1 de outubro de 2020
5 dicas para incluir a leitura nos hábitos

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Quantos livros você já leu esse ano?

Se a resposta for “nenhum”, seguida da justificativa “não consigo gostar de ler” ou “não tenho paciência para leituras longas”, este blogpost é para você e nós precisamos falar sobre isso!

Como já citamos tantas outras vezes, gostos também são hábitos. Claro que existem diversas atividades que fazem parte do nosso cotidiano que nem precisamos planejar para sentir o prazer em realizá-las.

Mas quem disse que com a leitura não pode ocorrer a mesma sensação? Além de aumentar seu nível de conhecimento e ser um hábito altamente saudável, a leitura traz diversos benefícios para seu cérebro e para sua vida, alguns deles são:

  • Melhora o funcionamento do cérebro;
  • Reduz o estresse;
  • Estimula a criatividade;
  • Evolui a escrita;
  • Amplia o vocabulário;
  • Incita o senso crítico;
  • Favorece a empatia;
  • Ajuda a dormir melhor.

Além disso, é impossível alcançar a alta performance se você não ampliar sua consciência. Entender como seu corpo funciona, abrir a mente para novas perspectivas, adquirir novas habilidades e se aprofundar no autoconhecimento são partes essenciais no processo de autodesenvolvimento.

Não se muda aquilo que não se conhece. Daí a importância de realizar um trabalho que garanta o autoconhecimento, pois se você não conhece a si mesmo não tem clareza para saber o que gosta realmente e o que deseja para sua vida.

Quando você dá um verdadeiro mergulho no seu interior e também analisa com maior clareza e senso crítico tudo que te rodeia, se torna capaz de fazer escolhas mais conscientes e, consequentemente, mais assertivas.

São tantos benefícios que fica difícil não pensar em incluir a leitura no dia a dia. E essa não é uma tarefa difícil, basta focar nos pontos certos para que essa prática deixe de ser uma crença limitante e, a longo prazo, se torne um hobby.

Sendo assim, separamos 5 dicas essenciais para incluir a leitura nos hábitos:

1. Selecione assuntos que te atraem

O primeiro passo para começar a incluir a leitura na sua rotina é definir o que você realmente gosta. Busque temas e formatos que te chamem a atenção, opções não faltam.

Você pode começar com a leitura de livro de romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda ou religiosidade, por exemplo. Autores ou títulos famosos também podem servir de guia nesse primeiro momento.

Outra opção para iniciar sua leitura diária pode ser através de notícias, artigos, blogs, revistar, jornais, entre outros. Lembrando que cada livro ou conteúdo deve ser especialmente analisado para lhe trazer algum tipo de incentivo seguido de benefícios.

2. Estabeleça uma meta de leitura

Os hábitos são formados a partir da repetição, ou seja, quanto mais você repete um determinado comportamento, mais automático esse comportamento se torna e mais reforçado fica o caminho que ele utiliza para comunicar a você que deve se manifestar.

Então, você precisa tratar a leitura como uma obrigação a ser cumprida e conciliada com as suas atividades diárias. Inicialmente você pode estabelecer algumas metas para realizar essa atividade, como ler X quantidade de páginas todos os dias.

Por exemplo, se o livro tem 300 páginas e você deseja lê-lo em um mês, dívida a quantidade de páginas por 30 dias. Nesse caso, você deve ler 10 páginas diariamente, dessa forma não se torna uma atividade cansativa, você conseguirá organizar melhor sua rotina e as próximas leituras.

Ler por X minutos (sem distrações) todos os dias em determinado horário também é uma estratégia efetiva. Sem horário específico para ler, seu cérebro não se acostuma com esse hábito e acaba sempre esquecendo ou buscando meios de procrastinar.

 


3. Tenha sempre um livro com você

Se você é daqueles que não tem tempo para nada e acha que não tem espaço sobrando para leitura, afirmamos que essa é só mais uma desculpa para se limitar.

Se você carrega sempre um livro com você, seja físico ou eBook, pode se dedicar a leitura em alguns momentos pontuais do seu dia, como:

  1. Àquela hora no transporte público indo para casa ou para o trabalho;
  2. Quando chega mais cedo em um compromisso;
  3. Enquanto espera por alguma coisa;
  4. Durante a pausa para o almoço;
  5. Antes de dormir.

A companhia de um livro sempre será produtiva. Uma dica bacana para quem deseja economizar espaço e diminuir o peso é investir em um Kindle, assim você terá muitas opções de leitura quando e onde quiser.

4. Busque novidades

A curiosidade é um forte aliado para incentivar seu hábito. Visite livrarias, físicas e online, e veja outros títulos fora da categoria que você se dedicou lá no item 1. Ler o resumo de capas que lhe chamam atenção pode despertar seu desejo de se aprofundar mais naquela história desconhecida.

As indicações vindas de pessoas próximas também são uma ótima forma de aumentar sua lista de leitura. Além de te apresentar a diversas obras e gêneros, essas trocas podem fortalecer e criar novas relações sociais e também incentivar que esse hábito se torne uma paixão.

5. Tenha paciência e não desista

No início vai parecer chato, difícil e cansativo, mas se você persistir nunca se permitirá gostar com naturalidade. Seja paciente com a sua leitura, não foque sua atenção no tamanho daquele livro, daquela matéria no jornal ou revista que te chamou a atenção.

O mais importante no processo de criação desse hábito é ler com calma para absorver e se sentir envolvido, não para acabar logo e sentir que sua missão foi cumprida. Estabeleça seu ritmo e evolua gradualmente.

Por fim, tirar um tempo para ler um pouco todos os dias, seja um livro impresso ou digital, jornal ou revista, só traz benefícios. Agregue essa prática a seu cronograma de atividade e logo conseguirá desfrutar dos prazeres e expansões decorrentes da leitura.

Autor:
Caffeine Academy

Referências