19 de outubro de 2020
A relação entre longevidade e inflamação crônica

by:Clara Carvalho

Envelhecer.

O processo de envelhecimento é natural. A cada dia que vivemos estamos envelhecendo e precisamos desmistificar o ato de envelhecer. Envelhecer faz parte da vida, o divisor de águas é a forma como se envelhece.

  • O que é envelhecimento? 
  • O que causa isso? 
  • O envelhecimento pode ser interrompido ou mesmo revertido? 
  • A doença e a morte podem ser adiadas ou evitadas? 
  • Existe uma fórmula para longevidade?

As pesquisas científicas tem buscado cada vez mais respostas para essas questões com o intuito de melhorar a saúde e promover o bem-estar prolongado. A morte é certa, mas enxergar o envelhecimento como algo negativo é um grande erro.

Envelhecer não é um sinônimo de deterioração da estrutura e função do corpo e da mente. O tempo passa, o corpo muda, a taxa metabólica basal cai, a resposta imune se modifica, perde-se da densidade óssea, mas isso não significa perda de qualidade de vida. 

Embora existam alguns processos de envelhecimento que parecem afetar todas as pessoas, vamos juntos fazer uma analogia: Um carro ou uma máquina, com tempo de uso inevitavelmente irão se desgastar, a depender do dono, de quem cuida, o tempo pode até mesmo comprometer, mas não necessariamente terá piora do funcionamento e qualidade do produto.

O corpo humano funciona da mesma forma, a depender de como é utilizado, pode durar um tempo maior na sua melhor eficiência, mas se for exposto ao mau cuidado pode sofrer danos irreversíveis.

Uma das principais teorias atribui o envelhecimento ao dano oxidativo resultante do metabolismo. À medida que respiramos e nossas células produzem energia, o estresse oxidativo ocorre a partir dos radicais livres gerados a partir de moléculas altamente reativas, se ocorrer uma resposta antioxidante insuficiente. 

O envelhecimento, nessa perspectiva, é visto como um dano celular causado pelo processo metabólico. O aumento do estresse oxidativo resulta em inflamação crônica e essa inflamação é onde está o nosso problema.

A inflamação é uma resposta normal e saudável do corpo as bactérias, vírus e células danificadas. É assim que o corpo garante nutrição e imunidade em uma área que precisa ser tratada ou curada. 

O combate à infecção é considerado inflamação aguda. No entanto, ao longo do tempo, a inflamação crônica é uma inflamação silenciosa e de baixo nível que tem grande potencial para efeitos destrutivos e perigosos no corpo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e doença de Alzheimer, entre outras doenças do sistema nervoso, que refletem a inflamação de todo o corpo.

Embora existam muitos fatores que podem contribuir para a inflamação crônica, a nutrição, o estilo de vida, a falta de atividade física e o estresse tem uma influência significativa. 

Como tal, o que comemos pode contribuir diretamente para efeitos prejudiciais acumulados de respostas inflamatórias que podem não se manifestar em sintomas visíveis ou perceptíveis até muito mais tarde e o ato de envelhecer pode se tornar doloroso e negativo.

É possível fortalecer o sistema imunológico, aumentar a vitalidade e o bem-estar e retardar o processo de envelhecimento? Bom, terapias antioxidantes, abordagens anti-inflamatórias, reparo e rejuvenescimento celular, junto com mudanças no estilo de vida, têm mostrado resultados positivos no processo do envelhecimento saudável e na promoção da longevidade.

A expectativa de vida é uma medida estatística de quanto tempo se espera que uma pessoa viva em média. Já a longevidade refere-se a uma expectativa de vida relacionada a qualidade de vida e o significado conota vida longa ou prolongada, uma sensação de bem-estar permanente. 

A expectativa de vida humana aumentou no último século. Longevidade significa evitar ou tratar o envelhecimento prematuro e as doenças para uma vida prolongada mais saudável e gratificante.

Preservar seu corpo, cuidar do seu templo, buscar bem-estar holístico, garante um processo de envelhecimento natural e saudável, como deve ser.

 

Autor:
Clara Carvalho