21 de outubro de 2020
O que são adaptógenos e como eles te ajudam a aliviar o estresse

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Quando uma pessoa está passando por altos níveis de estresse, quase sempre, ela mostra sinais de irritabilidade, nervosismo e esquecimento. Entretanto, esses sintomas são a ponta do iceberg, pois o estresse também pode afetar os sistemas neurológico, endócrino e imunológico. Para tratar esse problema, gostaríamos de falar hoje sobre os adaptógenos!

O termo adaptógeno foi alcunhado pelo cientista Nikolay Lazarev, em 1957, para se referir às substâncias que aumentam o estado de resistência ao estresse. O nome pode até parecer estranho, mas certamente você conhece alguma planta com essa característica.

Sabe o gengibre? Pois bem. Durante séculos, ele tem sido usado de forma medicinal por várias culturas em função das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar problemas digestivos, regular a pressão e estabilizar os níveis de cortisol.

A lista de plantas e alimentos com função adaptogênica é grande. Ao longo do texto, vamos te apresentar alguns e como tirar o melhor proveito deles de forma segura.

O gengibre é um adaptógeno

Como os adaptógenos agem?

Estudos farmacológicos indicam que certas substâncias adaptogênicas podem ativar os mecanismos de proteção das células. Hoje sabe-se, por exemplo, que seus efeitos estimulantes e protetores contra o estresse abrangem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso vegetativo, sistema endócrino e sistema imunológico.

Evidências sugerem que os adaptógenos têm um efeito protetor sobre a saúde contra uma variedade de agressões ambientais e condições emocionais. Há estudos que mostram seus benefícios no tratamento de astenia (ausência de força física) e sintomas da depressão.

Post relacionado: Terapias do sossego: sons binaurais e mindfulness combatem a fadiga mental

Ou seja, os benefícios dos adaptógenos vão muito além do combate e aumento da resistência ao estresse, incluindo também:

  • Melhora da memória e do aprendizado;
  • Aumento da resposta imunológica,
  • Redução da fadiga;
  • Recuperação muscular.

Lista de alimentos adaptógenos

Ashwagandha (Withania somnifera)

Um das plantas adaptógenas mais populares é a ashwagandha, também conhecida como groselha venenosa, cereja de inverno e ginseng indiano. Ela pertence à família dos tomates e, por isso, tem frutos vermelhos, mas é sua raiz que é utilizada para fins medicinais.

A ashwagandha é capaz de promover alterações nos níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”, o que ajuda a combater e proteger contra o estresse físico e mental. Ela ainda ajuda a tratar inflamações, aliviar dores e reduzir sintomas da ansiedade.

Manjericão sagrado (Ocimum sanctum)

Certamente você já usou umas folhinhas de manjericão na comida, bem saborosa, não é? Essa é a folha Ocimum basilicum. Mas a espécie adaptógena é outra, Ocimum sanctum, mais conhecida como manjericão sagrado.

Tradicionalmente, essa plana é utilizada pelos povos asiáticos com fins medicinais, na forma, principalmente, de óleo essencial. Hoje, ela é considerada uma das melhores opções naturais para combater a fadiga adrenal.

Amora (Morus alba)

A amora branca, que pertence à mesma família da amora vermelha, é outra planta adaptógena com propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Todas as partes dessa planta, incluindo folhas e frutos, possuem substâncias benéficas para o corpo.

Conheça abaixo outros adaptógenos naturais:

  • Shatawari (Asparagus Racemosus);
  • Erva-da-graça (Bacopa monnieri);
  • Centelha asiática (Centella asiatica);
  • Grão-de-bico (Cicer arietinum);
  • Maca (Lepidium peruvianum);
  • Guaraná (Paullinia cupana);
  • Ginseng brasileiro (Pfaffia paniculata);
  • Pimenta-longa (Piper longum);
  • Malva branca (Sida cordifolia).

Mas atenção! As plantas adaptogénicas, sozinhas, não fazem milagres! Se você quer reduzir seus níveis de estresse é necessário mudar seu estilo de vida e adotar hábitos saudáveis, como meditar, praticar exercícios e manter uma alimentação equilibrada.

Indicamos a leitura do post “Como enfrentar a ansiedade e diminuir o estresse”. Nele, você aprenderá uma técnica simples de respiração, que pode ser praticada em casa ou no trabalho, para reduzir os pensamentos negativos e obter um alívio imediato do estresse.

 

Autor:
Caffeine Academy