7 de outubro de 2020
Os quatro compromissos: um guia para a liberdade individual

by:Clara Carvalho

Hoje vamos viajar no tempo!

Meados de 700 A.C. Tudo floresceu no México, na era da Mesoamerica uma capital impressionante, chamada Tollan, foi construída por um povo para lá de curioso: os TOLTECAS.

Eles eram conhecidos por serem uma das maiores e mais avançadas civilizações, criaram uma sociedade secreta dedicada ao 'modo de vida' de liberdade.

ESTILO DE VIDA, há muito tempo se fala de estilo de vida como chave para liberdade.

Eles acreditavam que a espiritualidade tem um caminho único para cada um de nós, que pode nos ajudar a encontrar a verdade interior e nos ajudar a adotar uma nova forma de viver - uma vida livre de limitações. 

Os mais experientes perceberam que a perspectiva da realidade da mente causa todos os sofrimentos e limitações em um ser humano. A ideia é que, com o tempo, o impacto da opinião de outras pessoas se tornou uma força muito forte nos hábitos que criamos em nossas vidas.

Durante esse processo, fizemos “acordos” em nossas mentes sobre quem e o que devemos ser. Com o passar do tempo, aprendemos a viver nossas vidas com base nesses acordos.

O que acontece é que as escolhas que fazemos agora são movidas pelas opiniões de outras pessoas do passado e não pelas que escolheríamos por conta própria.

"Your genetics load the gun. Your lifestyle pulls the trigger." - Mehmet Oz

Don Miguel Ruiz em seu livro “Os quatro compromissos” revela a fonte de crenças autolimitantes que nos roubam a alegria e criam sofrimentos desnecessários.

Eles são praticados a fim de romper as limitações criadas pelos outros para que possamos construir para nós uma vida mais feliz e consequentemente bem-sucedida, porque o sucesso reside nas coisas simples da vida.

 

Os quatro compromissos

1. Seja impecável com sua palavra

Este é o primeiro acordo para ser livre e feliz. Use palavras para transcender seu nível de existência - comece a usar as palavras da maneira certa, da maneira correta, positiva. É muito poderoso. Use palavras para compartilhar amor, paz, bondade. 

E você deve começar por você mesmo - diga afirmações em voz alta sobre o quanto você se ama e use palavras para se libertar de ideias antigas para espalhar negatividade ou fofocar sobre os outros. 

Use suas palavras com sabedoria para espalhar a verdade e o amor. Isso é algo muito antigo, porém, hoje em dia, é validado por diversos estudos científicos. A positividade move montanhas e ressignifica a forma de encarar a vida.

2. Não leve nada para o lado pessoal

Se você aprender a cumprir este acordo, poderá viajar pelo mundo com o coração aberto e ninguém poderá machucá-lo. Você vai superar o medo de ser ou de se sentir rejeitado ou abatido, sem culpa ou autojulgamento. 

Uma vez que você compreenda que é responsável apenas por suas ações e nunca por outras pessoas, dificilmente poderá ser ferido por comentários e julgamentos de outras pessoas. 

O que os outros dizem e fazem é a projeção de mágoa e sofrimento, precisamos incutir isso em nossas mentes conscientes. Então, você pode escolher seguir seu coração com paz interior e bem-aventurança e nada o afetará.

Se conseguir praticar os dois primeiros acordos, você quebra 75% dos seus sofrimentos, o que o faz sentir que está preso no inferno.

3. Não faça suposições

Cada um de nós tem a tendência de fazer suposições sobre tudo o que os outros estão fazendo e pensando. O problema com isso é que acreditamos que seja a verdade, o que, por sua vez, cria um veneno emocional com nossas palavras. 

Em vez disso, encontre coragem para fazer perguntas e expressar claramente o que deseja. Abra espaço para o que você realmente precisa, porque seu espírito flui facilmente através de você usando palavras para criar bondade e positividade em vez de veneno criado por suposições.

4. Sempre faça o seu melhor

É a ação dos três primeiros acordos. Fazer o melhor sempre ajuda você a viver a vida intensamente. Você será bom para os outros, será produtivo e sempre estará se entregando aos outros. 

É importante dar o seu melhor sem esperar recompensa, e fazê-lo porque gosta e adora fazer o que está fazendo. Você nasceu com o direito de ser feliz. Você não precisa provar nada para ninguém. 

Você está vivo e aproveita a vida que tem, isso é tudo que importa. Este contrato permitirá que você evite arrependimento, abuso e autojulgamento.

Fazer o seu melhor significa caminhar um pouquinho mais a cada dia. Entenda o impacto do "pouquinho": quando você se doa 1% a mais a cada dia você melhora 37x em um ano.

Lembra da fórmula dos juros compostos? O crescimento é sempre exponencial! Dar o seu melhor não significa ir ao extremo e sim a sua melhor versão a cada dia. Se você pode doar x, doe x, não se culpe por achar que não é suficiente.

Civilização antiga e tão expressiva, os toltecas deixaram todos esses conhecimentos de herança para os astecas, que os reverenciavam por terem uma civilização próspera e até alegavam descendência deles.

Com tantos elogios da maior tribo conhecida do México, com tantos feitos, é incrível como seus ensinamentos ainda valem até hoje. O mundo se tornou mais complexo, mas não podemos esquecer o simples: O simples bem feito é capaz de mover montanhas.

Quando esses acordos são compreendidos, as pessoas têm novas possibilidades na vida e ficam entusiasmadas com elas, particularmente nas áreas de felicidade, amor e respeito por si mesmos e seus relacionamentos. No entanto, as pessoas tendem a esquecer todos os desafios e obstáculos que a mente tem para viver apenas UM dos acordos. 

Don Miguel Ruiz, o grã-mestre da espiritualidade tolteca e do neo-xamanismo, aborda esses desafios, mas as pessoas se concentram nos próprios acordos e perdem outras informações importantes, o que pode levar à decepção, frustração e isso não funciona.

Por que é tão difícil de fazer? Com o passar dos anos não prestamos atenção em como nos expressamos e temos nossas próprias respostas automáticas. Isso é um hábito e, por isso, as expressões em nossas palavras, emoções, tons e atitudes não são nossas decisões conscienciosas. 

Mas não se preocupe, esses hábitos mentais não têm o poder de impedir o compromisso de adotar os quatro acordos, é só você não permitir.

Além disso, não se esqueça de que, como você já estabeleceu hábitos subconscientemente em sua mente, é muito difícil no início ser capaz de cumprir os acordos o tempo todo. Tudo na vida são hábitos!

Autor:
Clara Carvalho