3 de novembro de 2020
O que é a campanha No Shave November?

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Movember, Novembro Azul ou No Shave November. Os nomes das campanhas podem variar, mas o objetivo é um só: conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata.

Esse movimento teve origem na Austrália, em 2003, com dois amigos que se inspiraram em uma senhora que levantava fundos para combater o câncer de mama. Eles resolveram fazer o mesmo, mas com objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o combate ao câncer de próstata.

A regra era simples: deixar crescer o bigode e cobrar $10 de cada amigo bigodudo. O sucesso foi tanto que a campanha ganhou data fixa no calendário, 17 de novembro, e nome oficial: Movember, uma junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro).

E o No Shave November, o que é?

Não rasbar a barba é um símbolo do No Shave November

O Movember influenciou outras campanhas, como o No Shave November, cujo objetivo é não tirar a barba em novembro. Além disso, o dinheiro que seria usado com produtos para barbear é destinada para hospitais e instituições que combatem o câncer de próstata.

A instituição sem fins lucrativos que leva o nome do movimento, No-Shave November, dedica-se a aumentar a conscientização sobre a doença e levantar fundos para apoiar a prevenção, pesquisa e educação do câncer.

Como participar?

Para aderir a campanha é bem simples, basta deixar a barba crescer ou até mesmo bigode. Se alguém te perguntar o motivo, aproveite para conscientizar e falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Se você é mulher e também quer aderir à campanha, conscientize e leve informações de qualidade para seu parceiro, amigos e familiares.

Os dados sobre o câncer de próstata no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Para 2020, são estimados 65.840 novos casos e já foram contabilizadas 15.576 mortes pelo Atlas de Mortalidade por Câncer de 2018.

O câncer de próstata, assim como os outros tipos, não têm uma causa única e podem ser motivados por fatores internos e externos, como predisposição genética, idade avançada, exposição às radiações e estilo de vida.

Sim, seus hábitos alimentares e movimentação física influenciam, e muito, para o surgimento da doença! Homens com peso corporal elevado, por exemplo, têm maior risco de câncer de próstata avançado.

 

Mas sabe o pior? Em sua fase inicial, esse tipo de câncer tem evolução silenciosa. Assim, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e quando apresentam são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade ou vontade excessiva de urinar. Já a fase avançada provoca dor óssea e sangue na urina.

Na ocorrência de qualquer um desses sintomas, busque um médico! A detecção precoce do câncer é sempre a melhor estratégia para encontrar o tumor em sua fase inicial e, consequentemente, alcançar melhores resultados no tratamento.

Post relacionado: Inicie um novo estilo de vida hoje!

Como prevenir a câncer de próstata?

Se você acompanha o nosso blog, certamente sabe que manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir qualquer tipo de doença. Mas não custa nada reforçar, né? Aqui vão alguns dicas para reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata:

  • Mantenha uma dieta balanceada:
    • Dê preferência a frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais:
    • Evite refrigerantes, alimentos ultraprocessados e açucarados;
  • Pratique atividades físicas:
    • 150 minutos semanais de atividade moderada ou
    • 75 minutos semanais de atividade intensa;
  • Evite excesso de álcool;
  • Não fume.

Neste Novembro Azul, cuide-se e viva sua melhor versão todos os dias!

Autor:
Caffeine Academy