9 de novembro de 2020
3 suplementos para saúde masculina

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O mês de novembro é marcado pela campanha de incentivo a prevenção da saúde masculina. Isso porque, em geral, os homens costumam ser mais displicentes quando se trata de cuidados com o próprio organismo, corpo e mente.

Por conta da grande preocupação com a carreira, família e o estilo de vida corrido, cada vez mais pessoas manifestam doenças precocemente. Contudo, preconceito, a vergonha e as barreiras culturais ainda mantêm os homens longe dos consultórios médicos.

Assim, o intuito do Novembro Azul é ressaltar a importância de zelar pela saúde masculina como um todo, encorajando o acompanhamento médico regular e principalmente, a realização de exames preventivos no combate a doenças que atingem os homens, em especial o câncer de próstata.

E como estamos abordando a temática sobre saúde masculina, vamos falar um pouco sobre as principais doenças que atinge esse público e os melhores suplementos para garantir melhor qualidade de vida a longo prazo.

Principais doenças que acometem a saúde masculina

Apesar das últimas gerações experimentaram o maior aumento de expectativa de vida da história, a diferença entre a longevidade de homens e mulheres quase não foi reduzida.

Segundo dados de pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), os homens vivem entre 5 a 7 anos a menos que as mulheres.

As três principais causas desse fato estão relacionadas a:

  1. Genética
  2. Hormônios
  3. Ocupação e comportamento

O terceiro ponto é o mais preocupante, pois a rotina de maus hábitos praticados pelos homens é a principal causa das doenças que os acometem, entre elas:

Doenças cardiovasculares - infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral estão entre as principais causas de morte no Brasil e a maior incidência é entre os homens. Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e alguns hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo e sedentarismo.

Câncer de pulmão - maior parte dos casos diagnosticados (90%) está associada ao hábito de fumar, atingindo duas vezes mais homens do que mulheres uma vez que este é um comportamento bastante associado a masculinidade.

Além das patologias decorrentes do comportamento social masculino, há um número elevado de casos de câncer de próstata, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre homens.

E apesar de ser considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, quando diagnosticado no início, tem 90% de chances de cura.

Além disso, sua prevenção se dá por meio do exame de toque, que ainda sofre muita resistência por questões de preconceito e pouco conhecimento sobre o tema. Por isso, para garantir uma vida longa com mais saúde é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente a partir dos 40 anos.

Mas vale ressaltar, que além do acompanhamento de profissionais da saúde regularmente, é preciso muito mais para manter a saúde masculina em equilíbrio. Parte dessa busca pelo bem-estar devem ser atrelados a hábitos mais saudáveis.

Praticar atividade física, eliminar vícios nocivos a saúde, alimentar-se adequadamente com produtos e suplementos que oferecem os nutrientes necessários para o corpo, ter um sono de qualidade e momentos de descanso são algumas das atividades que devem ser inseridas na rotina masculina com qualidade de vida.

 

3 suplementos para saúde masculina

Os homens possuem necessidades nutricionais únicas que precisam ser levadas em consideração para otimizar sua saúde e a produtividade. O início da queda hormonal masculina já acontece em média aos 30 anos de idade.

Nesta idade já é clinicamente evidente a mudança nos níveis de testosterona, um hormônio que exerce mais de 200 funções anabólicas e de reparo, sendo que apenas uma dessas funções diz respeito ao apetite ou desempenho sexual.

Post relacionado: A importância da testosterona para saúde e disposição masculina

Com a queda da produção de testosterona, outras alterações metabólicas começam a ser perceptíveis, tai como:

  • Aumento da gordura corporal;
  • Diminuição da sensação de bem estar;
  • Disfunção Erétil;
  • Queda no desempenho sexual;
  • Maior risco de reação inflamatória corporal;
  • Maior risco de doença vascular cardíaca;
  • Declínio cognitivo;
  • Diminuição da massa muscular;
  • Suscetibilidade à depressão;
  • Aumento da perda óssea.

Sendo assim, conheça 3 suplementos ideais para manutenção continua da saúde masculina, atuando diretamente no aumento dos níveis de testosterona:

Zinco

O zinco é um mineral essencial e possui função em centenas de processos corporais. Ele está concentrado nos músculos, ossos, pele, rins, fígado, pâncreas, olhos e próstata, sendo um importante aliado do sistema imunológico.

Além de ajudar na proteção contra gripes, resfriados, conjuntivite e outras infecções, o zinco tem ação no tratamento de doenças mais graves, como artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia e, possivelmente, esclerose múltipla.

Esse suplemento também exerce efeito benefícios sobre vários hormônios, incluindo os hormônios sexuais e tireoidianos. Ele demonstra ser promissor no aumento da fertilidade tanto nas mulheres quanto nos homens, pode também diminuir uma próstata aumentada.

Como o organismo não produz zinco, nosso corpo depende de fontes externas para seu suprimento. Ele pode ser encontrado no formato de cápsulas, mas também é abundante nas carnes, no porco, no fígado e nas aves, ovos e frutos do mar (especialmente as ostras). Queijos, feijões, nozes e gérmen de trigo também são outras boas fontes.

Vitamina D

A vitamina D é um pró-hormônio que associado ao paratormônio (PTH), atua como importante regulador do metabolismo ósseo, podendo influenciar também o sistema imunológico.

A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.

Pessoas com níveis mais altos de vitamina D no sangue apresentam um risco menor de sofrerem ataque cardíaco, câncer de próstata, câncer de cólon, esclerose múltipla e outras complicações de saúde. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é necessário de 5 a 10 minutos sob a luz solar, todos os dias, permitindo que seu rosto, braços e pernas sejam expostos à luz ultravioleta a fim de sintetizar a vitamina D.

Contudo, alguns alimentos, especialmente peixes gordos (salmão, atum, cavala, arenque, sardinha) são fontes dessa vitamina, porém representam apenas 10%, os outros 90% são obtidos através da síntese cutânea após a exposição solar.

Contudo, a suplementação generalizada de vitamina D também não é indicada e deve passar pelo acompanhamento de profissionais para que seu consumo seja regulado pelas quantidades recomendadas por faixa etária e a suplementação feita de acordo com a necessidade.

Magnésio

O magnésio é cada vez mais procurado como suplemento alimentar, uma vez que é importante para o nosso organismo por proporcionar maior produção de energia e para o desenvolvimento da estrutura óssea, melhorando o funcionamento de todo o metabolismo.

O Magnésio atua em diversos processos, como o transporte, produção e absorção de proteínas. Ele também facilita as reações enzimáticas e está associado ao fortalecimento dos ossos porque é responsável pela fixação do cálcio no nosso corpo.

Esse suplemento também é capaz de promover a saúde cardiovascular e o funcionamento das células nervosas. O bem-estar físico e mental, o combate o envelhecimento precoce, o melhor funcionamento do coração e o incentivo à produção de serotonina está entre seus inúmeros benefícios.

O magnésio é um mineral muito abundante nos organismos vivos, mas também pode ser encontrado em capsulas concentradas e até mesmo em alimento, como como espinafre, legumes, nozes, grãos e sementes, porém, em concentrações diferentes.

As doses recomendadas de magnésio variam de acordo com idade e sexo, por isso é necessário realizar um acompanhamento médico antes de iniciar a ingestão deste suplemento.

Por fim, fica claro que cuidar da saúde masculina é essencial para conquistar a longevidade de forma produtiva e saudável. Conscientizar-se e cuidar-se é um ato de amor próprio.

Autor:
Caffeine Academy