Durante a quarentena, a busca na internet por práticas para reduzir o estresse e a ansiedade aumentou de forma exponencial. De acordo com os dados do Google Trends, ferramenta que analisa as buscas online, o termo “ioga” atingiu o pico de popularidade no país na semana dos dias 22 a 28 de março deste ano.

Essa análise funciona assim: a ferramenta classifica o interesse de busca dos usuários em uma escala que vai de 0 a 100 - que é o pico de popularidade. Antes da pandemia, a busca pelo termo ioga se manteve na faixa dos 50 pontos e, a partir da segunda semana de março, entre os dias 15 e 21, a busca alcançou 62 pontos e não parou de crescer.

A procura pela yoga pode ter sido motivada, principalmente, por dois fatores: popularidade nas redes sociais e benefícios. Entretanto, não é possível afirmar com precisão quais dos fatores foram mais determinantes para os novos praticantes.

Mas o que será que a ciência tem a dizer sobre os benefícios da yoga? Essa prática realmente é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade? Terapias convencionais são mais adequadas para tratar esses problemas?

Fizemos uma análise dos estudos mais recentes sobre o tema para responder essas e outras perguntas. Acompanhe abaixo!

Ansiedade e estresse

Os benefícios da yoga contemplam corpo e mente

Atualmente, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é padrão ouro no tratamento da Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Apesar de ser extremamente eficaz, a comunidade científica também reconhece seus efeitos colaterais e acesso dificultado.

Um grupo de pesquisadores da NYU Grossman School of Medicine resolveu fazer um estudo comparativo entre a Yoga e a TCC para o tratamento da ansiedade. Já antecipando os resultados, a yoga mostrou-se significativamente mais eficaz para a ansiedade do que para o controle do estresse.

O estudo nomeado de “Efficacy of Yoga vs Cognitive Behavioral Therapy vs Stress Education for the Treatment of Generalized Anxiety Disorder”, contou com a participação de 226 voluntários com TAG. Durante três meses, eles  experimentaram três práticas: TCC, Yoga ou gerenciamento de estresse.

O grupo de yoga, em especial, praticou a técnica de kundalini, que incluiu o aprendizado sobre a teoria da yoga, o aprendizado de posturas físicas, técnicas de respiração, exercícios de relaxamento e meditação/atenção plena.

Ao fim da pesquisa, constatou-se que os benefícios da yoga são reais e 54% dos participantes mostraram sintomas significativamente melhorados em comparação aos 33% do grupo de educação para o estresse. Entretanto, a prática não é mais eficaz que a TCC.

"Nossas descobertas demonstram que a yoga, que é segura e amplamente disponível, pode melhorar os sintomas de algumas pessoas com esse distúrbio e pode ser uma ferramenta valiosa em um plano de tratamento geral.", comenta Naomi M. Simon, professora do Departamento de Psiquiatria da NYU Langone Health.

Funções cerebrais

Ainda sobre os efeitos da ioga para a saúde mental, uma revisão científica, intitulada de “Ioga Effects on Brain Health: A Systematic Review of the Current Literature” analisou 11 estudos para identificar a relação entre a ioga e a saúde do cérebro. De antemão, garantimos que os resultados também foram promissores!

Os estudos utilizaram técnicas de imagem cerebral, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, para avaliar as diferenças cerebrais entre indivíduos que praticam yoga hatha regularmente e aqueles que não praticam.

"Identificamos algumas regiões do cérebro que surgem de forma consistente e elas surpreendentemente não são muito diferentes do que vemos na pesquisa de exercícios", afirma Neha Gothe, professora da University of Illinois e líder da pesquisa.

Yoga e exercícios de respiração

Uma das área que mostrou grande atividade foi o hipocampo, que está relacionado com o processamento da memória, sendo prioritariamente afetado pela Doença de Alzheimer. Além disso, há evidências que o córtex pré-frontal tende a ser maior ou mais eficiente em quem pratica yoga regularmente.

"O córtex pré-frontal, uma região do cérebro logo atrás da testa, é essencial para o planejamento, tomada de decisão, multitarefa, pensar sobre suas opções e escolher a opção certa", comenta Jessica Damoiseaux, professora de psicologia da State University.

A ioga também pode melhorar a regulação emocional, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão. Segundo as pesquisadoras, a descoberta de que a ioga tem efeitos semelhantes aos exercícios aeróbicos, é intrigante e fomenta mais estudos.

Os benefícios da yoga para além do cérebro

Até aqui, podemos perceber que os benefícios da yoga são reais para o cérebro, sendo capaz de minimizar os dois grandes males do século: a ansiedade e a depressão. Nas próximas linhas, vamos mostrar outro estudo que corrobora a eficácia dessa prática para a saúde física.

Os resultados da revisão “A Narrative Review of Movement-Based Mind-Body Interventions” vão agradar principalmente àqueles que sofrem com dores na coluna. Isso porque, de acordo com a revisão de 32 estudos, as intervenções com yoga em longa duração mostraram ser capazes de reduzir as dores nas costas.

Juyoung Park, professor associado na Florida Atlantic University e autor da pesquisa, aponta que o tai chi e o qigong, também analisadas no estudo, são benéficos no tratamento das dores e na redução dos seus efeitos negativos.

"A dor nas costas é um grande problema de saúde pública, muitas vezes contribuindo para o sofrimento emocional, como depressão e ansiedade”.

 Ele ainda afirma que "Yoga, tai chi e qigong podem ser usados ​​como alternativas eficazes para o tratamento com analgésicos, cirurgia ou baseados em injeção, como bloqueios de nervos, que estão associados à alta incidência de efeitos adversos".

Yoga Army no YouTube

Sabendo de todos esses benefícios, que tal começar a praticar yoga? Essa prática também aumenta a força, a flexibilidade e promove um bom gasto calórico.

Confira abaixo um dos vídeos que estão disponíveis no nosso canal do YouTube e comece hoje mesmo!