9 de novembro de 2020
O que é aromaterapia e seus benefícios

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

A dependência por medicamentos químicos é algo em queda gradual no mundo, isso porque a busca por tratamentos naturais e menos nocivos ao corpo é algo que vem crescendo cada dia mais em nossa sociedade.

Muitas pessoas se tornaram adeptas de novos ou antigos métodos e terapias orgânicas que oferecem cuidados e benefícios para a saúde física e mental, sem efeito prejudicial a curto ou longo prazo.

E a aromaterapia faz parte desse grupo de grandes aliados da saúde, do autocuidado e da longevidade humana, oferecendo muitos benefícios para uma rotina de bem-estar e com qualidade de vida. Continue lendo para saber mais sobre essa novidade.

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Apesar de pouco difundida no Brasil, essa terapia alternativa é capaz de:

  • Melhorar a concentração;
  • Fortalecer as defesas do corpo;
  • Aliviar os sintomas de ansiedade;
  • Melhorar os problemas respiratórios;
  • Reduzir o estresse e o cansaço mental;
  • Auxiliar no controle de problemas intestinais.

A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro e segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais.

Assim, a aromaterapia se trata de uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa, além de oferecer baixo risco de efeitos colaterais e baixo custo de aquisição.

De onde veio a aromaterapia?

Antigas civilizações, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, sempre fizeram uso de óleos, incensos e perfumes na cosmética, em rituais e sessões de cura espiritual. Mas foi só no século XX que ocorreu a estruturação medicinal da aromaterapia.

A aromaterapia como conhecemos hoje, surgiu através do químico francês René Maurice Gattefosse que observou o poder curativo do óleo de lavanda sobre uma queimadura e se impressionou com os resultados.

Foi ele quem cunhou o termo aromathérapie e esse experimento foi responsável por separar a aromaterapia da fitoterapia (técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças).

O médico francês Jean Valnet foi outra personalidade que marcou a história da aromaterapia ao descobrir que os óleos essenciais contêm propriedades cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas.

Em outro momento, a bioquímica Margaret Maury foi pioneira na utilização das essências e inseriu sua visão holística na aromaterapia, com a aplicação de massagens de acordo com as características da personalidade do paciente.

Desde então, outros profissionais também utilizaram os óleos essenciais na medicina e na estética. Muitos deles se prontificaram a estudar as propriedades e benefícios da aromaterapia, como é até os dias de hoje, se tornando um fator de interesse em diversas áreas científicas.

Benefícios da aromaterapia

Como citamos acima, essa é uma terapia alternativa capaz de provocar bem-estar em diversas esferas do corpo sem efeitos colaterais e todos esses benefícios podem ser recebidos através de massagens, águas  de banho, inalação, entre outas formas.

Assim, quando falamos em aromaterapia por inalação precisamos pensar que as propriedades desses óleos chegarão diretamente ao nosso sistema nervoso central o qual irá processar as informações e enviar sinais para todas as partes do corpo os quais executarão as informações recebidas.

Já quando utilizamos os óleos essenciais aplicados sobre a pele, os mesmos serão absorvidos através da derme e atuarão no local desejado. Desta forma, a escolha dos óleos a serem utilizados na aromaterapia é que determinarão quais benefícios você obterá para si.

Entre os principais óleos essenciais comercializadas hoje no Brasil, você pode pelo que serve para:

  • Alecrim: melhorar a capacidade cerebral, ajudar a aumentar a energia e reduzir a fadiga.
  • Bergamota: atingir o relaxamento máximo e melhorar seu humor.
  • Canela: aumentar o foco, a concentração e reduzir a sensação de frustração.
  • Eucalipto: combater o congestionamento nasal, promove a clareza mental e alivia dores de cabeça.
  • Jasmim: melhorar o humor, reduzir a tensão muscular e pode ter efeito afrodisíaco.
  • Lavanda: dormir melhor, controle dos batimentos cardíacos e temperatura da pele.
  • Limão: fortalece a imunidade, pode aliviar a ansiedade e o estresse.

Apesar de serem usados produtos naturais, é importante ressaltar que a aromaterapia deve ser orientada por um naturopata ou outro profissional especializado na indicação do melhor óleo essencial a ser utilizar em cada caso.

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias concentradas obtidas de flores, folhas, frutos e raízes mediante diversas formas de extração. Sua composição inclui elementos orgânicos e apesar do termo “óleo”, eles não são necessariamente gordurosos.

Os óleos essenciais possuem diversas atividades medicinais e isso permitiu que a aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico. A essência de cada planta tem uma composição química diferente que afeta seu cheiro, absorção e efeito.

Assim como qualquer outro medicamento, os óleos essenciais devem ser usados ​​corretamente para obter recompensas à saúde. Vale lembrar que os óleos escolhidos devem beneficiar não somente o físico, já que este muitas vezes apenas está apenas respondendo a problemas psicológicos ou emocionais.

 

Autor:
Caffeine Academy