12 de março de 2021
Os benefícios da espiritualidade para o corpo e a mente

by:Caffeine Academy

No blogpost sobre o que é espiritualidade, explicamos que seu conceito pode ser individualizado, de acordo ao propósito e ação de cada pessoa. Mas em um contexto geral, a espiritualidade é uma jornada interior que envolve a mudança na consciência, tratando mais sobre a compreensão interna do que a adoração externa.

Para que serve a espiritualidade?

A espiritualidade é uma tendência universal e, apesar de haver inúmeras religiões e crenças espirituais vivas e vibrantes na atualidade, o objetivo final de todas elas é proporcionar efeitos extremamente positivos em diversos campos da vida.

Você pode não ter agido intencionalmente, mas em algum momento ao longo da vida já utilizou de alguma prática para se conectar com seu eu superior – seja fazendo orações antes de dormir quando criança ou praticando yoga pela manhã quando adulto, por exemplo.

Oração, meditação, canto, contemplação, registro no diário, leitura e canto são apenas algumas formas de atingir sua energia interior e trazer mais significado para sua vida. Mas como citamos inicialmente, o caminho espiritual pode ser diferente para cada um de nós.

O mais correto a se fazer é perguntar a si mesmo quais práticas o fazem se sentir mais vivo? Qual é a essência de observar seu ser? O que te torna você? A arte de encontrar sua própria definição será uma experiência espiritual por si só.

Mas os pontos positivos dessa busca espiritual não acabam aqui, isso porque a espiritualidade ajuda na saúde do ser humano. Como? Atuando na manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social.

A influência da espiritualidade na qualidade de vida vem sendo objeto de estudo para especialistas de diversas áreas. E por mais que entender de que forma a crença em algo superior pode trazer benefícios para a saúde e para o bem-estar seja um desafio, já existem estudos que afirmem os inúmeros benefícios que a espiritualidade promove.

Conheça 5 benefícios da espiritualidade

Estudos apontam que a espiritualidade pode ser benéfica para a saúde e a qualidade de vida, possuindo efeito direto nas seguintes áreas:

1. Psicológico

A espiritualidade reduz o estresse, diminui a ansiedade e previne a depressão. Tornando-se uma grande aliada da saúde mental e, consequentemente, da saúde física.

2. Social

O suporte social da espiritualidade, especialmente para quem frequenta algum grupo com os mesmos propósitos, também traz benefícios na melhora do convívio social.

3. Comportamental

O aumento da resiliência e construção de uma visão positiva do mundo estão diretamente relacionados a essa conexão com o divino superior.

4. Biológicos

Pessoas espiritualizadas tendem a cultivar um estilo de vida mais saudável e disciplinado, o que reduz os índices de cortisol e adrenalina, gerando melhor resposta do organismo ao estresse oxidativo.

5. Genéticos

A partir de uma resposta positiva as funções do organismo, a pratica da espiritualidade ajuda no enfrentamento das neoplasias e doenças degenerativas, além de proporcionar um aumento da expectativa de vida.

Agora que você já conhece os muitos benefícios da espiritualidade para o corpo e a mente, se aprofunde ainda mais na sua busca espiritual de maneira particular ou em grupo.

Lembrando que ela pode ser expressa por meio de crenças, valores ou práticas, representando sempre a sua busca por conexão e transcendência, seja através de amigos, família, trabalho, animais, natureza ou qualquer coisa considerada sagrada.

 

Autor:
Caffeine Academy