1 de setembro de 2021
O que é cardio em jejum e quais são os benefícios?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Praticar atividade física pela manhã pode ser a melhor alternativa para quem deseja mais disposição física e cognitiva no restante do dia. Nesse grupo, quem gosta de realizar seu treino assim que acorda (ainda em jejum) e outros que preferem adiar o exercício para o meio da manhã, após tomar aquele café reforçado. 

Sabemos que o jejum intermitente se tornou uma forma popular de agregar benefícios à saúde, auxiliando no controle de peso e redução do risco de doenças. Mas e quanto a seus efeitos durante um treino mais leve, será que há algum benefício extra em realizar aquele cardio em jejum? É o que você vai descobrir agora!

O que é cardio em jejum?

O termo cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. Assim, quando falamos em cardio em jejum significa simplesmente fazer exercícios cardiorrespiratórios após um longo período de restrição alimentar.

Essa prática normalmente se aplica para pessoas que fazem exercícios logo após acordar, antes de tomar o café da manhã, mas também pode ser utilizada em diferentes momentos do dia após um período de jejum.

Geralmente, nosso organismo leva cerca de quatro a cinco horas para digerir completamente uma refeição. Desta forma, após uma refeição, seria necessário esperar um mínimo de quatro horas para obter os benefícios do cardio em jejum.

Post relacionado: Como fazer jejum intermitente para acelerar a perda de peso

Existe benefícios para o cardio em jejum? 

Em resumo, o treino cardio é capaz de melhorar a circulação e o aproveitamento do oxigênio pelos músculos, resultando em um melhor condicionamento físico e na diminuição do cansaço. Quando essa prática é aliada ao jejum prolongado, o organismo apresenta índices baixos de glicose e glicogênio, o que favorece a queima de gordura, o famoso estado de cetose.

A cetose é um estado metabólico natural em que o corpo usa a gordura como combustível principal, ajudando a diminuir a gordura corporal de forma mais eficiente, melhorando a composição química do sangue, reduzindo a inflamação e desenvolvendo maior resistência ao estresse.

Os exercícios de cardio em jejum, também chamados de aeróbicos em jejum (AEJ), ainda pode tirar proveito de certas mudanças hormonais que ocorrem nas primeiras horas do dia, oferecendo inúmeros benefícios ao seu corpo, tais como:

  • Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
  • Aumento a quantidade de hemoglobina no sangue;
  • Aumento a quantidade de mitocôndrias dentro das células;
  • Aumento a resistência física;
  • Perda e manutenção de perder peso;
  • Prevenção de doenças cardíacas e respiratórias.

Post relacionado: Vantagens de praticar atividade física em jejum

Existem efeitos colaterais para o cardio em jejum?

Praticar exercícios em jejum pode ser mais difícil física e mentalmente. Isso porque você não tem estoque de combustível disponível rapidamente para exercícios cansativos, como a glicose, que depois de um jejum noturno pode estar bastante baixa.

Por este motivo, as pessoas que desejam ou fazem alguma atividade física após um jejum devem se ater a prática de exercícios leves a moderados, evitando as práticas de alta intensidade.

Se houver maior intensidade na prática dos treinos aeróbicos, ao perceber que o organismo ultrapassou o limite tolerado, o corpo pode interromper a queima de gorduras e passar a usar a massa muscular como fonte de energia, o que não é recomendado

Além disso, o cérebro precisa de energia para se concentrar e, se não for alimentado, você pode perder a capacidade de concentração e isso pode causar lesões. Por isso, é muito importante ouvir seu corpo, parar ou diminuir o ritmo se começar a sentir vertigens, tremores ou tonturas durante o treino de cardio em jejum. 

E mais importante ainda é ter em mente a necessidade da hidratação constante. Nosso corpo está desidratado quando acordamos, então é recomendado beber ao menos 500 ml de água antes de se exercitar. Chás ou bebidas de baixa caloria sem açúcar, como o SuperCoffee, também podem ser adicionados a sua rotina de pré-treino matinal. 

Post relacionado: Porque o SuperCoffee 2.0 é o melhor blend energético do mercado

Quais são os exercícios cardio?

Os exercícios cardio são aqueles de intensidade baixa ou moderada. Normalmente, fazem parte da rotina de quem deseja praticar uma atividade física com menor esgotamento e, até mesmo, mais dinâmica. Os principais treino cardio são:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Bike;
  • Treinos intervalados de alta intensidade (HIIT);
  • Pular corda;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Remo;
  • Subir escadas.

Quem pode fazer cardio em jejum?

Todas essas modalidades podem ser praticadas de acordo com a individualidade e a aptidão física de cada pessoa, de acordo ao seu próprio ritmo e aos seus objetivos pessoais.

Para aqueles que estão tentando queimar gordura e perder peso, o cardio em jejum pode ser eficaz. Assim como atletas de alta performance podem aproveitar os exercícios aeróbicos em jejum algumas vezes por semana para desenvolver resistência mental e aumentar sua capacidade de queima de gordura

No entanto, para quem não está acostumado a deixar de tomar o café da manhã ou ficar um longo período sem se alimentar antes de se exercitar fisicamente, os cuidados devem ser redobrados devido ao risco de hipoglicemia (falta de açúcar no organismo).

Como funciona o metabolismo em atividades de cardio em jejum?

As três fontes fundamentais de energia para o corpo que possibilitam uma prática adequada de atividade física são carboidrato, proteína e gordura. 

A função do carboidrato é se transformar em glicose para ser utilizado como uma fonte de energia para o corpo. Ela percorre a corrente sanguínea e se armazena nos músculos e fígado, dando forma ao glicogênio. Esse último é o responsável por disponibilizar ao organismo as cargas de energia necessárias para os treinos mais intensos.

Quando você realiza um cardio em jejum, promove uma aceleração da queima de gordura armazenada diante da inexistência da glicose. Logo, a tendência é o metabolismo queimar um nível maior de gordura em exercícios moderados.

Cardio em jejum: principais dúvidas 

Quantos minutos de cardio em jejum?

Não há um padrão sobre a quantidade de tempo ideal para a prática do cardio em jejum, até porque cada pessoa deve seguir seu próprio ritmo e limitação. Normalmente, as atividades são recomendadas por um período de mais ou menos 40 minutos. No entanto, é essencial ter uma avaliação com especialistas para que sejam criadas estratégias de acordo ao seu perfil e necessidades para potencializar os efeitos.

Pode fazer cardio em jejum todos os dias?

Não é aconselhável, o ideal é realizá-los em dias alternados e com orientação profissional. 

O que comer após o cardio em jejum?

A alimentação pós-treino é um fator com grande impacto nos resultados dessa atividade quando relacionada ao emagrecimento. Isso porque não adianta você queimar 300 calorias no reino, voltar para casa e comer uma refeição de 800 calorias.

Assim, é essencial focar em uma alimentação saudável e balanceada, rica em alimentos in natura e proteínas para construir e reparar os músculos. Quer saber mais? Confira nossos conteúdos e aprenda a criar uma rotina alimentar saudável.

Por fim, sabemos que o cardio em jejum pode favorecer a queima de gordura e perda de peso saudável, além de oferecer outros benefícios para o corpo como um todo. E, apesar de parecer uma prática difícil para quem não tem costume, com o tempo o corpo vai se adaptando e o treinamento deve se tornar mais fácil. O mais importante é: não deixe de se exercitar.

Quer saber tudo sobre jejum intermitente? Baixe agora o nosso eBook e conheça os principais benefícios dessa prática conquistou adeptos por todo o mundo.

 

Autor:
Caffeine Academy