2 de setembro de 2021
Cafeína: o que é, para que serve e efeitos no organismo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Quando falamos de cafeína, logo pensamos em café, afinal, os muitos benefícios dessa bebida são atribuídos ao seu alto teor de cafeína. No entanto, este estimulante natural é um dos ingredientes mais usados ​​no mundo e está presente em diversos outros alimentos.

Mas, além de servir como um eficiente recurso para afastar o sono, você sabe quais são os benefícios da cafeína para seu organismo? Continue lendo e acompanhe algumas pesquisas mais recentes sobre a cafeína e a influência dela na sua saúde.

O que é cafeína?

A cafeína é um estimulante natural mais comumente encontrado nas plantas de chá, café e cacau. Atua estimulando o cérebro e o sistema nervoso central, ajudando a nos manter alerta e afastando os sintomas de cansaço.

A cafeína é encontrada naturalmente nas sementes, nozes ou folhas de certas plantas. Essas fontes naturais são então colhidas e processadas para produzir alimentos e bebidas com cafeína.

Você também pode encontrar cafeína em alguns chocolates e medicamentos, como remédios para resfriado, alergia e dor. Também é um ingrediente comum em suplementos para perda de peso.

Pesquisas recentes apontam que 80% da população mundial consome ao menos um produto com cafeína todos os dias [1]. Bebemos café para despertar, bebemos energético para nos manter acordados no trabalho, bebemos refrigerante nos encontros sociais, bebemos chá para “relaxar”, esses são só alguns exemplos.

Post relacionado: Bulletproof coffee: o que é, benefícios e como tomar

Como a cafeína funciona no organismo

Uma vez consumida, a cafeína é rapidamente absorvida do intestino para a corrente sanguínea. De lá, ela viaja para o fígado e é decomposta em compostos que podem afetar o funcionamento de vários órgãos, o principal desses efeitos é sobre o cérebro.

Ela funciona bloqueando os efeitos da adenosina, que é um neurotransmissor que relaxa o cérebro e faz você se sentir cansado [2]. Normalmente, os níveis de adenosina aumentam ao longo do dia, nos deixando cada vez mais cansado e com vontade de dormir.

Isto é, até que a cafeína se envolva no processo. A cafeína nos ajuda a ficar acordado conectando-se aos receptores de adenosina no cérebro sem ativá-los. Isso bloqueia os efeitos da adenosina, levando à redução do cansaço [3].

Também pode aumentar os níveis de adrenalina no sangue e aumentar a atividade cerebral dos neurotransmissores dopamina e norepinefrina. Essa combinação estimula ainda mais o cérebro e promove um estado de excitação, alerta e concentração.

Além disso, a cafeína tende a exercer seus efeitos de forma quase instantânea. Por exemplo, a quantidade encontrada em uma xícara de café pode levar menos de 20 minutos para atingir a corrente sanguínea e cerca de 1 hora para atingir a eficácia total.

Conclusão: de modo gera, a cafeína pode ajudar nos níveis de estímulo e energia. Mas seu poder também estar em impedir que o cérebro controle os níveis de hormônios que nos fazem sentir felizes e cheios de energia. 

E feliz não é uma palavra que usamos levianamente, estudos mostram que o consumo moderado de café pode ajudar as pessoas a evitar a depressão [4].

Benefícios da cafeína

Poucos de nós consume cafeína especificamente por causa de seus muitos benefícios à saúde, mas deveríamos. Saiba porque.

Melhora o humor e a função cerebral

A cafeína tem a capacidade de bloquear a molécula de sinalização cerebral adenosina. Isso causa um aumento relativo em outras moléculas de sinalização, como dopamina e norepinefrina [5]. Acredita-se que essa mudança nas mensagens cerebrais beneficie o humor e as funções cerebrais.

Uma revisão relata que depois que os participantes ingeriram cerca de 450 mg de cafeína, apresentaram melhoraram estado de alerta e lembrança de curto prazo. A cafeína também melhora o tempo de reação. Não por ter influência nas habilidades motoras, mas porque aumenta a atenção e a capacidade de perceber estímulos.

Além disso, um estudo relacionou o consumo de 2 a 3 xícaras de café com cafeína por dia a um risco 45% menor de suicídio [6].  Outro estudo relatou um risco 13% menor de depressão em consumidores de cafeína [7].

É importante lembrar que o café e o chá contêm outros compostos bioativos (além da cafeína) que também podem ser benéficos para a saúde. Assim, beber algumas xícaras por dia também pode reduzir o risco de doenças cerebrais, como Alzheimer e Parkinson.

Mas é preciso estar atento aos seus limites diários, pois mais cafeína não é necessariamente sinônimo de mais saúde e bem-estar. Como sempre alertamos, o excesso deste estimulante no organismo pode causar efeitos colaterais negativos como estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular.

Post relacionado: Coffee nap: uma estratégia nada convencional que otimiza o funcionamento cerebral

Melhora a performance física e o desempenho do exercício

Como mencionamos, o consumo de cafeína está relacionado a níveis aumentados de adrenalina. Se você pratica esportes, entende os benefícios potenciais de um aumento de adrenalina.

Desta forma, a ingestão de cafeína pouco antes do exercício pode melhorar de forma significativa sua a resistência física e aumentar os níveis de energia, oferecendo melhor desempenho durante a prática da atividade. [8]

E quando se trata de exercícios, a ainda cafeína pode aumentar o uso da gordura como combustível energético. Isso é benéfico porque pode ajudar a glicose armazenada nos músculos a durar mais, atrasando o tempo para que seus músculos cheguem à exaustão.

A cafeína também pode melhorar as contrações musculares e aumentar a tolerância à fadiga, reduzindo os esforços investidos durante o exercício, o que pode tornar os treinos mais fáceis

Aumento do metabolismo e perda de peso

Se você já se perguntou por que todos os suplementos dietéticos sem receita contêm cafeína - agora você vai entender por quê.

Devido à sua capacidade de estimular o sistema nervoso central, a cafeína pode aumentar o metabolismo e a queima de gordura. Isso também promove a produção de calor (termogênese) no corpo, o que faz com que o corpo queime mais calorias.

Contudo, beber café não fará com que o excesso de gordura corporal desapareça milagrosamente, ressaltando a necessidade de alia-lo a outros hábitos saudáveis no dia a dia, mas há evidências de que pode ser uma grande ajuda para quem deseja emagrecer de forma saudável.

Protege contra doenças cardíacas e diabetes

Na maioria das áreas do corpo, a cafeína atua como um vasodilatador. Isso significa que ela expande os vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo sanguíneo e melhor circulação. Ambos são fatores importantes na manutenção da saúde cardiovascular.

Em pesquisa baseada em grandes estudos de pacientes com doenças cardíacas, descobriu-se que quanto mais café as pessoas bebiam, o diminuir o risco de insuficiência cardíaca [9].

A maioria dos dados mostrou que o risco caiu de 5 a 12% por xícara. Porém, havia uma advertência; o risco mais baixo era apenas para pessoas que bebiam café com cafeína. O mesmo benefício não foi associado ao café descafeinado.

Outros estudos mostram que beber 2-4 xícaras de café ou chá verde por dia está relacionado a um risco 14-20% menor de derrame. No entanto, a Associação Americana do Coração (American Heart Association) diz que as evidências não são fortes o suficiente para recomendar que todos aumentem o consumo de cafeína a fim de prevenir doenças cardiovasculares.

Outra coisa a ter em mente é que a cafeína pode aumentar ligeiramente a pressão arterial em algumas pessoas. Uma pesquisa sugere que beber muito café a longo prazo pode ajuda a baixar a pressão arterial, outro estudo já afirma que o consumo moderado de café pode, na verdade, aumentar a pressão arterial.

No entanto, este efeito é geralmente pequeno e tende a desaparecer para a maioria dos indivíduos quando consomem café regularmente. A cafeína também pode proteger contra o diabetes e oferecer um risco até 29% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Curiosamente, o consumo de café descafeinado também foi associado a um risco 21% menor de diabetes. Isso indica que outros compostos benéficos do café também podem proteger contra o diabetes tipo 2 [10].

Outros benefícios da cafeína para a saúde

  • Longevidade;
  • Redução do risco de câncer;
  • Proteção da pele;
  • Risco reduzido de esclerose múltipla;
  • Prevenção da gota (doença inflamatória que resulta do acúmulo de ácido úrico no corpo);
  • Melhora a saúde intestinal.
 

Efeitos colaterais

O consumo de cafeína é geralmente considerado seguro, embora seja possível desenvolver um vício e sofrer sintomas de abstinência quando sua ingestão é reduzida ou interrompida repentinamente.

Alguns efeitos colaterais relacionados ao consumo de cafeína incluem:

  • Ansiedade;
  • Inquietação;
  • Tremores;
  • Batimento cardíaco irregular;
  • Dificuldade para dormir;
  • Dores de cabeça, enxaqueca;
  • Pressão alta (em alguns casos).

Post relacionado: Quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber cafeína?

Além disso, a cafeína pode facilmente atravessar a placenta, o que pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou baixo peso ao nascer. Por isso, mulheres grávidas devem limitar sua ingestão.

A cafeína também pode interagir com alguns medicamentos, por isso é importante verificar com seu médico a dosagem adequada de ingestão de cafeína para seu estado de saúde.

Se consumida de forma equilibrada, a cafeína pode oferecer benefícios significativos na sua rotina de bem-estar e performance. Portanto, é seguro considerar sua xícara de café ou chá diária como uma forma agradável de promover uma boa saúde.

Autor:
Caffeine Academy