11 de agosto de 2021
Guia sobre como pensar positivo e sua importância

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Quando algo negativo ou não planejado acontece, como você reage? 

Você pode não se lembrar agora, mas na próxima vez que se encontrar em uma dessas situações, preste muita atenção aos seus pensamentos. O que diz a voz dentro da sua cabeça? Ela é realista, otimista e cheia de pessimismo? 

Não podemos negar que ter pensamentos negativos aleatórios aqui e ali é inevitável, mas se você notar (ou já notou) um padrão problemático de pensamentos consistentemente negativos, você precisa ligar um estado de alerta.

Sabe aquele ditado “palavras tem poder?”, ele é real e seus hábitos de pensamento também podem começar a se espalhar por diferentes áreas de sua vida, fazendo você se sentir infeliz, insatisfeito, nervoso, preocupado ou distraído.

Pensamentos negativos viciam e podem prejudicar o cérebro na capacidade de pensar, raciocinar e formar memórias de forma clara, rápida e coesa. Na prática, a negatividade também estimula respostas físicas, podendo causar sensações de ansiedade ou desencadear patologias.

Transformar hábitos não é uma tarefa simples, contudo você pode adotar medidas para combater esses pensamentos negativos e adotar uma atitude mais positiva em relação a sua vida como um todo. Alguns de nós simplesmente nascem otimistas, já outros se tornam mais otimistas com muita prática, atenção plena e a crença no poder do pensamento positivo. 

Por isso, separamos o que você precisa saber sobre as consequências potenciais dos pensamentos negativos - e como pensar e permanecer positivo, mesmo durante os momentos mais difíceis da vida.

O impacto dos pensamentos negativos

Entre as nossas próprias lutas pessoais do dia a dia e os acontecimentos que acompanhamos nos noticiários, não é surpresa que pensamentos negativos possam facilmente invadir nossos cérebros. 

Da conversa interna negativa (“não sou bom o suficiente”) a uma visão pessimista da vida (“o mundo é um lugar horrível”), o negativismo se mostra de diferentes formas para cada pessoa. 

E, embora você possa apenas tentar descartá-los ou ignorá-los, os pensamentos negativos podem ter um impacto real em sua saúde mental, emocional e física, reduzindo seu bem-estar ao longo do tempo, além de estar associado ao risco de desenvolvimento de demência e declínio cognitivo.

Como transformar os pensamento negativos

Se você já notou padrões de pensamentos negativos se infiltrando em áreas de sua vida, não se preocupe. Você não está condenado a ter esses pensamentos negativos para sempre ou a se tornar uma pessoa negativa. Aqui estão algumas maneiras de começar a fazer a transição longe de pensamentos e emoções negativas:

1. Identifique o problema

O primeiro passo para resolver qualquer problema é simplesmente estar ciente dele. Tentar identificar e até nomear o problema em questão pode ajudá-lo a começar a entender como lidar com isso.

2. Avalie os maus hábitos

Faça um balanço da sua rotina diária e semanal. Você está lutando contra hábitos ruins como dieta inadequada, falta de exercícios ou muito tempo gasto no trabalho que podem estar contribuindo para pensamentos negativos? 

Nesse caso, investigue cada atividade por conta própria e, em seguida, desenvolva estratégias para reduzir ou eliminar lentamente essas práticas da sua rotina ao longo do tempo. Observe como você se sente quando começa a praticar uma atividade física ou a fazer uma dieta balanceada, com alimentos frescos e integrais.

3. Limpe seu círculo social 

As pessoas com quem passamos nosso tempo (sejam amigos, familiares ou colegas de trabalho), geralmente têm um grande impacto em nossa autoestima, níveis de confiança e habilidades de enfrentamento. Se você passa muito tempo com pessoas negativas, faz todo o sentido que o pessimismo e a negatividade também comecem a permear sua psique.

Mas se você se cercar de pessoas otimistas, que tentam sempre ver o melhor de cada situação, ficará mais próximo dos pensamentos positivos, mesmo em situações difíceis. Assim, a melhor escolha é se manter próximo de pessoas que tenham metas e propósitos parecidos com os seus ou com aquilo que busca. 

4. Elimine a conversa interna negativa

Da próxima vez que você tiver um pensamento negativo sobre si mesmo, como "não gosto da minha aparência" ou "nunca vou conseguir tal coisa porque não sou bom o suficiente", dê um passo para trás e desafie essa linha de pensamento. 

Eliminar a conversa interna negativa é um primeiro passo para desenvolver mais positividade. As pessoas que têm uma personalidade positiva aceitam a realidade como ela é, procurando esperança sempre que algo ruim acontece e espalhando confiança para o mundo ao seu redor.

Quando você escolhe manter a positividade, a tendência é se estressar menos, além de aumentar a felicidade, despertar maior sensação de propósito e conexão com a vida.

5. Peça ajuda

Não há vergonha em pedir ajuda, principalmente a um especialista. Investir em terapia e técnicas profissionais de bem-estar pode ajudá-lo a encontrar a raiz dessa conversa interna negativa e banir as emoções negativas que você carrega diante da sua realidade.

Positividade: o que é?

Como o nome já sugere, pensar positivo é a prática de ter pensamentos e atitudes positivas diante dos acontecimentos da vida, em vez de olhar para as situações de forma negativa, esperando sempre o pior de tudo e todos.

Todos nós temos aquela vozinha dentro de nossas cabeças que narra nossos pensamentos e sentimentos ao longo do dia. Quando essa vozinha se concentra nos aspectos positivos, e não nos negativos, você provavelmente se sentirá mais feliz, mais leve, otimista, energizado e motivado. 

Ter um pensamento positivo não é negligenciar a realidade, mas sim ser mais otimista em relação à abordagem e visão em cima de diferentes assuntos que o cerca. Quando você preza a positividade, de cara já elimina algumas emoções ruins, como raiva, ansiedade e medo, auxiliando sua saúde e bem-estar físico e mental. 

Post relacionado: O otimismo é a medicina que a gente precisa

Como pensar positivo

Quer saber como ter uma visão mais positiva da vida? Aqui estão sete passos simples e importantes que você pode seguir para fazer com que os pensamentos e as emoções positivas fluam no seu dia a dia.

1. Pratique a gratidão

Ao longo do dia, anote tudo pelo que você é grato. Quer seja pela simples sensação do sol em seu rosto, um abraço do seu animal de estimação ou uma mensagem de texto encorajadora de um amigo, nada é muito pequeno ou simples para ser grato naquele dia ou momento. 

Manter um diário de gratidão também pode ajudar a condicionar sua positividade, uma vez que você pode consultar todos os pensamentos, situações e ações positivas que ocorreram em sua vida ao longo do tempo. Com essas anotações, você manterá uma rica fonte de emoções positivas, principalmente para aqueles dias não tão bons.

2. Faça afirmações positivas todas as manhãs

Quais são suas qualidades e pontos positivos? Faça uma lista delas e anote-as. Então, todas as manhãs, repita essas afirmações para si mesmo algumas vezes para ajudar a começar o dia com um autoestima, felicidade e bem-estar.

Post relacionado: 9 ideias de rotina matinal para aumentar a energia do seu dia

3. Medite

Alguns minutos de exercícios respiratórios simples podem te ajudar a se concentrar e a superar pensamentos e emoções negativas. Praticar meditação guiada ou yoga, seja em um estúdio ou com auxílio virtual, também são ótimas formas de trabalhar sua energia interior e criar uma nova perspectiva de vida, com muito mais calma e gratidão. 

4. Aprenda a encontrar o humor

Não tenha medo de passar alguns minutos vendo vídeos engraçados no TikTok ou rindo de memes no Instagram, enquanto o uso dessas redes sociais não estiverem atrapalhando sua produtividade, não há mal nenhum em ter momentos de descontração com conteúdos aleatórios. Além disso, lembre-se que ninguém é perfeito e às vezes é melhor rir de situações embaraçosas ou contratempos do que nutrir sentimentos negativos e estresses.

5. Arquive experiências ruins

Em vez de insistir em seus erros ou experiências ruins, reformule sua abordagem. Arquive esses momentos negativos como momentos de aprendizagem importantes no qual você pode tirar importantes lições e ter mais maturidade para lidar com situações parecidas no futuro de forma muito mais satisfatória. 

6. Seja gentil com você mesmo

Em vez de criticar silenciosamente como você se olha no espelho ou como você se saiu em uma apresentação, seja gentil e amoroso com você. Fale consigo mesmo como se estivesse falando com um amigo querido ou um familiar, apoie-se e utilize argumentos positivos em prol do seu bem-estar. Praticar o diálogo interno positivo pode ter um grande impacto no aumento de sua psicologia positiva.

7. Cerque-se de pessoas positivas

Seus amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo animais de estimação tem um grande impacto sobre o quão positivo você se sente ao longo da semana ou com os acontecimentos da sua vida. Cerque-se de pessoas positivas e, embora possa ser difícil no início, considere encerrar relacionamentos tóxicos ou carregados de pessimismo e negatividade.

Os benefícios do pensamento positivo

 

Pensar positivo não é apenas uma prática de saúde e autocuidado. Na verdade, essa atitude pode ter um efeito mensurável sobre o seu bem-estar diário, influenciando diretamente na sua qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.

Uma pesquisa descobriu que o pensamento positivo pode ajudar a reduzir a ansiedade e a preocupação. [1]  A positividade também tem sido associada a uma vida útil mais longa e mais propensa ao sucesso e autorrealização. [2] [3]

Além disso, ter uma atitude mental positiva também pode ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde e levar a uma recuperação mais rápida diante de acontecimentos não esperados.

Por fim, o pensamento positivo é uma forma simples e funcional para melhorar sua saúde mental e física. Com mudanças pontuais, você pode treinar sua mente para ser um pensador mais positivo. Logo você notará mudanças positivas em muitos aspectos de sua vida, desde o trabalho até os relacionamentos.

É hora de se colocar em primeiro lugar! Aprenda como elaborar um plano de autocuidado para que possa continuar a cuidar de si mesmo para o crescimento pessoal que você merece.

Autor:
Caffeine Academy