14 de setembro de 2020
Guia básico da saúde do intestino

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O intestino é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes (função do intestino delgado) e pela absorção da maior parte de água (função do intestino grosso) no organismo.

Em seu funcionamento normal, os alimentos devem percorrer todo o sistema digestivo a uma velocidade metabólica ideal, para que a massa alimentar e o bolo fecal não fiquem retidos no corpo mais do que o tempo necessário.

Pode não parecer, mas há uma importante ligação na relação entre um intestino saudável e uma mente sã. Essa conexão pode ser percebida em momentos de ansiedade e nervosismo, por exemplo, quando os sentimentos podem se manifestar por todo o corpo, mas geralmente se localizam na barriga. 

Post Relacionado: Intestino: o seu segundo cérebro

A dependência da microbiota saudável e a influência em processos funcionais generalizados, como humor e personalidade, demonstram a complexidade do ecossistema dinâmico do corpo humano.

Assim, desenvolvemos um guia básico da saúde do intestino para que você conheça um pouco mais sobre a conexão do microbioma intestinal com quase tudo no corpo e como a boa alimentação está diretamente ligada aos resultados da sua alta performance cognitiva e física.

O que é saúde intestinal?

O corpo humano abriga trilhões de micro-organismos - entre bactérias, fungos e vírus, no interior de seu trato gastrointestinal. Esse ecossistema compõe o que é conhecido como microbioma intestinal humano.

Os microbiomas diferem de pessoa para pessoa, dependendo de dieta, estilo de vida, entre outros fatores. Em geral, grande parte desses organismos, muitas vezes denominados de “micróbios”, são essenciais na manutenção e equilíbrio da nossa saúde.

Diversos estudos e teses científicas apontam o intestino como um dos mais importantes produtores da serotonina, hormônio que atua na regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais.

Outra função fundamental do intestino é estimular o sistema imunológico, mais de 75% da nossa imunidade é produzida por esse órgão, diminuído os riscos de infecções e até mesmo de desenvolver um câncer.

Mas a principal função do intestino é digerir adequadamente os alimentos consumidos e distribuir os nutrientes por todo o organismo, sem qualquer permeabilidade - condição digestiva na qual bactérias e toxinas são capazes de “vazar” pela parede intestinal.

Assim, a saúde intestinal é obrigatória para a conquista da saúde integral.

Quais são os sintomas de um intestino desequilibrado?

A rotina tem uma enorme influência em como o intestino se relaciona com o restante do corpo. 

O ritmo de vida acelerado, estresse, má alimentação e sedentarismo são alguns dos fatores que provocam a saúde, contribuindo para o surgimento de várias doenças, inclusive as que estão diretamente ligadas ao funcionamento do intestino.

Quando as bactérias intestinais estão desequilibradas, o corpo também não é capaz de digerir os alimentos. Assim, entre os sintomas de um intestino desequilibrado, estão:

  • Sensibilidades ou alergias alimentares;
  • Problemas digestivos, como gases e inchaço;
  • Mudanças de peso;
  • Problemas de pele;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Dificuldade de concentração.

A importância do bom funcionamento do intestino para a nossa sensação de bem-estar e relaxamento, salienta a indispensabilidade de manter uma boa rotina alimentar.

Como melhorar a saúde intestinal

Você pode melhorar a saúde do seu intestino com mudanças de hábitos. A primeira iniciativa pode ser a reeducação alimentar com uma dieta equilibrada que inclua alimentos com probióticos e fibras, evitando carboidratos com baixo teor de nutrientes e produtos processados com alto teor de gordura e açúcar.

Beber água também é fundamental para o fluxo do alimento pelo trato intestinal, garantindo a mobilidade do bolo alimentar e a formação de fezes macias e fáceis de serem eliminadas.

Outra ação importante para a saúde do intestino é abandonar os vícios. O cigarro e o álcool provocam a circulação de substâncias tóxicas no organismo, aumentando o risco de câncer de colo e reto.

Alimentos para seu intestino funcionar bem

A maneira mais natural de apoiar suas boas bactérias intestinais é focando na alimentação. O consumo de determinados alimentos é determinante para um microbioma intestinal equilibrado.

Confira quais são os alimentos mais importante para seu intestino funcionar bem:

Banana: aumenta a produção do hormônio serotonina, o que melhora o humor e a sensação de bem-estar.

Aveia: cereal é fonte de fibras solúveis, que são parcialmente digeridas pelo intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando à saciedade;

Alface: a fibra mais abundante na alface é a celulose, que acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior, ideal para quem sofre de intestino preguiçoso;

Iogurte: rica fonte de probióticos, esse alimento utiliza o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar, eliminando o ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas.

Vegetais ricos em fibras solúveis: batata doce, couve de bruxelas e aspargos. Proporciona uma sensação de saciedade por fazer com que o alimento fique mais tempo no estômago, além de corrigir a prisão de ventre regulando a velocidade da passagem do bolo alimentar pelo estômago, duodeno e intestino.

Carnes, ovos e peixes: fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Além de uma dieta rica nesses grupos alimentares, a prática de exercícios físicos também ajudará a manter o bom funcionamento intestinal, a reduzir o peso e o estresse, mantendo a mente em harmonia para viver sua melhor versão todos os dias.

 

Autor:
Caffeine Academy