17 de setembro de 2020
Guia da rotina matinal de meditação

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Como ter um dia mais feliz? Como acalmar a mente em meio à turbulência? Como ter mais paz de espírito? A meditação matinal é a solução e a resposta para essas perguntas.

A meditação consiste em focar sua atenção na respiração, centrando em um ponto fixo ou numa frase (mantra). Essa prática ajuda a reduzir o estresse e os pensamentos negativos, ajudando a alcançar mais clareza mental e emocional.

Os benefícios da meditação ainda incluem:

  • Redução da ansiedade;
  • Tratamento da insônia crônica;
  • Mais clareza mental;
  • Melhor o humor.

Por que meditar pela manhã?

A meditação é benéfica em qualquer hora do dia, mas quando praticada pela manhã, aumenta as chances de ter um dia mais tranquilo e produtivo. E, quando alinhada com outros hábitos matinais, é capaz de promover grandes transformações na vida.

Cory Allen, treinador de meditação e autor do livro Now Is The Way, afirma que para estabelecer a meditação como um hábito, é necessário incorporá-la à rotina, assim como já é feito com o banho e o café da manhã.

Como grande entusiasta dessa prática, Cory tem uma rotina matinal bastante ativa. “Acordo, tomo café, corro de cinco a dez quilômetros, tomo banho, me visto e medito”, descreve ele.

 

Allen ainda revela que utiliza a cafeína, aquela presente no café, para ajudar na meditação, já que auxilia no aumento do foco e da concentração. Por esse motivo, o SuperCoffee é um grande aliado nessa prática.

Post relacionado: 4 benefícios incríveis do café

Em relação à rotina matinal de meditação, você pode (e deve) adaptá-la de acordo com a sua realidade. Mas é importante seguir algumas regras: horário e frequência. Busque meditar no mesmo horário todos os dias, idealmente por 20 minutos ou mais.

Como limpar a mente

Existem várias técnicas de meditação, mas todas consideram essencial manter um foco de atenção e uma atitude sem julgamento. Algumas tarefas podem ser realizadas para facilitar o processo de concentração, veja a seguir: 

1- Fique quieto

Afaste-se da TV, celular, ruídos e qualquer outra coisa que possa te distrair. A única exceção é o uso de sons binaurais - batidas que escutamos em diferentes frequências e ajudam a relaxar a mente.

2 - Fique confortável

Encontre uma posição confortável para sentar, pode ser no sofá ou no chão. Mas o ideal é manter a posição de meio lótus, sempre com a coluna ereta e as mãos nos joelhos. Você também pode sentar-se sobre os calcanhares, com um travesseiro embaixo das nádegas para ter mais conforto.

Existe uma posição ideal para meditação

3 - Respire

Feche os olhos, respire fundo e lentamente. Vários pensamentos vagarão, eles são inevitáveis, mas tente manter a mente no ritmo da respiração. No começo pode parecer difícil, mas com o tempo você terá uma cadência.

4 - Deixe ir

Você certamente perceberá seu corpo tenso em algumas regiões. Relaxe os músculos, enquanto continua com a respiração. "Deixe sua armadura derreter", recomenda Cory, pois essa é uma etapa muito importante e precede a sensação de flutuação.

5 - Faça perguntas

“ O que preciso fazer hoje para alcançar minha meta de longo prazo”. Como preciso realinhar meu foco para alcançar melhor meus objetivos?” Ao se fazer perguntas desse tipo na meditação, as respostas se tornam mais fluídas e serão guardadas na sua mente.

No início do texto falamos que hábitos matinais podem transformar a sua vida, lembra? Pois bem, além da meditação, outros  hábitos são muito importantes: silêncio, afirmações, visualizações, exercícios, leitura e escrita.

O segredo é levantar um pouco mais mais cedo que o seu horário habitual - cerca 30 e 60 minutos antes-, e praticá-los. Leia o texto 6 hábitos matinais para transformar sua vida e descubra com desenvolver uma nova rotina. 

Autor:
Caffeine Academy

Referências

2

Como ter mais concentração durante a meditação