24 de junho de 2021
Produtividade sem distrações: review do livro “Trabalho Focado”

by:Caffeine Academy

Quem nunca começou a trabalhar em algo e logo em seguida deu uma pequena parada para responder um e-mail ou visitar uma página aleatória na internet. O celular vibra e uma nova notificação ganha sua atenção, logo você aproveita para dar uma olhadinha nas redes sociais.

Parecem pausas rápidas, mas quando se dá conta, horas já se passaram e você não conseguiu produzir praticamente nada! O ritmo de vida atual é cheio de distrações e, cada vez mais, nos mantemos multitarefas, dividindo um pouco da nossa atenção para diferentes situações.

O resultado disso, é a crescente dificuldade que temos em sermos produtos e realizar grandes trabalhos, fazendo atividades de qualidade com máxima concentração. E foi com base nisso que o escritor Cal Newport desenvolveu a obra “Trabalho Focado: como ter sucesso em um mundo distraído”.

Neste livro, o autor explana sobre o quanto a sua produtividade (ou a ausência dela) podem influenciar no seu sucesso profissional e até mesmo pessoal. Dentre os conceitos definidos por Newport na obra, a diferença entre trabalho focado x trabalho superficial também recebe destaque. 

Enquanto o primeiro é capaz de proporcionar enormes benefícios, inclusive na vida pessoal, o segundo é classificado como as tarefas que executamos de forma distraída, que não precisam de muito foco.

Newport também apresenta o conceito de “Deep Work”, título original da obra, e estabelece 4 regras para se adotar um trabalho focado e transformá-las (as regras) em hábitos. Continue lendo e saiba como ter mais foco nas tarefas exigidas no seu dia a dia.

Conceito de “Deep Work”

Em “Deep Work”, o autor Cal Newport, debruça-se sobre este estilo de vida moderno em que todos somos obrigados a estar ligados e permanentemente disponíveis, mergulhados em múltiplas conexões.

Para ele, a máxima concentração é a capacidade de nos mantermos focados, sem distrações, em uma tarefa cognitivamente exigente, para obtermos os melhores resultados de produtividade em menos tempo.

“É esta aptidão que gera a produtividade e lhe dá a sensação de realização genuína. Em resumo, a concentração máxima é uma espécie de superpoder na nossa economia cada vez mais competitiva.”

Cal Newport acredita que o trabalho focado, baseado na concentração máxima, está se tornando uma atividade cada vez mais rara e quem souber dominá-la conseguirá alcançar resultados extraordinários em quase todas as profissões. 

Na segunda parte do livro, encontramos um plano de ação rigoroso, baseado em regras que irão transformar a sua mente e os seus hábitos de modo a aperfeiçoar a capacidade notável da concentração, em vias de se extinguir no mundo caótico em que vivemos.

As 4 regras para o trabalho focado

1. Fuja das distrações

Segundo o autor, a força de vontade é algo limitado, por isso é preciso adotar algumas estratégias que possam contribuir para a maximização do seu trabalho focado. A estratégia consiste em identificar e ritualizar sua escolha para se tornar um hábito, tais como:

  • Desligar-se completamente do mundo, eliminando todas as distrações presentes;
  • Alternar longos períodos de isolamento para trabalho com períodos de “tempo  livre” para se concentrar em outras coisas;
  • Agendar trabalhos focados, nos mesmos dias e horários.

2. Invista no ócio criativo

A todo tempo estamos expostos a distrações. Aqui, Cal Newport fornece a técnica da “meditação produtiva” que consiste em pensar de forma profunda no seu tempo improdutivo.

“O objetivo da meditação produtiva é aproveitar um período em que você está ocupado fisicamente, mas não mentalmente – andando, correndo, dirigindo, tomando banho – e focar sua atenção em um único trabalho específico.”  (Cal Newport)

Para essa técnica dar certo, é preciso reconhecer que ela requer prática. Comece iniciando-a em momentos que de outra forma seriam improdutivos para considerar um problema que você precisa cuidar sem deixar a mente mudar de assunto.

  1. Abandone as redes sociais

As novas tecnologias são um passatempo que consome um enorme tempo de nossas vidas. O primeiro passo é identificar quais delas criam “sucesso e felicidade em sua vida profissional e pessoal”. 

Após essa análise, esteja presente somente naquelas que oferecem mais benefícios para sua vida como um todo, agregando valor no seu conhecimento ou produtividade. Caso não encontre motivos sólidos para manter um perfil ativo, faça um teste e fique longe por 30 dias.

Depois dos 30 dias de isolamento das redes sociais, faça você mesmo as seguintes perguntas: Esses dias teriam sido melhores se eu estivesse utilizando as redes sociais? Alguém se importou pelo fato de eu não estar utilizando-as?

“Se der à sua mente algo significativo para fazer durante todas as horas de vigília, terminará o dia mais satisfeito e começará o próximo mais relaxado do que se a deixasse mergulhar por horas na navegação semiconsciente e não estruturada da rede.” (Cal Newport)

  1. Monte um calendário

Para o Cal Newport, não se pode passar mais de quatro horas em um estado de verdadeira profundidade, ou seja, no trabalho focado. Ele lista as vantagens de programar o seu dia, e uma delas é que você consegue determinar quanto tempo gasta em atividades superficiais, que envolvem participação em reuniões e/ou responder e-mails.

Para determinar esse tempo gasto, você pode agendar tudo o que você faz. O ideal é criar um cronograma no início de cada dia, definindo tanto as tarefas de trabalho como as tarefas pessoais, e determinando quanto tempo será gasto em cada atividade.

Para quem o livro é indicado?

O livro “Trabalho Focado” é indicado para todas as pessoas que desejam conquistar mais foco em tarefas cognitivas complexas, principalmente aquelas que se distraem facilmente com as mídias sociais e outros meios tecnológicos de fácil alcance. 

Ele também é indicado para quem deseja conhecer métodos efetivos que implicam no aumento da produtividade diária, tanto profissional quanto pessoal.

Principais ideias do livro “Trabalho Focado”

  • Ser multitarefa não é bom para produtividade. Isso porque, ao mudar da primeira tarefa na qual estava sendo executada para outra, a nossa atenção continua ligada à primeira tarefa;
  • É necessário se dedicar um trabalho focado pois ele eleva as suas habilidades criativas ao máximo;
  • Aquilo que você escolhe se concentrar exerce uma força na suas atitudes e progressos futuros;
  • Quando você perde o foco, sua mente tende a fixar no que poderia estar errado na sua vida ao invés de se concentrar no que está dando certo.

Por fim, com base nos conceitos defendidos por Cal Newport, podemos concluir que se você realiza uma tarefa e sem terminá-la, começa outra, você não conseguirá se desligar totalmente desta primeira, e com isso o seu nível de atenção cai, afetando a sua produtividade.

Assim, uma produção quantitativa com alto nível de qualidade, requer um longo período de trabalho focado realizando apenas uma tarefa por vez, sem que haja distrações. Esta pode ser a chave para desenvolver a habilidade de manter o foco e concentração rumo ao sucesso.

 

Autor:
Caffeine Academy