2 de setembro de 2020
Como identificar e viver seus valores pessoais

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O que faz você se sentir bem? Não estamos falando de prazeres momentâneos, como tomar um sorvete ou completar um circuito de corrida em tempo recorde, mas sim de características ou comportamentos específicos que lhe proporcionam maior satisfação pessoal.

Muitos de nós fomos ensinados que existe uma receita geral para a felicidade: relacionamentos que prezamos, trabalho que desfrutamos, bens que conquistamos, anulando os valores emocionais e espirituais que contribuem para manter nosso bem-estar diário.

Viver por seus valores pessoais parece fácil na teoria, mas sua prática requer uma paciente auto-observação dos seus atos, assim como uma gradual mudança de hábitos.

Por exemplo, analisando os últimos 7 dias, quantas vezes você se sentiu bem consigo mesmo por estar focado em fazer as coisas que realmente são importantes para você?

Talvez você não consiga se lembrar de ao menos uma e isso pode significar que você está tão ocupado agradando as outras pessoas que nem sabe quais são seus valores verdadeiros.

Ou seja, você não está aproveitando seus dias para fazer escolhas que o deixem feliz ou que causem grande impacto na sua vida a curto ou longo prazo, mesmo que não façam sentido para outras pessoas.

Mas não precisa se preocupar, muitos de nós não vivem consistentemente de acordo com nossos valores. Assim, preparamos um mini guia de como identificar e viver de acordo com seus valores pessoais e se sentir melhor consigo mesmo.

O que são valores pessoais?

Pense nos valores pessoais como as qualidades que são a própria essência de você, as qualidades que você está expressando quando se sente mais à vontade, quando vive em seu eu autêntico.

Em outras palavras, valores pessoais são as coisas que realmente importam para nós de forma que se tornam fundamentais para alcançar uma vida mais plena, harmoniosa e feliz. Resumindo, podemos dizer que valor é aquilo que nos satisfaz.

Talvez você esteja se perguntando: Como identificar meus valores pessoais?

Cada pessoa tem uma maneira própria de se comportar e se relacionar. Essas particularidades são desenhadas ao longo da vida do indivíduo, com base em todas as experiências vividas por ele e nas interpretações atribuídas a cada momento.

Desta forma, os valores pessoais podem ser bem diferentes de uma pessoa para o outra. Por exemplo, você pode valorizar a honestidade e acredita que deve ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros sempre que possível.

Acha importante dizer o que realmente pensa e quando você não fala, provavelmente se sente desapontado consigo mesmo. Da mesma forma em que pode valorizar a bondade e aproveita as oportunidades para ajudar outras pessoas, dedicando seu tempo e recursos em prol de causas dignas.

Esses são apensas dois exemplos de valores pessoais que são capazes de influenciar positivamente em sua vida, gerando a sensação de bem-estar, felicidade e conquista pessoal já que suas ações estão completamente alinhadas com seus valores.

 

Como definir seus valores pessoais

Se você não consegue definir com clareza quais são seus valores pessoais, pode começar respondendo à pergunta que fizemos no início desse blogpost. Outros questionamentos que podem auxiliar nesse processo de descoberta são:

  1. O que é importante para você na vida?
  2. O que te inspira?
  3. Que tipo de história te deixa com raiva?
  4. Que tipo de comportamento te faz sentir desapontado?
  5. O que você deseja mudar sobre o mundo ou sobre você mesmo?
  6. Do que você mais se orgulha?
  7. Quando você se sente muito feliz?

Use essas respostas como guias para descobrir seus valores pessoais. Por exemplo, se você se sente muito feliz quando se reúne com pessoas queridas, você provavelmente valoriza a amizade ou a espontaneidade.

Mas se as histórias de preconceitos te deixam com raiva, você talvez valorize a empatia ou a justiça. Se você é inspirado por ativistas como Martin Luther King Jr., talvez você valorize a coragem ou a integridade, ou talvez seja justiça ou paz.

Enfim, a lista de valores pessoais é extensa e precisa ser criada com base nas suas próprias experiências e personalidade. Separamos alguns valores que podem lhe ajudar no processo de auto reconhecimento:

  • Amizade
  • Amor
  • Aprendizagem
  • Aventura
  • Bondade
  • Confiabilidade
  • Coragem
  • Criatividade
  • Determinação
  • Empatia
  • Espontaneidade
  • Honestidade
  • Humildade
  • Independência
  • Integridade
  • Inteligência
  • Justiça
  • Liberdade
  • Paz
  • Riqueza
  • Respeito
  • Saúde
  • Segurança
  • Simplicidade
  • Sinceridade
  • Sucesso

IMPORTANTE: na definição dos nossos valores pessoais não existe certo ou errado.

Como priorizar seus valores pessoais

Depois de criar a lista, é importante priorizar seus valores, isso ajudará você a se aproximar ainda mais da definição do que é importante para você.

Sua lista geral pode ter valores pessoais dissemelhantes, como amor, independência, saúde, justiça, sucesso e muitas outras coisas. Mas se você colocar "saúde" no topo da sua lista, por exemplo, saberá que estabelecer uma rotina regular de exercícios e manter bons hábitos alimentares deve ser uma prioridade para você.

Portanto, reserve algum tempo para reordenar os itens da sua lista. Se sentir dificuldades para ordená-los, use o sistema de pontuação e classifique-os de 1 a 10 atribuindo valores que sejam mais importantes para você.

O ideal é que você viva de acordo com todos os valores da sua lista, mas que limite seu tempo com os valores do final da lista, garantindo o empenho de mais energia e dedicação para as coisas que terão maior recompensa em sua vida, o topo da lista.

Como viver seus valores pessoais

Por fim, a parte mais importante do processo:

  • Como viver seus valores com integridade e usá-los para tomar decisões?
  • Até que ponto você está vivendo cada um desses valores agora?
  • Quais as novas maneiras para viver seus valores com mais ousadia ou com ainda mais profundidade e significado?

Como falamos anteriormente, seus valores pessoais devem servir como base para que você viva com propósitos claros. Mas viver seus valores é mais do que os grandes objetivos de longo prazo, é também sobre as pequenas decisões do dia-a-dia.

Comece a observar dia após dia se o seu estilo de vida, se as coisas que você faz diariamente estão em sintonia com o que você mais valoriza. Caso não estejam, você precisa começar a estruturar mudanças graduais para viver em harmonia com a sua lista de valores pessoais mais importantes.

Use seus valores pessoais para estabelecer metas. Comece fazendo uma lista de ações adequadas para colocar esses valores em prática, anote todas as possibilidades mesmo que você ache que não tem recursos para executar.

A tomada de decisões de acordo com seus valores pode ser um processo mais complicado, já que nem sempre é fácil alinhar suas ações com seus valores. A força do hábito ou a atração da gratificação imediata, são poderosas o suficiente para nos fazer esquecer essas boas intenções e agir de maneiras que não refletem nossos valores.

Para contornar essas reações e viver mais conscientemente de acordo com seus valores, você precisa lembrar-se a todo instante o que busca para não perder o foco. A ausência de um lembrete diário de qual é o nosso objetivo, promove um retorno aos padrões de vida.

Assim, crie o hábito de ler sua lista de valores pessoais ao menos uma vez ao dia ou mantenhas os principais valores sempre ao alcance dos seus olhos, esse processo ajudará a lembrar quais seus propósitos sempre que você se encontrar desviado.

Post Relacionado: Como inserir um hábito na sua vida

Outro método de viver mais seus valores, é reservando um minuto da sua manhã para pensar em como pode viver seus valores naquele dia. À noite, faça check-in para ver como você se saiu e quais ações gostaria de realizar no dia seguinte.

Ao fazer essas mudanças, você sentira o impulso de energia e alegria que o viver dos valores traz, promovendo uma rotina de satisfação e bem-estar emocional, espiritual e até físico.

Autor:
Caffeine Academy