecânica respiratória. Quanto mais preparado seu corpo estiver para grandes cargas de esforço físico, melhor será seu desempenho no decorrer das corridas.

Dica: associar à corrida a prática de outras modalidades que auxiliam no controle da respiração como yoga, meditação e natação pode ser relevante no seu processo de evolução.

4. Prefira correr ao ar livre

Correr na rua ou em ambientes abertos, com maior presença de ar puro, tornam o treino mais leve e a respiração mais agradável. As corridas ao ar livre agregam diversos outros benefícios, pois exigem mais desempenho do corpo de acordo ao solo do local.

Além disso, a diversidade de paisagem em cada corrida pode ajudar sua mente a viajar durante a prática do exercício, trabalhando também algumas funções cognitivas essenciais na rotina de alta performance.

5. Seja paciente para respirar melhor na corrida

Se a corrida ainda não é um hábito na sua rotina, evite ser imediatista no desenvolvimento do seu ritmo. É importante ter paciência durante esse processo de adaptação, pois seu corpo ainda está reconhecendo essa nova atividade. Por fim, procure aumentar a intensidade dos treinos gradualmente e buscar o ritmo respiratório que melhor lhe atende de forma segura.

Agora que você já sabe que respirar bem e corretamente durante a corrida faz toda a diferença na busca por sua melhor performance, calce o tênis, pegue a garrafa de água e corra, sua saúde e bem-estar estão passo a passo com você.

Para acompanhar as melhores dicas sobre corrida, acesse o canal da Caffeine Army no youtube e fique por dentro do assunto com especialistas renomados!

 

 

Autor:
Caffeine Academy