18 de setembro de 2020
Lista completa de alimentos da dieta mediterrânea

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Existe uma dieta que promova a saúde e seja absolutamente deliciosa? Sim, e seu nome é dieta mediterrânea. Esta maneira de comer é carregada com grandes benefícios para a saúde e uma lista de comidas que vão te deixar com água na boca.

É uma dieta que pode atrair pessoas de diferentes idades e origens, não é muito cara de seguir e a qualidade das calorias é muito mais importante do que a quantidade de calorias.

Como é um típico café da manhã mediterrâneo? Varia de acordo com a região, mas no Líbano, por exemplo, um café da manhã clássico pode incluir grãos que sobraram como cevada ou trigo bulgur combinado com um toque de mel, frutas, canela e um pouco de leite de alta qualidade. Soa bem gostoso, né?

Há tantos alimentos saudáveis incorporados na pirâmide da dieta mediterrânea, incluindo muitos produtos frescos, juntamente com gorduras saudáveis, como o azeite de oliva e proteínas de alta qualidade, como os peixes selvagens.

O vinho tinto, rico em resveratrol, mesmo que não comumente, faz uma aparição. Quais alimentos não são permitidos na dieta mediterrânea? Também discutiremos isso e a lista provavelmente não o surpreenderá.

Lista de alimentos dieta do mediterrâneo

Qual é a lista de alimentos da dieta mediterrânea? Aqui está um resumo do que é normalmente permitido versus não permitido ao seguir este plano de dieta:

Permitido:

Legumes e frutas frescas

Nenhuma fruta ou legume estão fora dos limites no menu de dieta do Mediterrâneo. Algumas opções populares comumente consumidas na região do Mediterrâneo incluem tomates, berinjela, folhas verdes, alcachofras, brócolis, etc.

Gorduras saudáveis, especialmente azeite de oliva

Gorduras saudáveis estão no topo da lista de alimentos da dieta mediterrânea. O mais popular, de longe, nesta dieta é o azeite extra-virgem. Gorduras saudáveis, como o azeite, são uma excelente fonte de energia e também ajudam a mantê-lo satisfeito por mais tempo. Outra opção de gordura saudável popular com a dieta mediterrânica é azeitonas.

Nozes e sementes

nozes e sementes são outras grandes fontes de gorduras saudáveis, bem como proteínas. Amêndoas, nozes, sementes de abóbora, sementes de girassol, etc., são opções saudáveis. Procure por aqueles que não foram adicionadas de sal ou açúcar. Você pode comer pasta de amendoim na dieta mediterrânea?

Você pode com moderação, mas você pode querer verificar esses fatos de nutrição de pasta de amendoim em primeiro lugar e só consomem pasta de amendoim orgânica. Tahini (feito a partir de sementes de gergelim) tem uma consistência semelhante e é um item mais popular na lista de alimentos da dieta mediterrânica.

Ervas e especiarias

ervas e especiarias ricas em antioxidantes, como orégano, alecrim, hortelã e canela, são inclusões comuns que tornam as refeições muito mais saborosas e saudáveis também.

Frutos do mar

Os peixes selvagens, como o salmão, são a principal fonte de proteína nessa dieta para consumir pelo menos duas vezes por semana.

Legumes

Feijões, ervilhas e lentilhas são uma fonte saudável de proteína, bem como fibras na dieta mediterrânica.

Cereais integrais

Os cereais não estão proibidos nesta dieta, mas devem ser da mais alta qualidade e definitivamente de grãos integrais. Se você quiser continuar com uma lista de alimentos dietéticos com baixo teor de carboidratos, os grãos integrais serão uma parte muito pequena de sua dieta. Se você seguir uma dieta sem glúten, poderá incorporar grãos sem glúten.

Muita água fresca e quantidades limitadas de fontes de cafeína, como chá e café orgânico, também fazem parte da lista de alimentos dieta do mediterrâneo.

Permitido com moderação:

Laticínios de alta qualidade

O leite é permitido na dieta mediterrânea? Com moderação, laticínios de alta qualidade, como leite de cabra, queijo saudável e kefir ou iogurte rico em probióticos estão incluídos.

Aves e ovos

Opte por aves e ovos orgânicos e criados a pasto como fontes proteicas saudáveis.

Carne vermelha

A carne vermelha é consumida em ocasiões especiais e em pequenas quantidades. As opções incluem cortes magros de carne vermelha como cordeiro, alimentados com capim, que é um alimento popular do Mediterrâneo, e carne bovina, mas carnes com alto teor de gordura, como bacon e linguiça, devem ser evitadas.

Álcool

Um tipo de álcool comumente consumido com moderação nesta dieta é o vinho tinto. Esta é uma fonte de bebidas alcoólicas com benefícios conhecidos de saúde do vinho tinto, mas certamente não é uma obrigação ou uma razão para começar a beber se você atualmente se abstém de álcool.

Um copo de vinho tinto ao jantar é comum se aprovado pelo seu médico. Beber suco integral de uva roxo em pequenas quantidades às vezes é consumido como uma alternativa ao vinho.

Não permitido:

  • Carnes com alto teor de gordura e / ou processadas (como linguiça de porco e bacon)
  • Açúcar refinado
  • Grãos refinados
  • Óleos refinados
  • Alimentos altamente processados (incluindo fast foods)

Antes de fazer uma lista de compras de dieta mediterrânea, não se esqueça de se familiarizar com o que é uma escolha aprovada ou saudável nesta dieta, bem como o que deve ser evitado.

Opções saudáveis populares que você verá em uma pirâmide alimentar da dieta mediterrânea incluem frutas frescas e vegetais, gorduras saudáveis como azeite de oliva, peixes selvagens, legumes, nozes, sementes, carnes alimentadas com capim e laticínios de alta qualidade como leite de cabra e iogurte.

As opções de alimentos aceitáveis podem facilmente atender às suas necessidades pessoais (sem glúten, por exemplo) com alguns ajustes.

Os alimentos dietéticos mediterrânicos a serem evitados incluem carnes processadas com alto teor de gordura / gordura, açúcares refinados, grãos refinados, óleos refinados, alimentos processados / fast foods e gorduras trans.

Seguir uma maneira mediterrânea de comer é verdadeiramente uma experiência agradável que estimula alimentos integrais, frescos e saudáveis que são deliciosos e satisfatórios, tornando-a uma dieta fácil de manter e demonstrada cientificamente como tendo benefícios incríveis para a saúde quando bem feita.

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências