23 de fevereiro de 2021
O otimismo é a medicina que a gente precisa

by:Giovanna Zattar

Depois de quase um ano de incertezas, notícias ruins, colapso de sistemas de saúde, mortes, vacina, guerras políticas e ideológicas, desemprego, e por aí vai (é melhor parar por aqui, né?), aos poucos, a gente começa a se acostumar com o loop de pensamentos ruins.

Ativamos o nosso mecanismo interno de defesa, pois tendemos a achar que a qualquer momento pode existir um ataque. Um terceiro ponto ruim é o efeito dominó: quando estamos em um loop de pensamentos e acontecimentos negativos, o nosso entorno sente. 

As pessoas ao nosso redor sentem. A nossa saúde sente. E é disso que eu quero falar hoje.

Existem toxinas que a gente cria e recebe sem perceber. E, de repente, surge essa cadeia de acontecimentos desagradáveis: piores decisões, má alimentação, sono irregular, tempo de isolamento indeterminado, mais estresse… Dias piores, semanas piores, mais ansiedade, e mais uma pitada de estresse.

Depois que tudo isso foi gerado, o quão simples é identificar e sair pela tangente com o mínimo de efeitos colaterais? Recentemente eu ouvi essa frase de um médico que trabalha com a Medicina do Estilo de Vida: 

“A nossa sociedade está inflamada. Estamos criando organismos inflamados.”

Depois de muita reflexão e junção das peças do quebra-cabeça, vem o óbvio: essa inflamação é sistêmica! Se somos seres vivos, a gente se conecta com a energia, com os elementos e alimentos da natureza, e não o contrário. 

Então, o pensamento negativo, os alimentos processados, refinados, cheios de química e açúcar, os metais pesados, a luz azul de telas por horas do dia nos nossos olhos, a falta de contato com a natureza e a poluição ao redor, o isolamento social, o estresse no trabalho, tudo isso contribui para estarmos em jornada de inflamação.

Então, qual é a solução para esse problema?

Pesquisas apontam que o otimismo pode atuar como um remédio curativo e protetor para a saúde física e mental durante tempos difíceis. O otimismo? Sim! A parte desafiadora: aprender a entrar no loop positivo, quando tudo nos puxa pro lado contrário, conforme eu trouxe antes.

Mas, vamos por partes! Aqui, primeiro iremos mergulhar nos benefícios provados pela ciência que o otimismo causa na nossa saúde e, em seguida, mostrar algumas maneiras estratégicas que podem te ajudar a plantar uma nova perspectiva e colher recompensas de longo prazo!

O otimismo aumenta a longevidade

Um estudo de 2019 publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que o otimismo está relacionado a uma expectativa de vida de, em média, 11-15% mais longa. 

Também foi associado a maiores chances de atingir a longevidade centenária - de viver até 90 anos ou mais. Curiosamente, a ligação otimismo-expectativa de vida era forte, inclusive quando os pesquisadores levaram em conta fatores como status socioeconômico e comportamentos de saúde, como o uso de álcool.

O otimismo melhora a saúde cardiovascular

Uma meta-análise de 2019 de 15 estudos publicados no JAMA Cardiology mostrou que o pensamento positivo sobre o futuro estava, também, associado a uma redução de até 35% no risco de doenças cardíacas e na redução do risco de morte.

O otimismo induz o lado esquerdo ou direito do nosso cérebro a entrar em dominância

  • Lado esquerdo, o lado da lógica, da ação, da defesa. 
  • Lado direito, o lado da criatividade, da tranquilidade e da emoção. 

Quando induzimos o nosso organismo a estar sempre em um sistema de alerta, principalmente em um âmbito mais negativo e de pensamentos ruins, estamos ativando o nosso sistema nervoso simpático a entrar em ação, preparando-se para reações de luta ou fuga. 

Ele é responsável por aumentar a nossa frequência cardíaca e pressão arterial, libera adrenalina e assim por diante. Isso é ruim? Não só não é, como é necessário! O problema é quando ele entra em dominância o tempo inteiro e em um contexto negativo: estresse, ansiedade e desgaste emocional. 

Na contramão, temos o sistema nervoso parassimpático, responsável por fazer com que o corpo volte para o seu estado de calma, de equilíbrio. Quando ele atua, o organismo descansa! Assim, a respiração, as ideias, a digestão, o sono, tudo isso funciona melhor.

Isso tudo faz sentido para você? Vamos resgatar o que eu falei no início: quando entramos em um loop negativo, fica cada vez mais difícil sair dele. A nossa saúde é diretamente impactada e de maneira sistêmica. 

Provavelmente você já identificou, em algum momento da sua vida, o quanto o negativismo reverbera em tudo: de repente, as coisas começam a dar errado. Você recebe mais notícias ruins, toma decisões erradas, ingere mais álcool e açúcar, e por aí vai. E aí, a sua saúde responde: desequilíbrio hormonal, piora na digestão, no sono, etc.

Agora, o questionamento: por que não me ensinaram isso na escola? Não, não foi só com você! O sistema de ensino nos ensina coisas incríveis, mas no geral, o modelo é muito mais orientado para o "o que" - determinada fórmula matemática; determinada teoria; determinada lei física e não o "por que". 

Indo além, inúmeras coisas que a gente aprende são cobradas no vestibular e só. Muitos dos conhecimentos aprendidos não são usados em nenhum outro lugar. E se aprendêssemos mais sobre o que é de fato ser saudável? Ou, quem sabe, como induzir a nossa mente a ter pensamentos mais positivos e a controlar as emoções?

Enfim, essa conversa fica para outra hora! Para finalizarmos, eu quero te trazer dicas para você implementar, aos poucos, e começar hoje mesmo! 

 

1. Sair do loop do estresse!

Eu acredito muito na abordagem da Medicina Funcional de primeiro tirar o que é ruim para, depois, adicionar o que é bom. Não adianta você querer plantar um vegetal orgânico em um solo pobre e contaminado. Não adianta você entregar algo bom para um organismo inflamado! Primeiro a gente precisa limpar e tirar as toxinas.

Aonde você acredita que está a causa do seu estresse? É o ambiente de trabalho? É um relacionamento pessoal negativo? É sua casa que está sempre bagunçada? É a sua alimentação ruim, mas, viciante ao mesmo tempo?

Identifique o que é elimine o quanto antes! Pouco adianta você introduzir a meditação pela manhã se, por 10h do dia, você estiver inserido em um ambiente profissional que te faz mal.

2. Buscar por experiências que fazem o tempo passar devagar

Aqui você já sabe. Você sabe que qualquer tempo despendido na frente de telas faz com que a vida passe rápido, e o tempo despendido com quem você gosta, em contato com a natureza, com a meditação, faz com que ele dure uma eternidade. O tempo é relativo mesmo!

E, quando proporcionamos experiências assim para o nosso organismo, o otimismo vem. A imaginação flui, as ideias e os pensamentos se acalmam. Lembra do sistema parassimpático? Então!

 3. Manter a saúde na sua agenda

Quando foi que enraizamos o hábito e a crença de ter na agenda somente os compromissos e entregas ligadas ao trabalho e a coisas que precisamos entregar para os outros? 

Você já parou para pensar que essa pode ser a causa para ouvirmos tanto e repetidas vezes a frase "eu não estou praticando atividade física / cozinhando o meu alimento / dormindo mais cedo / fazendo coisas pela minha saúde porque não tenho tempo!"?

A saúde tem que estar na sua agenda sim, e precisa estar distribuída ao longo do dia. Nós não deveríamos trabalhar por horas sem nenhum momento de pausa. Estudos, inclusive, já mostram que isso não funciona. 

A pausa é importante para oxigenarmos o cérebro, memorizarmos o que passou e voltarmos ao ponto de equilíbrio. Depois da pausa, a gente até volta com mais energia. Essa pausa pode ser de 5min, que você pode destinar à meditação e à reflexão, ou também de um tempo maior, onde você simplesmente sai para correr no parque.

Felizmente, estamos cada vez mais construindo uma cultura de trabalho onde a entrega é muito mais importante que o número de horas realizadas. Por isso, foque no que te torna mais produtivo, com mais energia, eu garanto que tudo isso vem de uma saúde mais equilibrada.

4. Ter disciplina para ressignificar o pensamento ruim

Eles vêm, lógico que eles vêm! E continuarão vindo. Nós não vivemos em um conto de fadas. As notícias e emoções ruins, assim como os desafios e momentos de ameaça surgem e podem ser vistos como crescimento. 

O importante aqui é entendermos a nossa reação frente a eles. Você com certeza conhece alguém que fez uma tempestade de uma situação e outra pessoa que parou, analisou, e ressignificou a mesma situação.

Um problema pode ser tornar um problemão, assim como, também, pode ser só um probleminha. Você escolhe!

Por isso, no momento que o pensamento negativo vier, independentemente de qual for, respire por alguns segundos, lembre-se que você está em um contexto repleto de inúmeros motivos para sorrir, tenha disciplina e se pergunte: ele é mesmo do tamanho que eu estou enxergando agora? Será que eu não posso torná-lo menor e pensar em uma solução?

É complexo, mas é simples! O importante é você pensar em ser 1% melhor a cada dia, que é o que nós vivemos falando na Caffeine Army e na Serena!

Na Serena, nós desenhamos uma jornada personalizada junto a uma equipe interdisciplinar para você viver a sua saúde todos os dias, e não em momentos pontuais ao longo do ano para tratar sintomas.

Então, queremos te mostrar, cada vez mais, que a sua saúde é uma jornada diária e que se inicia de dentro para fora. E sim, tudo começa pelo nosso mindset!

Agora te convido para assistir esse IGTV no qual eu explico e reforço os inúmeros pontos que tratamos no decorrer desse blogpost.

Autor:
Giovanna Zattar