8 de setembro de 2021
O que são probióticos e para que servem

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Estima-se que nosso corpo hospeda tantos ‘micróbios’ quanto células humanas [1]. E cada um de nós tem seu próprio microbioma, moldado por uma variedade de fatores do seu estilo de vida - desde dieta até exercícios, níveis de estresse e muito mais.

Grande parte do nosso tecido imunológico está localizado no trato digestivo, por isso nosso sistema digestivo é fortemente influenciado por todas as bactérias que vivem lá, afetando diretamente a saúde e bem-estar. 

Infecções, antibióticos, estresse e dieta podem perturbar o equilíbrio das bactérias boas e más em nosso intestino, causando estragos no sistema digestivo, no sistema imunológico e até mesmo na sua saúde mental.

Quando as pessoas falam sobre como melhorar a saúde intestinal, estão se referindo principalmente à manutenção de uma proporção saudável de bactérias boas e más. Mas o que os probióticos têm a ver com o intestino e um bando de criaturas bacterianas? Acompanhe!

Probióticos: o que são?

Os probióticos são micro-organismos vivos que protegem o nosso intestino e contribuem fortemente para manter nosso bem-estar geral. Quando estão em equilíbrio, ajudam a manter a microbiota intestinal saudável e trazem diversos benefícios para o corpo, como melhor digestão e absorção de nutrientes.

Reconhecidos como “bactérias do bem”, os probióticos são importantes para preparar o sistema imunológico, estimulando-o e o mantendo alerta contra bactérias nocivas, agindo na produção de toxinas para combatê-las e fortalecendo ainda mais o sistema imunológico.

Para que servem os probióticos?

Além de atuar nas funções imunológicas básicas, os probióticos também ajudam na digestão. Você já deve ter ouvido falar que comer fibras faz bem, mas sabia que nossos corpos não podem realmente quebrá-las? É aí que entram o microbioma e os probióticos.

As bactérias intestinais se alimentam da fibra fermentável que comemos, às vezes chamada de prebióticos, encontrada em muitas frutas e vegetais, como banana, aveia e alho. À medida que os probióticos digerem esses prebióticos, eles liberam minerais importantes e produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que podemos absorver e usar. 

Embora forneçam energia principalmente para as células do cólon, os AGCC também viajam por todo o corpo, influenciando o metabolismo, a inflamação, o apetite, os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Eles podem até ser o elo de comunicação entre o intestino e o cérebro.

Post relacionado: Intestino: o seu segundo cérebro

Estudos mostraram que o microbioma está diretamente conectado ao cérebro por meio do eixo intestino-cérebro. Na verdade, o intestino é responsável pela produção de até 90% de nossa serotonina, um importante neurotransmissor cerebral às vezes chamado de " hormônio da felicidade".

Portanto, esses dois eixos mostram como manter um microbioma saudável com probióticos ajuda na saúde digestiva e pode ter muitos outros benefícios de longo alcance.

Principais benefícios dos probióticos

Dos benefícios óbvios relacionados aos probióticos, temos o fortalecimento do sistema imunológico, por aumentar a produção de células de defesa chamadas macrófagos, e o aumento da absorção de nutrientes importantes, como vitamina B, cálcio e ferro. 

Está claro que boas bactérias probióticas e a saúde intestinal são essenciais para a saúde geral. Conheça mais benefícios dos probióticos:

  • auxilia no controle da microbiota intestinal; 
  • atua na recuperação da microbiota intestinal após o uso de antibiótico;
  • fortalece as atividades gastrointestinais;
  • combate organismos que causam doenças; 
  • previne a diarreia;
  • promove o alívio em casos de constipação; 
  • melhora o humor e a saúde do cérebro.

Post relacionado: 11 sinais do mau funcionamento do intestino e como resolver

Diferença entre probióticos e prebióticos

Apesar da escrita parecida e por estarem associados à microbiota intestinal, probióticos e prebióticos são elementos diferentes. Em resumo simples, os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo e os prebióticos são as fibras que alimentam essas bactérias do bem (como os probióticos).

3 maneiras de consumir probióticos

Nosso corpo pode ser “abastecido” de probióticos de três formas.  Mas, o primeiro passo antes de incluí-lo na dieta de forma adequada, é consultar um médico ou nutricionista. Só depois você pode garantir que seu intestino seja povoado com o tipo certo de bactéria para mantê-lo saudável. Confira algumas opções:

Coma alimentos naturalmente ricos em probióticos

Uma forma de repovoar o intestino com probióticos para restaurar a harmonia e obter todos os seus muitos benefícios é com os alimentos certos, que podem suportar o crescimento e a proliferação de bactérias boas que eliminam as más. A boa notícia é que você provavelmente já está consumindo vários alimentos deliciosos e saudáveis que contribuem para isso.

Comer alimentos fermentados é a melhor maneira de ingerir probiótico. A fermentação é o processo pelo qual o fermento e as bactérias decompõem os açúcares de um alimento, liberando álcool, gás ou ácidos. É isso que transforma o repolho em kimchi , o leite em iogurte e o chá em kombuchá. 

O processo estimula o crescimento e a proliferação de bactérias e o resultado final é um alimento rico em probióticos e bom para o seu intestino. Como esses alimentos contêm probióticos, você está aumentando a população de bactérias boas ​​em seu intestino, pondo a saúde a seu favor.

Alguns alimentos ricos em probióticos

  • Leite fermentado;
  • Kombucha;
  • Azeitonas em conserva;
  • Queijo;
  • Kefir;
  • Iogurte;
  • Picles;
  • Coalhada;
  • Missô;
  • Shoyo.

2. Invista em um suplemento probiótico.

Outra ótima maneira de garantir que você está recebendo probióticos suficientes para sustentar seu intestino é por meio de suplementos de probióticos. No entanto, com os probióticos, é tudo uma questão de sobrevivência. Assim, é preciso ficar atento à origem, conservação e validade de consumo deste elemento.

3. Aumente a ingestão de fibras

A fibra pode ajudar a aumentar a população de probióticos em seu intestino. Como pré- biótico, desempenha um papel importante na saúde intestinal. Afinal, mencionamos acima, os probióticos comem prebióticos. 

Assim, ao comer fibras com prebióticos você está essencialmente alimentando as bactérias em seu intestino e encorajando sua proliferação e sobrevivência. Pense no seu microbioma como um animal de estimação, ele precisa ser alimentado diariamente. 

Mesmo se você estiver comendo muitos alimentos fermentados e tomando uma suplementação probiótica diariamente, essas bactérias boas necessitam de prebióticos para fazer seu trabalho.

Por fim, para um intestino feliz, incorpore ainda muitas frutas, vegetais e grãos ricos em fibras em sua dieta.

 

 

Autor:
Caffeine Academy