9 de outubro de 2020
Terapias holísticas: acupressão, reiki e outras práticas de cura integral

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Por muito tempo, a medicina alopática era vista como a única via para a manutenção da saúde. Assim, um indivíduo com enxaqueca, por exemplo, recorria a um médico clínico para tratar o problema. Mas nos últimos anos, as terapias holísticas, como a acupuntura, têm ganhado mais espaço no Brasil e outros países ocidentais.

O termo holismo vem grego holos, que significa "inteiro" ou "todo". Assim, as terapias holísticas são conhecidas como um conjunto de cuidados e práticas que têm como objetivo trazer a cura integral, contemplando as dimensões física, mental e espiritual.

Algumas das principais prática holísticas são originárias da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupressão e a acupuntura. Já a yoga, que tem origens na Índia, ganhou mais popularidade no Brasil no contexto do isolamento social.

Por ser entendida como complexo sistema de práticas espirituais, morais e físicas, que visam alcançar a “autoconsciência” ou a “autorrealização”, muitas pessoas têm recorrido à yoga para tratar problemas como depressão e ansiedade. Essa prática ainda possui outros benefícios, mas vamos falar sobre isso logo à frente.

As terapias holísticas funcionam?

Diversas pesquisas científicas mostram os benefícios do tratamento integrado - que une a medicina convencional e a holística. Aqui no Brasil, por exemplo, criu-se a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) que põe à disposição da população, gratuitamente, mais de 29 tratamentos alternativos, como:

  • Acupuntura;
  • Aromaterapia;
  • Florais;
  • Homeopatia;
  • Meditação;
  • Reflexoterapia;
  • Osteopatia;
  • Quiropraxia;
  • Reiki.

Esses tratamentos alternativos buscam equilibrar o campo físico, emocional e energético, contemplando todo o ser. Alguns dos problemas que podem ser tratados são: depressão, ansiedade, insônias, enxaqueca, dores nas costas, etc.

Em relação aos seus benefícios, incluem: redução dos sentimentos negativos, melhora do foco e da concentração, melhora do sono, maior autoestima e uma vida mais plena. Ficou curioso em conhecer mais sobre essas práticas? Confira algumas abaixo.

6 terapias holísticas para conhecer (e testar)!

Acupuntura é uma das mais famosas terapias holísticas

Acupuntura

A medicina tradicional chinesa acredita que corpo humano é dotado de 12 meridianos principais. Neles, circula a energia vital (Qi), que necessita de um equilíbrio entre sua forças opostas, o yin e o yang. A acupuntura atua, justamente, na promoção desse equilíbrio.

Essa técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, que se concentram em grande parte sobre os meridianos, atundo de forma terapêutica para patologias crônicas, ortopédicas e reumatologias. Os benefícios da acupuntura ainda se estendem para alívio da dor, ansiedade e fadiga.

Acupressão

Essa também é uma terapia holística de origem chinesa, bem parecida com a acupuntura, mas não sem o uso de agulhas - um alívio para quem tem aicmofobia! As mãos e os dedos, principalmente, são usados para exercer pressão em determinadas áreas do corpo, garantindo o reequilíbrio da energia.

Uma das vantagens dessa técnica é a sua facilidade de realização, podendo até ser feita pelo próprio indivíduo. Se estiver com dor de cabeça ou tensões musculares, por exemplo, tente isso:

Localize ponto L14 (Hoku), que está no arco na sua mão, entre o dedo indicador e o polegar, e mantenha pressionado até aliviar a dor/tensão.

Reiki

Reiki é junção dos termos rei, que significa “universo” e ki “energia vital”. Essa antiga prática japonesa baseia-se no poder do toque suave das mãos para prevenir doenças e agir como coadjuvante no tratamento de diversas doenças.

Os benefícios do reiki são vários, incluindo redução do estresse, ansiedade e dores. Por ser um tratamento global, contemplando as esferas física, emocional, mental e espiritual, essa prática também contribui para o bem-estar geral e qualidade de vida.

Reflexologia

A reflexologia é outra terapia holística que visa reequilibrar a energia do corpo, através do acesso às “zonas reflexas”, localizadas em áreas específicas dos pés e mãos, que estão correlacionadas a partes do corpo. A ponta dos dedos dos pés, por exemplo, contém terminações nervosas que representam áreas da cabeça.

Desse modo, a prática da reflexologia consiste, basicamente, em aplicar um pressão em pontos estratégicos. As sensações experimentadas pelo paciente são várias, desde o alívio de dores até o aumento de energia.

 

Meditação e Yoga

No início do texto, falamos um pouquinho sobre os benefícios da yoga, mas o que pouco gente sabe é que existem diferentes técnicas. Mas todas convergem para os mesmos objetivos: o desenvolvimento da consciência corporal e equilíbrio entre corpo e mente.

Hatha Yoga, sistema base da yoga ocidental, é composto por vários elementos, como posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama), relaxamento (yoganidra) e meditação (dharana). Essa combinação é capaz de promover diversos benefícios, como regulação emocional, controle do estresse e redução de dores nas costas.

Post relacionado: Estudos revelam os reais benefícios da yoga para a saúde mental e física

Por fim, e não menos importante, a meditação. Essa é uma técnica de mindfulness que consiste na prática de focar a atenção na respiração, num ponto fixo ou numa frase (mantra), afim de eliminar pensamentos estressantes e perturbadores.

Assim como na yoga, existem vários tipos de meditação: transcendental, qigong, zazen, vipassana, etc. E os benefícios? Bom, são vários, como redução da ansiedade e do estresse, aumento da resistência à dor e estímulo à criatividade.

Não existe uma técnica melhor que outra, pois todas fornecem benefícios semelhantes. Então, aconselhamos que você experimente cada uma delas para identificar qual se sente confortável; o mais importante é manter a consistência e desenvolver uma rotina.

Autor:
Caffeine Academy