25 de agosto de 2021
Como a psicoterapia pode promover sua saúde mental

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Cuidar da saúde mental é uma necessidade universal, contudo falar sobre a psicoterapia ainda é um tabu. Mesmo diante de tantas informações, ainda hoje circula a ideia de que contar com a ajuda de um terapeuta é algo destinado apenas para pessoas portadoras de doenças mentais ou, de acordo com o uso constante e equivocado de termos pejorativos, para “loucos”.

Quebrar os preconceitos em torno desse tipo de abordagem é um exercício contínuo dos profissionais da área, isso porque a terapia, além de ter caráter preventivo, diagnóstico ou curativo, também é utilizada para ajudar pessoas a entender sobre si mesmo, melhorar suas relações interpessoais, desenvolver hábitos mais saudáveis, entre outras questões.

Desta forma, qualquer pessoa, portadora ou não de transtorno mental ou de comportamento, pode precisar ou desejar realizar um acompanhamento psicológico em busca de cuidados com o seu bem-estar e equilíbrio emocional, além de uma melhor qualidade de vida.   

O que é psicoterapia?

Psicoterapia, ou simplesmente terapia, é um processo focado na resolução de questões emocionais a partir do diálogo, fazendo o uso de várias abordagens, conexões e ferramentas para que paciente e profissional construam um espaço seguro de expressão e análise dos pensamentos, ações e emoções.

Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar que enfrentamos constantemente, tais com:

  • estresse;
  • luto;
  • ansiedade;
  • trauma;
  • relacionamentos;
  • insegurança;
  • transição de vida e carreira;
  • divórcio;
  • vícios.

As sessões de terapia são momentos voltados para que você possa olhar para si e para os seus sentimentos, buscando entender melhor as suas emoções. Por isso, é importante relembrar que não é preciso ter um diagnóstico de doença mental ou transtorno psicológico para buscar ajuda terapêutica.

Para que serve a psicoterapia?

Como citamos, a psicoterapia serve para tratar questões emocionais, sejam de grande ou menor impacto, que afetam o comportamento, a rotina e, principalmente, o bem-estar de um indivíduo.

Dessa forma, a psicoterapia contribui para que o paciente consiga encontrar maneiras de relacionar-se consigo e com o mundo de forma mais agradável e saudável. Ela também é capaz de desenvolver o autoconhecimento, tornando-o capaz de perceber as suas qualidades e seu potencial individual, estimulando a valorização da sua própria essência.

Através da condução do tratamento adequado, a psicoterapia é capaz de restabelecer a saúde emocional, ajudando pessoas de todas as idades (e com diferentes questões emocionais) a ter uma vida mais feliz ​​e mais produtiva. 

Para quem a psicoterapia é indicada?

A psicoterapia é um método de tratamento psicológico dedicado a oferecer cuidados para diferentes públicos e perfis, desde o atendimento individual para crianças, jovens, adultos e idosos, até casais, famílias ou grupos que estão em sofrimento emocional.

Algumas pessoas procuram psicoterapia ao notar sinais de ansiedade, depressão ou estresse constante. Outras buscam ajuda após o diagnóstico de alguma doença crônica ou não, que esteja interferindo no seu bem-estar emocional ou físico. 

Problemas e sentimentos momentâneos também fazem parte da lista de situações nas quais as pessoas precisam de uma orientação que apoie a solução. Não há um limite bem definido de questões emocionais que a psicoterapia pode trabalhar, mas em geral, os mais comuns são:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Autismo;
  • Esquizofrenia;
  • Síndrome de Asperger;
  • Compulsão alimentar;
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
  • Transtornos de personalidade (Bipolaridade e Borderline, por exemplo);
  • Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
  • Estresse pós-traumático (TEPT).

No entanto, devido ao preconceito social que há muitos anos rodeia esse tipo de acompanhamento, e mesmo ciente da sua necessidade ou dos benefícios oferecidos pelo processo terapêutico, muitas pessoas ainda sentem receio ou vergonha em experimentar o processo como forma de auxiliar sua saúde emocional.

Por isso, se você tem dúvidas se deve ou não procurar um psicólogo, você realmente deveria ouvir a opinião de um profissional da área. A ideia de conversar com alguém sem ser julgado, por si só, é interessante para aliviar suas principais preocupações.

Tipos de psicoterapia

Existem vários tipos de psicoterapia e cada uma delas possui um direcionamento para ajudar o paciente a trabalhar seu problema. Mas você não preocupar em saber o tipo ideal para você, a partir de um primeiro contato com um psicólogo ele poderá orientá-lo quanto ao profissional certo para você.

A seguir, vamos abordar apenas alguns tipos de psicoterapia e suas abordagens: 

Psicanálise

Uma das mais conhecidas, a psicanálise trata-se de uma abordagem que trabalha profundamente o inconsciente em busca de respostas, insights e o autoconhecimento.

Junguiana ou psicologia analítica

Trabalha a partir da análise do pensamento, dos sonhos e do inconsciente em busca das respostas daquilo que te incomoda e reencontrar o caminho para a essência do paciente.

Psicoterapia Lacaniana

Essa é uma das terapias mais longas e analíticas dos pensamentos e comportamentos. Durante as conversas, o psicólogo tenta pegar os sentimentos, atos-falhos e outras coisas nas falas e conversas do paciente para encontrar a compreensão dos problemas. 

Psicoterapia Cognitivo-Construtivista

Além das questões emocionais, nessa terapia o profissional avalia o papel do sistema nervoso central em problemas aparentemente apenas psicológicos. Ou seja, ela é mais indicada para quem tem lesões ou outros danos cerebrais, como processos degenerativos.  

Psicoterapia Analítico-Comportamental

Ligada ao behaviorismo, a terapia busca observar e tratar as relações pessoais com o ambiente em que elas estão. Para isso, os reforços positivos são usados para criar mudanças comportamentais que atrapalham o autodesenvolvimento.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Nesse caso, o foco é modificar pensamentos disfuncionais - aqueles negativos e destrutivos - por meio da compreensão, entendimento das emoções e atitudes da pessoa.

Gestalt Terapia

Essa é uma terapia com foco no presente. Nela, os pacientes são analisados em relação ao meio em que vivem, amigos, família e trabalho, e suas atitudes nesse meio. E, apesar do terapeuta ouvir o cliente, ele está mais focado em seus gestos e expressões.

Psicodrama

Geralmente em grupo, essa terapia trabalha a partir da encenação do seu problema, no qual o grupo discute e avalia como cada um se sentiu no processo. Não necessariamente você precisa participar das encenações, mas ainda assim pode observar e trabalhar essas questões.

Psicoterapia infantil

É voltada para especialmente para crianças, criando um espaço seguro para trabalhar angústias, inseguranças, medos e traumas.Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos, como jogos e atividades que estimulam e tratam as questões de forma mais próxima, para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes

8 benefícios da psicoterapia

Falar sobre saúde mental hoje é fundamental, seja na sua vida pessoal, em relacionamentos ou no âmbito profissional. Até aqui, já deu para perceber que a psicoterapia é uma prática altamente benéfica para tratar sua saúde emocional de forma adequada.

Através da psicoterapia, você ainda pode conquistar:

  1. Autoconhecimento;
  2. Autocontrole;
  3. Inteligência emocional;
  4. Reconhecimento de habilidades;
  5. Novos propósitos;
  6. Relações mais sólidas;
  7. Empoderamento pessoal.

Onde procurar um psicólogo?

Iniciar um acompanhamento psicológico é mais simples do que você imagina. Além dos tradicionais consultórios de psicologia, você também pode recorrer aos atendimentos virtuais. Ambos vão oferecer o que precisa, mas cada um da forma mais adequada a sua rotina.

Hoje, o que não falta são plataformas que conectam psicólogos e pacientes. Você pode escolhê-lo por geolocalização, especialidades, preços por sessão, avaliações e muitos outros critérios. Algumas delas são:

  • Zenklub;
  • Vittude;
  • Telavita.

Agora que você já sabe que pode contar com a ajuda de um terapeuta para tratar questões “simples” ou complexas da sua rotina, priorize sua saúde e bem-estar por completo e escolha somente o melhor para você.

Para te incentivar ainda mais nesse processo de autodescoberta e autodesenvolvimento, preparamos um e-book completo para desbloquear todo o potencial da sua mente. Baixe agora!

 

Autor:
Caffeine Academy