16 de novembro de 2020
Quer melhorar sua habilidade de resolução de problemas? A solução é simples

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

A resolução de problemas complexos é uma das soft skills mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho. Contudo, a importância dessa habilidade são se restringe à vida profissional, afinal, saber responder eficientemente a um problema é valioso para qualquer área da vida.

Para deixar qual claro o que é e qual a importância dessa habilidade, trouxemos uma definição extraída do Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial 2020:

“Identificar problemas complexos e revisar as informações relacionadas para desenvolver e avaliar opções e implementar soluções”.

Ainda de acordo com o relatório, a resolução de problemas complexos, assim como o pensamento crítico, encabeçam a lista de soft skills que serão mais exigidas pelo mercado de trabalho nos próximos cinco anos. Você já está se preparando para isso?

Existem vários caminhos para desenvolver essa habilidade. Se ligue nas dicas:

  • Tornar o aprendizado contínuo;
  • Exercitar o cérebro constantemente. Sim, ele precisa ser treinado!;
  • Incluir na sua rotina práticas que estimulam a criatividade;
  • Se desafiar constantemente, ou seja, sair da zona de conforto.

Post relacionado: Como tornar sua jornada de aprendizagem mais eficaz

Além dessas atitudes, o consumo de determinadas substâncias pode ajudar a aumentar a capacidade de resolução de problemas, uma delas é o café! Uma pesquisa recente da área de psicologia mostra que a cafeína pode melhorar significamente essa habilidade.

 

O papel da cafeína nos aspectos criativos

A cafeína é a droga psicotrópica mais consumida no mundo. No Brasil, o seu consumo é mais comum na forma de café, o que faz dessa bebida a segunda mais consumida no país, atrás apenas da água.

O consumo moderado da cafeína proporciona vários benefícios, como aumento do estado de alerta, foco e concentração, melhor vigilância e elevação do humor. Agora, pesquisadores das Universidades da Carolina do Norte e Arkansas, nos EUA, resolveram analisar os efeitos da substância nos aspectos criativos da cognição.

Para avaliar esses efeitos, eles selecionam 88 voluntários para receber aleatoriamente um comprimido de cafeína de 200 mg, equivalente a uma xícara forte de café, ou um placebo. Durante o estudo, os voluntários também responderam pesquisas e fizeram atividades para mensurar os pensamentos convergente e divergente, memória de trabalho e humor.

Tá, certamente você não sabe a diferença entre os pensamento convergente e divergente. Te explicamos!

De acordo com Zabelina, uma das pesquisadoras, o pensamento convergente é definido com a busca de uma solução específica para um problema, por exemplo, a “resposta correta”. Já o divergente é caracterizado pela geração de ideias criativas, onde não há uma resposta correta, mas sim respostas novas e interessantes.

Post relacionado: O guia do café

Resultados da pesquisa

A análise dos efeitos da cafeína na solução convergente e divergente teve resultados interessantes. Em relação ao primeiro, constatou-se que os participantes que consumiram cafeína resolvem mais problemas complexos do que o grupo de controle; porém, não houve variações significativas do pensamento divergente verbal entre os grupos.

A avaliação que mediu os efeitos no humor mostrou que os participantes do grupo de cafeína relataram diminuição da tristeza, enquanto os participantes do grupo de placebo relataram aumento da tristeza.

Zabelina reconhece que os 200 mg melhoraram a resolução de problemas de forma significativa, mas não afetaram o pensamento criativo, e recomenda: “ Não piorou as coisas, então continue bebendo seu café; não vai interferir negativamente nessas habilidades”.

Agora que você conhece alguns os benefícios da cafeína, te indicamos a leitura no nosso blog post: Motivos para consumir cafeína. Boa leitura!

Autor:
Caffeine Academy