6 de maio de 2021
O que são enchimentos e como identificar sua presença nos produtos

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Nos últimos anos, houve um crescimento considerável no mercado de suplementos. Talvez este fato tenha relação direta com a adesão e/ou mudanças de hábitos que cada vez mais faz parte da rotina das pessoas em todos os cantos do mundo.

No entanto, a expansão desse mercado veio acompanhada de práticas improprias que prejudicam ou lesam tanto a qualidade do produto em sim, quanto os resultados dos seus benefícios nos consumidores, criando até uma imagem negativa para a categoria como um todo.

Em decorrência da falta de hábito, muitos consumidores não costumam ler a tabela nutricional e lista de ingredientes que compõem os produtos que integram sua rotina alimentar, consequentemente essa escolha errada pode resultar na compra de uma menor quantidade de suplementos do que o adquirido.

Post relacionado: Aprenda a interpretar uma tabela nutricional

Como isso ocorre? Por meio de uma prática muito comum entre algumas marcas do mercado chamada de enchimento, também conhecida como preenchimento ou agentes de volume. Continue lendo e saiba como não cair nessa armadilha alimentar.

O que são enchimentos?

É obrigatório, por lei, que todos os suplementos disponham no rótulo a lista de quais vitaminas e minerais contêm em sua fórmula, assim como em quais quantidades estão presentes. Mas, se você olhar com atenção, notará que alguns produtos possuem uma seção chamada “outros ingredientes”.

São esses ingredientes, que não têm nenhuma quantidade listada e não apresentam nenhuma indicação do que eles realmente fazem, que saturam a indústria de suplementos. Em definição simples, estes são os ingredientes que chamamos de enchimentos por se tratarem de composições que não oferecem resultados ou benefícios relevantes, adicionados a uma fórmula apenas para dar volume ao produto.

Mas vale lembrar que as contradições ou controversas existentes na composição de alguns produtos não dizem respeitos a categoria de suplemento alimentar como um todo. Marcas que prezam a transparência e respeitam seus clientes, não consideram esse tipo de prática em nenhum momento do seu processo de fabricação.

Por que algumas marcas usam enchimentos?

Todos os enchimentos utilizados por algumas marcas do segmento são adicionados sob um propósito, muitas vezes para otimizar o processo de fabricação ou como agentes de ligação. Mas será que você realmente precisa deles em seus suplementos?

Não, você não precisa! Isso porque o uso de enchimentos ou aglutinantes que não fornecem nenhum valor nutricional ou efeito para performance, acaba reduzindo a qualidade geral e o benefício do suplemento apenas para facilitar a fabricação ou reduzir os custos, resultando em um produto final com valor mais acessível e sem eficiência.

Os enchimentos também são bastante utilizados como estabilizante para atingir a consistência ou textura desejada, seja para melhorar a durabilidade ou a aparência do conteúdo. D mesma forma que pode ser utilizada para reduzir a ocorrência de divisão, separação, quebra ou junção de ingredientes.

Assim sendo, descobrimos o segredo por trás de tantos suplementos aparentemente “iguais”, mas com valores e número de ingredientes tão diferentes. E essa discrepância, quando se trata de suplementação alimentar, quer dizer que preço e qualidade não são sinônimos.

O que nos leva a conclusão de que nem sempre os produtos que oferecem muito mais ingredientes na sua fórmula, estão verdadeiramente inserindo-os em quantidades suficientes para que você tenha proveito dele no seu consumi diário. Falamos mais sobre isso no blogpost sobre a prática da subdosagem de ingredientes.

Outros motivos para o uso de enchimentos em alguns suplementos são:

  • Melhoradores de fluxo e lubrificantes: ajudam a evitar que os ingredientes do suplemento se aglutinem e grudem durante o processo de fabricação. Isso geralmente ajuda a reduzir significativamente o custo dos suplementos.
  • Conservantes: ajudam a estender a vida útil dos produtos;
  • Sabores e adoçantes: mais comuns em suplementos para mastigar e líquidos, utilizado para melhor o sabor do produto.

Tipos e malefícios dos enchimentos mais comuns

Ácido esteárico

O ácido esteárico é um ácido graxo natural encontrado em carnes, ovos, manteiga e até mesmo chocolates. É um ingrediente de suplemento popular por causa de suas qualidades lubrificantes, que ajudam os suplementos a fluir facilmente pelo processo de fabricação sem grudar ou grudar em máquinas.

Estearato de magnésio

Frequentemente usado no processo de fabricação, feito pela combinação de magnésio com ácido esteárico, para evitar que os ingredientes grudem em equipamentos e máquinas. Seu único objetivo é garantir maior rendimento e tempos de ciclo do produto. Como você pode ver, não tem muito a ver com nutrição.

Um estudo sobre o ácido esteárico alegou que ele suprimia as células T em ratos, uma parte central do sistema imunológico. Essa reputação também foi passada para o estearato de magnésio. Algumas pesquisas subsequentes indicaram que os humanos podem não sentir o mesmo efeito, mas ainda não há uma decisão formal quanto aos efeitos e permissão de uso deste tipo de aglutinante.

Dióxido de titânio

Este mineral é frequentemente utilizado como corante para dar aos suplementos uma cor branca brilhante, tornando o produto mais atraente! O dióxido de titânio tem várias implicações potenciais para a saúde.

Pesquisas indicaram que o dióxido de titânio tem a capacidade de ser tóxico, pode aumentar a quantidade de 'radicais livres' em nossos corpos que circulam e causar vários níveis de problemas para nossa função imunológica, metabolismo e sistema nervoso, para citar alguns.

Estudos sugerem que pode ser cancerígeno, tendo exibido a capacidade de danificar a estrutura celular

Dióxido de silício

Especificamente, este mineral funciona como um "agente de fluxo"; usado na indústria para catalisar o processo de produção. Simplificando, o dióxido de silício absorve a umidade para ajudar a evitar que todos os ingredientes ativos do suplemento se aglutinem.

Ele passa pelo corpo sem reagir com os ingredientes ativos do suplemento. Acredita-se que o dióxido de silício seja capaz de atravessar nossa 'barreira hematoencefálica', uma membrana que protege nosso cérebro de substâncias nocivas e pesquisas estão em andamento para investigar as implicações para a saúde.

Em geral, acreditamos que as únicas coisas que devemos colocar em nossos suplementos devem ser ingredientes ativos benéficos. Então, quando se trata de dióxido de silício, pensamos "qual é a necessidade?!"

Goma

Algumas bebidas que se dizem vegetais, utilizam muito da goma para preencher sua composição e assim baratear os custos de produção. Infelizmente, nesses casos, a grande maioria dos fabricantes usam apenas uma pequena quantidade dos ingredientes mencionados e enchem o restante com gomas.

Por possuir propriedades capazes de se modificarem, a goma xantana, por exemplo, é utilizada como espessante, emulsificante e estabilizante na preparação de receitas e na fabricação de diversos tipos de produtos. A ideia dessa prática é “engrossar” esses produto de forma semelhante ao uso de maizena nas receitas caseiras.⠀

Estudos em animais demonstram que o maior prejuízo do consumo elevado deste espessante parece ser um certo amolecimento das fezes. Em humanos, parece o mesmo sintoma pode ocorrer após altas doses, mas um trabalho observou que o consumo excessivo de goma também pode alterar a microbiota intestinal.

Carragenina

A carragena é derivada da alga vermelha e é usada como agente espessante vegano. Isso parece ótimo, mas alguns estudos sugeriram que ela pode causar desconforto gastrointestinal e inflamação graves, além de possibilitar o desenvolvimento da intolerância à glicose e resistência à insulina.

Óleos hidrogenados

Nos últimos anos, você pode ter ouvido o termo 'gorduras trans' ser difamado nas manchetes. Embora você deva evitá-los em sua vida diária, eles podem entrar sorrateiramente em sua dieta.

Usados ​​em muitos produtos para estender sua vida útil, os óleos hidrogenados demonstraram ter associações prejudiciais à saúde com uma correlação particular entre sua ingestão elevada e complicações em pessoas com doença coronariana. Também surgiram evidências sugerindo efeitos adversos no sistema nervoso, potencialmente reduzindo o desempenho mental.

E agora que você já sabe que alguns enchimentos podem afetar negativamente a sua saúde, precisa analisar com muito mais cautela o que realmente está presente dentro daquela embalagem bonita e cheia de propagandas que você está levando para casa.

Buscar opções de suplementos alimentares verdadeiramente saudáveis e com funcionalidades reais para sua performance, pode ser a chave para alcançar uma rotina completa de saúde e bem-estar, além de uma longevidade com qualidade.

Escolha somente o melhor para você! Se precisar de ajuda, conte com a Caffeine Army.

 

 

Autor:
Caffeine Academy