16 de outubro de 2020
Os perigos dos achocolatados açucarados

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Leite com achocolatado é uma das bebidas favoritas dos brasileiros, principalmente no café da manhã. O principal público deste produto são crianças de 4 a 10 anos, mas os jovens e adultos também integram a lista de consumidores fieis da bebida.

Mas, apesar do delicioso sabor semelhante ao de chocolate, os achocolatados integram o topo da lista de produtos com grandes quantidades de açucares em sua composição, além das substâncias artificiais como conservantes e aromatizantes.

E já que os malefícios do açúcar não é segredo para ninguém, vamos explicar os perigos atrelados ao consumo de achocolatados açucarados e quais são as melhores opções para continuar consumindo esse tipo de alimento de forma saudável e até mesmo funcional.

Por que abandonar os achocolatados açucarados?

Talvez nem todos saibam, mas o achocolatado industrializado contém cerca de 70% a 90% de sacarose ou de outros açúcares e apenas 30% ou menos de cacau em pó na sua composição.

Sendo assim, os achocolatados comuns são considerados um alimento vazio, porque só tem calorias e praticamente não oferece nutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, pode causar grandes prejuízos à saúde, já que o excesso de açúcar diminui a absorção do cálcio.

Outro efeito dos achocolatados açucarados é a produção de um índice glicêmico muito grande na corrente sanguínea que não é “queimado” rapidamente e fica estocado no corpo na forma de gordura acarretando em:

  • Ganho de peso;
  • Aumento dos triglicerídeos;
  • Aumentando os níveis de LDL (colesterol ruim);
  • Diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom)

Algumas pesquisas já apontam que bebidas adoçadas com açúcar têm sido consideradas como um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de obesidade, principalmente infantil, e pelo crescente número de crianças com hiperatividade e déficit de atenção.

Com base nessas informações, fica claro que o consumo desse tipo de bebida deve ser eliminado da sua rotina alimentar. E isso não significa que você precisa abandonar seu leite com chocolate, na verdade é preciso fazer escolhas mais corretas e benéficas.

Alternativas saudáveis para substituir os achocolatados açucarados

O consumo do leite com chocolate não está comprometido por causa dos diversos malefícios oferecidos pelos achocolatados açucarados. Pelo contrário, com os produtos certos é possível alcanças uma versão muito mais saborosa e saudável da mesma bebida.

Em busca de resolver o problema do excesso de açúcar e tendo em vista que cada dia mais as pessoas tem se preocupado com essa questão do consumo de sacarose e vida saudável, algumas marcas desenvolveram alternativas bastante agradáveis para os consumidores de achocolatados que desejam modificar seus hábitos alimentares.

A primeira opção nesse caso é começar a fazer uso regular do cacau em pó, o principal ingrediente dos produtos de chocolate. Além de oferecer um sabor mais real da fruta, você ainda desfruta dos seus benefícios.

O cacau é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras. Além disso, possui as seguintes vantagens:

  • Melhora o humor;
  • Auxilia o bom funcionamento do intestino;
  • Promove a saúde cardiovascular;
  • É rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres);
  • Controla os níveis de colesterol e pressão arterial;
  • Beneficia pessoas com diabetes.

Outra opção de produto saudável e funcional com gosto de chocolate é o SuperCoffee Impossible Chocolate, um blend energético composto por superingredientes perfeitamente combinados que inseriu uma dose de cacau na sua fórmula para chegar a um sabor irresistivelmente delicioso.

SuperCoffee Chocolate é um produto prático e instantâneo que prova que uma alimentação saudável de verdade não precisa tomar muito tempo do seu dia. Além disso, também oferece inúmeros benefícios físicos e mentais para elevar sua performance sem abrir mão da saúde e da sensação de bem-estar.

Como ambos os produtos citados não possuem adição de açúcar, você tem a liberdade de escolher quanto (e se) vai adoçar. Nesse caso, é essencial dar utilizar os tipos de açúcar que possuem menor processamento, como o açúcar mascavo e o açúcar demerara.

O consumo de leite também é uma questão importante no preparo da sua bebida à base de cacau, opte por substituir o leite comum pelo leite vegetal que, por ser de origem vegetal, não possui colesterol nem gordura saturada. Outro ponto positivo é que o este leite apresenta baixo índice glicêmico.

A partir de agora você não precisa mais se preocupar em ter uma alimentação saborosa ou saudável ou prática, porque pode ter tudo isso e muitos outros benefícios realizando uma simples substituição nos produtos da sua dispensa.

 

Autor:
Caffeine Academy