12 de março de 2021
Espiritualidade: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O que é espiritualidade? Certamente, cada pessoa tem sua própria ideia desse conceito. Em um contexto geral, a espiritualidade pode ser definida como a busca humana por um significado para a vida por meio de conexões intangíveis.

Espiritualidade tem a ver com propósito e sentido. É um grande ato de conexão entre o ser humano e o divino. É a busca por um reencontro com a sua essência, conectando-se com algo maior que si próprio.

Nesse post, vamos analisar a essência da espiritualidade por meio de diferentes pontos. Assim, poderemos compreender o assunto com mais amplitude e clareza.

Qual a importância da espiritualidade?

Muitos de nós possuem o desejo de compreender coisas que não podem ser explicadas e a espiritualidade aponta o caminho para a descoberta dos mistérios da vida.

A espiritualidade é uma forma de buscar a tranquilidade. Praticá-la traz um senso de perspectiva, significado e propósito para nossas vidas. Geralmente ela encoraja o otimismo e a busca por uma existência mais alegre.

Ela também ajuda na identificação dos nossos próprios valores e na apreciação dos valores do outro. Pessoas espirituais são mais altruístas, compassivas e perdoadoras porque acreditam que estamos conectados uns aos outros por um poder maior do que todos nós, e que essa conexão é baseada no amor e na compaixão.

Qual é a diferença entre religião e espiritualidade?

É muito comum a associação da espiritualidade com a religião, no entanto é muito importante saber que elas não estão, necessariamente, ligadas. Isso porque as práticas e os rituais religiosos podem ser meios para atingir a espiritualidade, e não o objetivo final.

Religião, por definição, é um conjunto pessoal ou sistema institucionalizado de atitudes, crenças e práticas religiosas; o serviço e adoração a Deus ou ao sobrenatural.

Já a espiritualidade, por outro lado, conota uma experiência de conexão com algo maior do que você; viver a vida cotidiana de maneira reverente e sagrada. Ou como a Dra. Christina Puchalski (líder na tentativa de incorporar espiritualidade à saúde), afirma:

“Espiritualidade é o aspecto da humanidade que se refere à maneira como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito e a maneira como eles vivenciam sua conexão com o momento, para si mesmo, para os outros, para a natureza e para o significativo ou sagrado."

Em outras palavras, o que vale na espiritualidade é o propósito ou intenção por trás da ação, às vezes ela está pautada relacionamentos, prática de alguma atividade, contato com a natureza e até mesmo na arte.

Como buscar a espiritualidade?

Não existe uma fórmula ou manual que desperte sua espiritualidade. Essa é uma questão de prática e concentração no seu propósito e pode funcionar de formas distintas para cada pessoa.

Ficar quieto e aprender a acalmar sua mente é uma das coisas mais simples e poderosas que você pode fazer para se sentir em contato com sua verdadeira natureza.

 

Outras 5 maneiras de desenvolver sua espiritualidade

Medite

A meditação é uma forma de eliminar pensamentos estressantes e perturbadores, para que você possa estar presente, mais calmo e consciente de seu ambiente.

Post relacionado: Meditação para iniciantes

Esteja na natureza o máximo que puder

A conexão com a natureza é um ato de reencontro com nossa essência, além de promover menores índices de estresse, depressão e ansiedade. Desfrute do ar fresco da vegetação, da brisa do mar, do pôr do sol, do som dos pássaros, esses são ótimos antídotos para a alma.

Mantenha-se presente

O mindfulness, ou atenção plena, além de nos manter ciente de onde estamos e do que estamos fazendo, promove benefícios no tratamento de muitas condições psicológicas, ajudando a lidar com emoções negativas e com a dor física.

Seja grato

Entenda quais valores são importantes para sua vida. A gratidão amplifica as coisas e o lembra de que você é abençoado pelo que já tem.

Ofereça seu tempo para alguém que necessita

Fazer a diferença na vida de outra pessoa aumenta seu senso de propósito e significado na terra, além de fornecer uma boa dose de perspectiva quando seu objetivo lhe parece pequeno.

Por fim, a espiritualidade é uma tendência universal e tem um efeito extremamente positivo na felicidade, saúde e relacionamentos de quem a busca. No fundo, nós somos um espírito que anseia por conhecer a plenitude. Então, pratique!

Autor:
Caffeine Academy