1 de outubro de 2020
Leitura: uma janela para o mundo

by:Clara Carvalho

Conhecimento é poder.

Warren Buffett já foi questionado sobre a chave do sucesso, ele apontou para uma pilha de livros próximos e disse: “Leia 500 páginas como esta todos os dias”. É assim que o conhecimento funciona, ele se acumula, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas eu garanto que muitos de vocês não o farão.

Em seu recente documentário da HBO, Becoming Warren Buffett, ele diz: "Eu provavelmente ainda passo cinco ou seis horas por dia lendo". E ele não está sozinho. Aqui estão apenas alguns bilionários, ícones e artistas de alto desempenho que tornam a leitura a maior parte de seus dias:

  • Mark Zuckerberg - pretende ler um livro a cada duas semanas. Ao longo de 2015, Mark Zuckerberg criou essa meta, para motiva-lo e agregar valor ao seu momento de leitura, Mark criou o “A Year of Books” (Um ano de livros), uma comunidade na rede (Facebook) para discutir os livros que lia.
  • Bill Gates - lê um livro por semana ou cerca de 50 livros por ano
  • Elon Musk - é outro leitor voraz e, quando perguntado como ele aprendeu a construir foguetes, ele simplesmente disse: "eu leio livros".
  • Mark Cuban - empresário, investidor, autor, que ainda é dono de um time de basquete, os Dallas Mavericks, já disse publicamente que lê mais de 3 horas por dia.
  • Oprah Winfrey - é famosa por seu clube do livro e é conhecida por ser uma leitora ávida

Para ler, para ter incentivo para pegar um livro, você precisa começar pelas razões: Por que devemos ler?

Pense primeiro os motivos pelo o qual você lê, lembra do que falamos sobre hábitos? Ache o seu porquê. Lemos por prazer, por educação ou por perspectiva. Tudo depende do que você quer naquele momento de vida.

Formas de leitura:

1. EDUCAÇÃO

  • Leia para aprender.
  • Leia para obter conhecimento. 
  • Desenvolva seu poder de razão ou julgamento.
  • Leia em preparação para a vida. 
  • Teste seu conhecimento tomando decisões maduras.

A beleza da leitura é: "você pode usar os poderes adquiridos nos livros para viver melhor e fazer algo pelas pessoas ao seu redor" - Malcolm X.

Eu nunca irei para a guerra. Eu nunca vou comandar um exército. Eu nunca vou passar um tempo na prisão. Essas são, no entanto, experiências potencialmente valiosas. Para simpatizar com os outros, eu deveria saber algo sobre como são essas coisas.

Eu vou perder um ente querido. Eu serei alvo de uma piada. Eu serei ridicularizado. Eu serei o homem mais burro de uma sala. Eu serei machucado por um ente querido. Eu machucarei os sentimentos de alguém. Vou ter meus sentimentos feridos. Eu vou morrer. 

Para me preparar para essas experiências, posso ignorá-las ou posso me preparar pelo tipo de educação que os livros podem oferecer. Posso tomar uma decisão que signifique vida ou morte para alguém de quem me importo. 

Posso ser chamado a dar minha opinião sobre um assunto importante. Eu posso me encontrar defendendo os fracos. Devo me preparar e os livros são a maneira mais eficiente de fazê-lo, fora de, talvez, a experiência prática. Obter experiência prática, no entanto, nem sempre é possível. Para preencher a lacuna, devo ler.

Post relacionado: 5 dicas para incluir a leitura nos hábitos

A educação leva à autoconfiança

É somente quando você lê o suficiente que sabe quem você é. Então, você pode se tornar você mesmo, finalmente. Somente uma vez que você se torna você pode ser um benefício para outras pessoas. 

O processo de se tornar você mesmo exige autoeducação. Você deve conquistar seus próprios demônios, sua própria sombra. Só então você pode compartilhar isso com o mundo.

Como você se prova? Como você saberá quando estiver pronto para compartilhar? Como você saberá quando for educado o suficiente para contribuir? Use livros para testar a si mesmo. Quanto maior o livro, maior o teste. 

Você conhece e entende mais do que seu vizinho sobre isso? Você pode usar o livro como uma ferramenta para resolver seus próprios problemas? Se a resposta for sim, você tem algo a oferecer ao mundo. Os educados empunham livros como os guerreiros empunham espadas.

 

Quem se educa evolui

O tipo de educação que você lê pode ser uma vantagem evolutiva. A leitura nos permite imaginar as coisas antes que elas aconteçam. Dessa forma, podemos nos preparar para o que ainda pode vir. 

Nossa sobrevivência não depende de ser a mais forte, a mais rápida ou a mais durável. Nossa sobrevivência contínua depende de sermos os melhores planejadores, os mais imaginativos. 

Contamos com nossa capacidade de imaginar o que poderia acontecer e, em seguida, decretar um plano para sobreviver. Use sua vantagem evolutiva. Ler é imaginar. A leitura é prática no planejamento criativo.

O livro é um professor com paciência

Você já teve um professor paciente? Talvez você tenha. Se você tem, você é abençoado. Escreva hoje e agradeça.

Você já teve o benefício de tempo infinito, acesso ilimitado e um suprimento infinito das mentes mais brilhantes que o mundo já conheceu? Sim, mas se você não está lendo, está deixando esses professores sentados em salas de aula vazias e dando palestras para cadeiras vazias. Os livros são os professores mais pacientes. Aproveite-os.

Educar-se é prazeroso

Como é ler um livro e entendê-lo? Você se sente inteligente. Quando foi a última vez que alguém te chamou de inteligente? Se já passou mais de uma semana, talvez você precise ler mais. 

Talvez a melhor pergunta seja: quando foi a última vez que você se chamou de inteligente? Se você não consegue se lembrar, precisa ler. Não estou falando de vaidade. Estou falando da leitura para ter a capacidade de superar todos os dias com a cabeça erguida, não importa o que aconteça, porque você sabe que contribuiu e você contribuirá mais porque está melhorando. Esse é um sentimento poderoso.

2. PERSPECTIVA

Leia para entender o estado das ideias. Leia para ajustar a maneira como olha o mundo. Leia para entender como duas pessoas, lugares, coisas ou ideias interagem.

Leitura para perspectiva

A perspectiva diz respeito a três coisas:

  1. seus próprios pensamentos; 
  2. como você vê os pensamentos de outras pessoas; 
  3. como você vê a maneira como dois ou mais conjuntos de ideias interagem.

Perspectiva é como o mundo aparece. Sua formação, experiência, conhecimento e sabedoria influenciam a perspectiva.

Como a leitura e a perspectiva se cruzam?

A leitura está disponível como um exercício para obter conhecimento, testar sua perspectiva, reexaminá-la para as revisões necessárias e implantar uma nova perspectiva para resolver problemas ou simplesmente aproveitar mais a vida.

A leitura também informa como você vê a perspectiva de outra pessoa. A perspectiva deles é baseada no conhecimento ou na ignorância? Você pode ajudá-los a melhorar sua perspectiva ou eles relutam em mudar?

Estes são todos os problemas que a leitura pode resolver.

Conexões dão sentido à vida. A leitura faz você sentir que experimentou algo pessoal. Quando uma ideia sobre a qual você leu aparece na vida, você tem a impressão de ter experimentado isso antes. Isso dá mais significado à sua leitura e sua vida.

Histórias. A vida é uma história.

Quando você pega um livro e começa a ler, se é um livro bom, você se vê envolvido na história. Descobrir o que acontece a seguir se torna um desejo que você aproxima um pouco mais da realização toda vez que vira a página. 

O interesse dos seres humanos pelas histórias é natural. É universal. Queremos que as histórias sejam contadas ou lidas para nós assim que tivermos idade suficiente para entendê-las e o desejo durar até a morte. Existem poucas frases mais poderosas do que "conte-me uma história".

Algumas histórias existem há milhares, senão milhões de anos. Eles foram refinados com o tempo e agora são escritos para torná-los mais acessíveis, mas muitas das grandes histórias começaram com a tradição oral.

De maneira semelhante, nossas vidas se desenrolam como histórias. Um evento acontece após o outro e, às vezes, podemos até reconhecer uma conexão entre dois eventos. Perceber essas conexões e tentar entendê-las também é instintivo. Fazemos isso sem ter que pensar sobre isso.

A mudança de perspectiva ocorre quando você percebe que as histórias que lê são realmente parte da única história verdadeira, a história de nossa vida.

  • Histórias são uma preparação para o desenrolar de nossas vidas

Ao ler e entender a trama de um autor, tornamos nossa vida mais significativa. Começamos a ver como as histórias dos autores estão relacionadas à história de nossas próprias vidas. Com um pouco de esforço, podemos começar a ver como as histórias universais, que estão vivas há anos, ainda estão sendo vividas por nós hoje.

Nossas conexões com as pessoas ao nosso redor são enfatizadas porque reconhecemos que suas histórias devem ser semelhantes às nossas. Nossas conexões com nossos ancestrais são enfatizadas porque reconhecemos que os problemas que enfrentaram são semelhantes aos que ainda encontramos. Compreendendo o impressionante poder da história, aprendemos que não estamos sozinhos.

  • Personagens são imagens espelhadas de nosso estado interno

Os personagens que encontramos são reflexos de nós mesmos. Eles nos mostram como seríamos no espelho se você tirasse a carne e os ossos. Os personagens que encontramos são um reflexo de nossos estados mentais internos.

Você realmente conhece tão poucas pessoas na vida. Hesitamos em compartilhar nossos estados mentais honestos. Ironicamente, hesitamos em compartilhar esses estados com pessoas de quem gostamos. 

A leitura pode preencher essa lacuna. A leitura pode fornecer estados mentais aos quais você não estaria familiarizado. Pela sua experiência de leitura, você pode entender que as histórias dos personagens não são diferentes das suas.

Veja a leitura como uma ferramenta para aprimorar sua perspectiva. Use a leitura para aprender como seus estados mentais se olham no espelho. Use a leitura para entender que sua busca pessoal de compreensão é única, mas não um empreendimento solitário.

Outros fizeram a jornada antes de você e viveram para contar sobre isso. Eles são rotulados por suas atividades: autores, artistas, filósofos e músicos. Deixe a história ajudar a alinhar sua perspectiva em relação à sua busca. Eles encontraram uma saída criativa para expressar suas emoções e ansiedades. Nosso objetivo é encontrar o mesmo

O homem moderno precisa de livros

Nós somos modernos. Lidamos com o imenso poder fornecido pela tecnologia e com o nosso lugar em uma sociedade que avança rapidamente. Parte de ser moderno é admitir que você não tem certeza de onde pertence, quem é e o que se espera que faça. Para se engajar no processo de chegar a um acordo com essas realidades modernas, você deve ler.

Em “Como ler literatura como um professor”, Thomas C. Foster explica, “toda cultura tem seu próprio corpo de mito que pode explicar coisas que outras disciplinas não podem”. Esta é uma das publicações mais significativas para se dedicar. 

A filosofia moderna está muito comprometida com a semântica para ser a resposta. A literatura é agora a maneira como aprendemos a lidar com nossa situação moderna. Vejamos três exemplos:

Você pode criar mundos

Eu quero que você tente algo. Primeiro, leia este parágrafo até o final para ter uma ideia. Depois feche os olhos. Mantenha-os fechados por um minuto ou contanto que você possa poupar e imaginar um novo mundo. Qualquer mundo novo que vem à mente está bem. Não há regras. Com o que se parece? Como é isso? Você pode cheirar alguma coisa? Gosto? Use todos os seus sentidos.

Agora, quero que você pense realmente sobre esta questão: o que você imagina é menos real do que os programas de televisão que assistiu ontem à noite ou o filme que você viu uma semana atrás? É mais real? De que maneira?

Com este exercício, espero que você perceba a diferença entre ter algo impresso em sua mente com efeito visual e algo que você precisa trabalhar para imaginar. Essa distinção é importante porque é fácil cair na armadilha de deixar que outras pessoas criem o mundo para você. Cuidado com o quanto você se deixa influenciar por influências sedutoras que dominam seu pensamento criativo através do impacto direto nos sentidos.

  • As palavras também criam mundos

Wittgenstein nos ajuda a levar nossa discussão um passo adiante. Ele diz que um novo idioma é potencialmente uma nova maneira de viver. Wittgenstein quer que você renasça, mesmo que apenas por um momento, em todos os livros dos quais você aprende algo. 

Para nossos propósitos, isso significa que a linguagem e as palavras têm um efeito criativo. Eles nos mostram como viver e nos incentivam a adotar um novo modo de vida inspirado nas palavras que lemos.

  • Por que isso é importante para nós e para Wittgenstein? 

Quando você lê, os mundos são revelados a você. Se você entende a escrita e acredita nisso o suficiente, pode decidir que o mundo, ou alguma parte do mundo, vale a pena trabalhar para trazer à existência. Sua imaginação faz de você um participante ativo do mundo. Você começa a influenciar seus pensamentos em vez de fazê-los influenciar você.

  • Como você decide qual mundo dar vida?

Na grande escrita, uma nova maneira de ser é revelada. Se você escolher, poderá tornar essa existência sua. Os leitores sabem que "eu" vale a pena viver. A ideia por trás de uma educação em artes liberais é equipá-lo com a capacidade de decidir quais mundos valem a pena trazer à existência e quais não são.

Sem livros, muitas de nossas experiências são descobertas ao acaso. A natureza imprevisível de nossos dias dificulta o cumprimento de nosso potencial criativo. Não se reduza a floatsam e jetsam transportados pelas ondas da vida cotidiana. Em vez de ser um vaso passivo, influencie seus pensamentos expondo-se proativamente a novas ideias.

3. PRAZER

Leia o que você gosta. Leia para se divertir sem se preocupar com nenhum ganho secundário. O único foco que você conhece é o seu próprio divertimento, diversão ou diversão.

Lendo por prazer

“Os livros são o entretenimento perfeito: sem comerciais, sem baterias, horas de diversão por cada dólar gasto. O que me pergunto é por que todo mundo não carrega um livro para aqueles pontos inevitáveis da vida” - Stephen King.

Muitos de nossos professores e escolas falharam conosco. Eles tiraram a diversão da leitura, tornando-a uma tarefa. NOSSA QUE GAFE! Se eu te "obrigasse" a ver filmes, seriados na Netflix que não casam com sua vontade, com seus interesses, provavelmente o canal seria deixado de lado por você.

Quando professores obrigam o estudante a ler eles falham. Na verdade, eles deveriam ter nos mostrado outro lado da leitura. O lado que faz da leitura uma forma superior de entretenimento.

Na hierarquia, a diversão está no topo. Ler é divertido. Diversão é a primeira razão para ler. Se você tiver sorte, não precisará de outro motivo. Se você sempre lê por diversão, não dá trabalho. Você trabalha bastante. 

Você precisa de liberação. Ler é liberar. Faça o seu primeiro objetivo divertido. Se você acha que não está aprendendo nada porque está lendo por diversão, está enganado. O aprendizado virá.

Primeiro passo é trazer a diversão e em seguida orientação - nunca OBRIGAÇÃO. Obrigar é afastar. É criar crenças ilógicas e sem sentido algum.

Por que a leitura é divertida?

Eu poderia oferecer um apelo emocional aqui. Os livros cheiram muito bem. O cheiro deles traz de volta memórias. As palavras deles lembram um pai ou avô perdido. Você pode ter sido lido quando criança. Essas são boas razões para ler, mas não são a principal razão.

  • Experimente novos mundos

A leitura é divertida, porque lembra que existe uma parte do mundo que você ainda não viu. Novos mundos são feitos em livros. Se você tivesse o poder de viajar a qualquer momento, para qualquer lugar que desejasse, sem sair do conforto da sua sala, você o usaria? Se você responder sim, deve ler. Livros são dispositivos de viagem no tempo. Livros são transporte. Os livros são introduções pessoais aos maiores pensadores.

Os livros são exercícios para os seus sentidos

Você quer experimentar as vistas, sons, cheiros e gostos que o mundo oferece. Os livros ajudam você a experimentar o que seus sentidos devem desfrutar em novos lugares. Os livros apresentam novas sensações. 

Eles também fornecem palavras para que você possa compartilhar a sensação. Escritores são observadores interessados, eles têm testado e nomeado sensações a vida inteira. Um livro é a maneira de um escritor compartilhar sua sensação.

  • Ler é praticar estar presente

Estar presente é estar vivo. Estar vivo é divertido, certo? Você já tentou ler sem estar presente? Se você está distraído, não consegue ler. A leitura não deixa escolha para você. Você estará presente e divirta-se.

  • Ler é um prazer mais difícil

Nem todo prazer vem de tarefas fáceis. Ler é um prazer mais difícil. É um prazer mais difícil, mas pode ser divertido entender algo que requer toda a sua atenção e esforço. Como um exercício difícil que rasga as fibras musculares para fortalecê-las, a leitura de materiais difíceis prepara o cérebro para enfrentar tarefas mais difíceis. Você já se sentiu satisfeito por ir além dos seus limites físicos? Isso é divertido. Experimente o equivalente mental. Ler.

  • Leia para rir

Às vezes, você pode até ler para rir quando uma risada é o que você precisa. Livros entregam. Se você permitir, os livros lerão sua mente e fornecerão exatamente o que você precisa. 

Você já riu do que leu? Se você respondeu não, você deve experimentar. Se você respondeu sim, compartilhe o quanto é divertido nos comentários ou com um amigo. Há um livro para todo senso de humor.

  • Leia para prazer social

Há prazer social na leitura. Pegue seu livro favorito no metrô. Deixe as pessoas verem você ler. Sua leitura comunica às pessoas ao seu redor algumas coisas sobre quem você é. Você é um leitor. Você lê apesar do que os outros possam pensar ou dizer. Você aproveita seu tempo na terra. Mostre quem você é.

Compartilhe o que você lê também. Como uma rosa bem regada, não pode esperar para mostrar sua flor, você não pode esperar para compartilhar o que leu. Antes de você não ter nada para compartilhar, você deve ter pensado. Agora, com a leitura, você tem uma biblioteca inteira para compartilhar.

Walt Whitman diz que "contemos multidões". Verdade. Uma multidão de interesses, uma multidão de desejos, uma multidão de pensamentos. Tudo o que fazemos é em multidões. Os livros satisfazem algumas dessas multidões sendo elas próprias multidões. 

Um dia, quando acordamos, podemos ter um interesse muito diferente daquele que tínhamos no dia anterior. Os livros existem para satisfazer essas multidões da maneira mais eficiente que podemos imaginar. Os livros satisfazem multidões, não no nível superficial, mas com profundidade suficiente para saciar nossa sede.

Multidões são o oposto de monotonia.

  • Leia para nunca ficar entediado

Eu nunca conheci um leitor entediado. Estar entediado é o oposto de diversão. Um dia você pode se aposentar. Você pode ter um dia sem nada planejado. Um dia, você pode precisar fugir da vida cotidiana. 

Alguns dias eu brinco sobre querer um galpão no quintal sem nada nele. Um lugar onde eu posso ir e sentar. Algumas pessoas têm casas de férias ou acampamentos de veados. Todos esses são "lugares próprios". Os livros podem ser o seu “lugar próprio” até você conseguir um de verdade. Então, quando você compra um livro real, pode levar seus livros com você.

Existem limites para o seu poder?

É uma ideia ocidental que o homem não tem limites, exceto aqueles que ele auto-impõe e para tornar essa ideia real, o homem ocidental escreveu muitos livros. Entregue-se a esse poder.

Mas o problema é que o leitor ocidental moderno não é o escolhido, ele não tem poderes ou habilidades especiais. Ele não ouvirá nenhuma voz ordenando que ele aja de alguma maneira especial.

Ele é, em vez disso, abençoado com o mesmo poder que todos os outros. O poder de influenciar seus próprios pensamentos. A única questão é se ele escolherá usá-lo.

A leitura revela o poder da imaginação. A nova perspectiva adquirida pelo uso seletivo ativo da imaginação altera a vida. Leia para saber como criar mundos e depois como escolher quais você traz para a existência. Leia para entender que você pode influenciar ativamente seus pensamentos e, ao fazê-lo, trazer à existência o mundo que você escolhe imaginar.

Talvez não seja suficiente apenas ler e seguir em frente. Talvez o que Wittgenstein, Hesse e Wordsworth estejam sugerindo seja que devemos viver o que lemos e deixá-lo funcionar em nossas vidas. Ler, refletir, pensar e agir.

Comece a definir onde quer chegar e descubra seu próprio caminho.

Autor:
Clara Carvalho