11 de novembro de 2020
O que é e da onde veio a Medicina Ayurvédica?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O equilíbrio entre corpo, mente e espírito é cada vez mais buscado pelas pessoas. Nesse sentido, existem várias práticas alternativas que ajudam a atingir esse objetivo, umas delas é Medicina Ayurvédica, uma ciência milenar e bastante completa.

Você pode até nunca ter ouvido falar do Ayurveda, mas ele surgiu há cerca de 5 mil anos na Índia e deu origem a outras formas de medicina, como as tradicionais chinesa, árabe, romana e grega. Sim, é bastante antigo!

Mas somente no século passado que o Ayurveda se popularizou, ganhando adeptos em todo mundo. São pessoas que buscam ter um cuidado holístico com saúde, adotando hábitos alimentares saudáveis e de reequilíbrio das energias.

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba tudo sobre essa incrível prática!

Tradição e história da Medicina Ayurvédica

A medicina ayurvedica tem três principais escritos

A Medicina Ayurvédica, referida como a “mãe de toda a saúde”, antes de se tornar popular no mundo passou por períodos de ascensão e declínios, sendo quase extinta. Montamos abaixo um resumo dessa longa história:

3.000 a.C

As primeiras referências do Ayurveda datam no terceiro milênio antes de Cristo, em uma antiga civilização do Vale do Indo, que hoje corresponde ao noroeste da Índia.

1.900 a.C

A civilização do Vale do Indu foi extinta em 1.900 a.C, dando espaço à tradição dos Vedas. Foram eles que escreveram o Atarva Veda, um livro relacionado à saúde e medicina, que mesclava rituais de magia e religião e que mais tarde deu origem ao Ayurveda.

Séc. I – VII

Os textos clássicos do Ayurveda, que ainda hoje são referência, começaram a ser escritos nos primeiros séculos depois de Cristo. Na escola de clínica médica teve origem o Caraka Samhita e na escola de cirurgia o Susruta Samhita.

Para completar o “grande trio” do Ayurveda, o Astanga Hrdayam foi escrito com base nos tratados anteriores e a partir dos oito ramos da Medicina Ayurvédica, se tornando um dos mais importantes escritos.

Séc. X e XI

Os textos clássicos quase foram destruídos! Invasores muçulmanos tomaram o norte da índia e mataram muitos budistas, além de destruírem suas bibliotecas e outros centros de conhecimento.

Séc. XVI

Mas graças ao imperador mongol Akbar, os escritos foram salvos e compilados, garantindo a preservação dos ensinamentos milenares.

Séc. XVI e XVII

Novamente, a Medicina Ayurvédica entrou em declínio com a invasão dos britânicos, que proibiu o seu ensino. Paralelamente, os países ocidentais propagaram ideias de que a medicina da Europa era mais avançada, enquanto a Ayurvédica era ineficiente.

Século XX

Em 1947 os britânicos foram expulsos da Índia e, com isso, houve uma ascensão do movimento nacionalista indiano e retorno do Ayurveda. No século passado, várias faculdades foram fundadas para formar médicos ayurvédicos.

O Bacharel em Ayuvedic Medicine and Surgery (BAMS), por exemplo, é um dos curso de graduação mais famosos. Ele tem duração de cinco anos e meio e já é ofertado em mais 394 faculdades somente na Índia!

 

Os 5 elementos e os 3 doshas

A Medicina Ayurvédica também nos convida a observar melhor a natura e elementos como uma forma de reequilibrar as energias. O ponto de partida são os cinco elementos básicos, também chamados de Pancha Maha Bhutas:

  • Espaço ou éter
  • Ar
  • Fogo
  • Água
  • Terra

De acordo com as teorias do Pancha Maha Bhutas, esses cinco elementos coexistem em nosso corpo físico e estão relacionados aos sentidos e órgãos. Eles se estruturam nos princípios de movimento, metabolismo e estrutura.

O éter, por exemplo, que é o elemento menos denso, tem características de movimento e se relaciona com o sistema respiratório. Já a terra, que é mais “palpável” mantém conexão com os ossos, a pele e os cabelos.

Os cinco elementos ainda se combinam de maneira única gerando os doshas - espécies de humores biológicos que permeiam o corpo e a existência. São eles:

Dosha Vata: (éter + ar) está relacionado às funções excretória e nervosa. Quando esse dosha em desequilíbrio, o indivíduo pode sentir ansiedade, cansaço, melancolia, além de gases, constipação e dores musculares.

Dosha Pitta: (fogo + água) está relacionado às funções metabólica e digestiva. Na ocorrência de desequilíbrio, as manifestações também são físicas e emocionais, por exemplo, irritabilidade, fome excessiva, azia, inflamação e acnes.

Dosha Kapha: (água + terra) está relacionado às funções estrutural e de lubrificação. Quando a energia está em desequilíbrio, há mudanças comportamentais, como apego e possessividade, bem como oleosidade, aumento de secreções e ganho de peso.

Recapitulando: você é formado pelos 3 doshas, já que é dotado dos 5 elementos, mas só alguns predominam. Se você tem pouco de terra e muito do ar, por exemplo, o seu principal dosha é o Vata, depois o Pitta e o Kapha é o menos expresso.

Quando os elementos estão em desequilíbrio e, consequentemente, os doshas também, seu corpo, mente e espírito podem ser acometidos de diferentes formas, como mostramos.

Post relacionado: Como reduzir os níveis de ansiedade a partir de práticas alternativas

Rotina matinal ayurvédica

Existem diversos tratamentos e terapias na Medicina Ayurvédica. Alguns deles, você deve realizar com o apoio de um especialista, mas também é possível mudar seu estilo de vida e adotar algumas práticas e hábitos saudáveis, especialmente com a Dinacharya.

Confira abaixo um breve passo a passo da rotina matinal ayurvédica:

O despertar

Acordar cedo, preferencialmente junto ao nascer do sol, entre 5h e 6h, é uma das principais práticas da rotina ayurvédica. Isso porque, o Brahma muhurta (hora de Brahma) é o chamado “horário do criador”.

Higiene pessoal

A água é purificadora e desintoxicante. Lembre disso! Depois de se levantar, em temperatura ambiente, lave o rosto, escove os dentes e não esqueça de limpar a língua com um raspador para remover a saburra.

Automassagens

A oleação corporal, logo pela manhã, ajuda a ativar a circulação, manter a pele saudável e fornecer boas energia. Faça esse ritual com óleos vegetais, como gergelim ou coco, e em seguida tome banho na temperatura que seu corpo pede.

Yoga e meditação

Praticar posturas e respirar consciente ajuda a equilibrar seu dosha, além de fortalecer o corpo e a mente. Não sabe por onde começar? Confira nosso guia de meditação para iniciantes e um dos nossos vídeos que está disponível no Youtube.

Desjejum saudável

Essa é a refeição mais importante do dia, por isso, sacie-se, mas não exagere. Cada dosha tem uma alimentação ideal, mas, no geral, contemplam frutas cítricas, cereais integrais e vegetais crus ou cozidos.

Durante a manhã e a tarde, você pode continuar com os hábitos saudáveis:

  • Almoce por volta das 12h;
  • Descanse por 20 a 30 minutos após o almoço;
  • Jante até às 19h ou faça uma refeição leve;
  • Perto de dormir, desacelere e evite eletrônicos;
  • Tome banho, escove os dentes e ponha uma roupa limpa;
  • Já na cama, medite ou ouça músicas relaxantes.
Autor:
Caffeine Academy