2 de outubro de 2020
Mindset: entenda o que é e como buscar o domínio sobre ele

by:Bruno Army

Vou começar esse artigo relatando uma situação que acabou de acontecer comigo. Já havia recebido diversos pedidos para falar mais sobre esse assunto, mas só agora decidi escrever esse texto porque hoje pela manhã pude refletir sobre a importância dessa habilidade na minha vida em situações desafiadoras que surgiram no meu caminho recentemente.

Uma situação inesperada aconteceu: depois de ter escrito um artigo completo sobre mindset, a página de publicação acabou travando e eu perdi por inteiro todo o esforço empenhado por mais de 1 hora...

Gostaria de levantar um questionamento. Diante dessa situação, qual seria o seu comportamento?

A) Levantar da cadeira com raiva, xingar tudo que aparece em sua frente, culpar o mundo pelos acontecimentos da sua vida e não fazer mais nada por conta desse pequeno imprevisto.

B) Levantar da cadeira, respirar fundo e agradecer por ter mais uma oportunidade de fazer um trabalho ainda melhor: ter uma ótima oportunidade de exercer as habilidades do mindset do crescimento.

Você já deve estar entendendo sobre o que se trata o mindset, não é mesmo?

Mindset, por definição, é um termo usado para descrever a maneira com que as pessoas pensam a respeito das suas habilidades, talentos, comportamentos e a forma como encaram as situações da vida.

Traduzindo de maneira literal para o português, chegamos à palavra mentalidade. Podemos, então, afirmar que mindset é a forma como nós mentalizamos as situações da nossa vida.

Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Ao longo desse texto, você vai entender sobre cada um deles e ter dicas práticas de como pode melhorar ainda mais a sua mentalidade.

Mindset fixo

Pessoas com esse tipo de mindset acreditam que suas habilidades, talentos, comportamentos, escolhas e a consequência dos seus atos são inatas ao ser humano.

De maneira geral, é o mindset utilizado por pessoas que sempre optam pela lei do menor esforço em todos os seus relacionamentos e são mais resistentes ao encarar o desconhecido.

Pessoas com esse tipo de pensamento são mais resistentes à mudança, demoram para tomar decisões que estão claras na sua cabeça e o único motivo para isso é a forma como enxergam e lidam com possíveis “falhas”.

Mindset de crescimento

As pessoas que possuem o mindset de crescimento acreditam que as coisas são passíveis de melhoria a partir da prática. Essas pessoas enxergam as falhas como uma oportunidade de crescimento.

Enquanto as pessoas que estão fixas em padrões de pensamento estabelecidos pela sociedade acreditam que falhas são permanentes – o que leva ao insucesso, incapacidade, carência, esquecimento e uma distração profunda que acaba tirando as rédeas da própria vida de suas mãos.

Consegue identificar qual o seu mindset?

Pessoas com um mindset fixo, quase sempre, acabam vivendo uma vida medíocre, não descobrem o que é felicidade, amor, não conseguem crescer na vida por correr dos desafios e vivem em um completo estado de mediocridade. Essas pessoas recebem feedbacks como uma forma de critica pessoal ao invés de receber como uma oportunidade para corrigir padrões errados.

Infelizmente, esse padrão de comportamento e pensamento é o mais comum na atual sociedade. Isso é derivado de uma série de padrões comportamentais, que foram impostos por um modelo de sociedade com valores invertidos.

Pessoas com mindset fixo são mais suscetíveis a escolher caminhos que não precisam de muito esforço. Por que, afinal de contas, se os nossos talentos são fixos, por que buscar melhorá-los? Por que mesmo tentar viver novas experiências?

Post relacionadoAs armadilhas do ego que impedem o seu crescimento.

As pessoas mais bem-sucedidas, que mais admiramos, são as que possuem o mindset do crescimento. Ela são mais ávidas a escolher caminhos mais difíceis e trabalham duro para conseguir trilhá-los com maestria, pois sabem que o resultado no final é bastante compensador.

Não leve a expressão bem-sucedida apenas ao sentido financeiro. Costumo dizer que o sucesso é alcançado pelas pessoas que conseguem descobrir que a felicidade é uma escolha e não uma consequência, que o amor é algo próprio e está dentro de nós, e não precisamos de nada a mais para existir. Têm sucesso as pessoas que tomam decisões pensando no que a faz bem, no presente e não ficam presas ao futuro.

Pessoas de sucesso são as pessoas presentes (mindfulness) que não sofrem com o excesso de futuro (ansiedade), muito menos com o excesso de passado (depressão). Elas assumem as rédeas da própria vida e buscam sempre uma saída para qualquer desafio ou imprevisto que acontece, são pessoas que decidem se jogar em novos desafios com amor e confiança que tudo vai dar certo.

 

Uma vez, quando pequeno, escutei uma frase que fez parte da minha construção e de maneira recorrente costumo me recordar:

“Tolos são o que dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros.”

Você deve estar sentindo um frio na barriga depois de ler lido tudo isso, né? Mas não se preocupe, vamos te ensinar a como mudar o seu mindset:

  1. Faça as melhores escolhas pensando no que te faz bem no momento, se preocupando com o agora e o amanhã não tem como dar errado;
  2. Nunca tome uma decisão com base na lei do menor esforço, as recompensas mais satisfatórias estão escondidas no desconhecido da vida;
  3. Acredite que tudo é capaz de ser resolvido quando trabalhamos duro por isso;
  4. Nunca desista dos seus sonhos;
  5. Por mais difícil que pareça ser o obstáculo na sua frente, lembre-se sempre da sabedoria da água: ela nunca discute com um obstáculo apenas o contorna;
  6. Fique longe de pessoas gananciosas, afinal de contas, a ganância do homem é o grande causador dos maiores desastres;
  7. Não foque apenas nas conquistas mensuráveis, esteja sempre atento aos prazeres intangíveis da vida e escute a voz do seu coração.

Entenda que a vida é uma jornada de desenvolvimento contínuo e é para isso que estamos aqui. Então, esteja sempre preparado para enfrentar os seus desafios com algo que te torne imparável.

É comum termos medo das coisas “fáceis” da vida, acabamos ignorando as oportunidades de sermos felizes que estão ao nosso redor a todo tempo. Lembre-se que a felicidade é apenas uma questão de escolha e que ela é mais fácil do que achamos que deve ser.

Foi com esse objetivo que desenvolvemos o SuperCoffee 2.0 para ser seu maior aliado na busca da sua melhor versão.

Só existem dois caminhos para o desenvolvimento, o da dor e o do prazer. Cabe a você escolher qual é o ideal.

Autor:
Bruno Army