10 de dezembro de 2020
Staycation: novo estilo de férias?

by:Clara Carvalho

O que você vai ler aqui:

Final de ano sempre nos lembra folga e uns dias de férias, não é mesmo?

Bom, quer você esteja trabalhando para si mesmo ou para uma empresa, tirar uns dias de descanso fora da cidade nem sempre é possível e viável.

É comum ouvirmos expressões, como: "Tenho muitas obrigações" ou “Não há tempo suficiente!" ou "Não há dinheiro suficiente".

Apesar das adversidades, existem momentos em que a PAUSA é necessária. Em tempos normais, essa é uma realidade muito comum. Mas, falando de 2020, a situação se agrava!

Esse ano foi totalmente atípico, vivemos uma pandemia, uma dura realidade. Depois de tantos meses difíceis, a necessidade de parar um pouco é algo vital para todos nós.

Para encontrar uma mudança de perspectiva, basta descansar, refrescar-se, renovar relacionamentos, construir experiências, saborear a vida, não é preciso ir para muito longe.

O que é staycation?

O termo staycation é uma mistura de stay (ficar) e vacation (Férias). Pra começar, queria dizer que ele é sim considerado muito mais econômico que uma viagem convencional e igualmente recompensadora.

Essa proposta alcançou popularidade nos Estados Unidos durante a crise financeira de 2007/2010 e em período semelhante no Reino Unido, quando a libra tornava as férias no exterior significativamente cara e que as férias dos sonhos ficavam nos planos.

Em 2020 o tema voltou a ser comentado pelo mundo a fora devido a pandemia da Covid-19. Quando imaginamos a parte mais feliz de nossas férias, nos imaginamos tomando coquetéis de coco em um bar descalço ou deitados em uma praia deserta.

Mas você sabia que a parte mais feliz das suas férias realmente acontece muito antes de você pisar em seu destino?

De acordo com um estudo de 2010 publicado na revista Applied Research in Quality of Life, apenas planejar ou antecipar sua viagem pode deixar você mais feliz do que realmente realizá-la.

A felicidade pré-viagem, no entanto, é uma história totalmente diferente. O estudo descobriu que todos os turistas experimentaram um aumento significativo na felicidade e dopamina durante as fases de planejamento da viagem.

Isso porque, como sugerem os pesquisadores, as pessoas estavam ansiosas pelos bons tempos que viriam, trazendo uma grande maré de positividade e efeitos benéficos para a saúde - a imaginação tem PODER.

Férias são ótimas, todos nós precisamos deles, mas elas não são a única - nem mesmo a melhor - maneira de fazer uma pausa. Elas também podem desperdiçar exatamente as coisas em que você está dolorosamente curto.

Pense nisso. Normalmente, você vai queimar dois dias inteiros em trânsito, para cada final de uma viagem, mais horas vasculhando avaliações de hotéis, fazendo e desfazendo as malas, jet lag, esperando na fila.

Em vez de se arrastar por entre as multidões, você pode passar esse tempo curtindo as pessoas com quem realmente deseja estar. E em vez de gastar dinheiro com hospedagem, gorjeta, transporte, estacionamento, aluguel e refeições medíocres, você não preferiria ter esse dinheiro para gastar consigo mesmo?

Sim, nada é igual a férias inteiras: o choque cultural, as experiências de vida, novas descobertas reveladoras. Mas férias no local podem ser enriquecedoras por si só - contanto que você se esforce tanto para organizá-las quanto faria para uma excursão distante.

Gaste tempo para organizar sua estadia como qualquer outra viagem que você faria e maximize a experiência.

Uma pesquisa recente da Travel Secrets, demonstrou que 69% das pessoas tem o hábito de planejar as férias durante o horário de trabalho, como uma forma de buscar na imaginação momentos felizes e de certa forma escapar um pouco de suas rotinas diárias.

Este momento é um período em que um indivíduo ou família, apesar das férias, fica em casa. Mas calma, ficar em casa não quer dizer se debruçar em atividades de trabalho, ou ficar "sem fazer nada".

As atividades comuns de um staycation incluem o uso de uma piscina no quintal, visitas a parques e museus locais e participação em eventos locais.

Alguns staycationers também gostam de seguir um conjunto de regras, como definir uma data de início e de término, planejar com antecedência e evitar a rotina, com o objetivo de criar a sensação de férias tradicionais.

Benefícios do Staycation

Staycation limita o estresse relacionado à organização de uma viagem: desde encontrar acomodação até preparar várias malas cheias de roupas que muitas vezes nem chegam a ser usadas.

Permite a realização de atividades que nunca se realiza devido a uma agenda lotada durante o ano - como visitar as coleções permanentes de museus, aproveitar o bom tempo para praticar esportes nos parques próximos.

Staycation também promove a economia local. Você aproveita o tempo das férias para passear nos mercados locais, visitar a fazenda para colher frutas e vegetais frescos, participar das competições sazonais ou cursos artísticos, ou mesmo para passar uma noite em um hotel incrível nas proximidades.

Descobrir ou redescobrir a beleza da sua cidade ou região, que muitas vezes esquecemos de notar devido ao estresse e ao poder do hábito, é outro benefício potencial do staycation.

Por último, mas não menos importante: o staycation permite que você aprenda como aproveitar o momento presente.

Post relacionado: 10 hacks para aproveitar o staycation

Benefícios extras:

As “staycations” podem também trazer um benefício para algumas empresas locais, pois não perdem tanto negócio na altura das férias se não estiverem num sítio propriamente turístico.

As “staycations” são mais fáceis de marcar, pois não implicam a estadia longa que muitas viagens necessitam, e pode ser intercalada com dias de trabalho.

E, apesar de termos diversos benefícios, alguns cuidados são essenciais: como quem está numa “staycation” está perto do seu local de trabalho, pode sentir-se tentado a trabalhar pelo menos alguma parte do tempo.

Do mesmo modo, os seus chefes podem sentir que os seus trabalhadores estão disponíveis para trabalhar. Quem tem acesso ao seu e-mail pessoal ou de trabalho em casa, acabar se cobrando e se pressionando para fazer "só mais essa tarefinha".

Lembre-se, você está fisicamente "na área", mas não está disponível para trabalho. Cuide de você. Não esqueça de cuidar do corpo, da mente, reenergizar e começar a instalar hábitos que sempre quis na sua rotina nesse momento.

Aproveite e organize seu dia separando um momento para atividade física, leitura e mindfullness.

 

Autor:
Clara Carvalho

Referências