1 de outubro de 2020
Cientistas descobrem a chave para ativar a gordura “boa”

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O termo “gordura boa” comumente é associado às gorduras encontradas em produtos de origem vegetal e animal, tais como azeite de oliva, abacate e nozes. Apesar de benéficas para a saúde, este texto não se refere a elas, mas sim à gordura marrom. 

gordura marrom ou tecido adiposo marrom é um tipo de tecido adiposo (o outro é o branco) considerado bom para o organismo por consumir energia para produzir calor - através da termogênese fria - mantendo o corpo aquecido.

Esse processo acontece porque o tecido adiposo marrom é rico em mitocôndrias que, por sua condição especial, faz com que as células adiposas gerem calor sem sintetizar ATP.

Enquanto o excesso da gordura branca provoca a temida “pancinha” e outras complicações para a saúde. A gordura marrom ajuda no emagrecimento e no controle dos níveis glicêmicos, além de prevenir diabetes, síndrome metabólica e outras doença, pois utiliza excedentes para gerar calor.

Post relacionado5 pilares para um emagrecimento saudável

A gordura marrom é abundante em recém-nascidos, mas com o passar do tempo sua quantidade é reduzida. Em adultos, há pequenas reservas na área do pescoço, abaixo da clavícula e na coluna vertebral, quase sempre envoltas pela gordura branca.

 

Novas descobertas

A estimulação da termogênese do tecido adiposo marrom em humanos surgiu como um alvo atraente para melhorar a saúde metabólica. Dessa forma, vários estudos foram realizados para induzir a produção da gordura marrom.

Na pesquisa denominada de “Human Brown Adipocyte Thermogenesis Is Driven by b2-AR Stimulation”, publicada na revista Cell Metabolism, um grupo de pesquisadores levantou a hipótese de ativar farmacologicamente a gordura marrom, de modo semelhante à exposição ao frio em 18º C. 

Em estudos anteriores, os estímulos farmacológicos eram direcionados ao receptor β 3 -adrenérgico, pois acreditava-se que ele mediava a termogênese do tecido adiposo marrom. Quase sempre, haviam efeitos colaterais nas cobaias e/ou participantes.

Contudo, no novo estudo, os pesquisadores perceberam que estavam mirando no alvo errado. Em contraste com os roedores, a gordura marrom em humanos é ativada através da estimulação do receptor beta2-adrenérgico, o mesmo receptor responsável pela liberação de gordura no tecido adiposo branco.

“A ativação da gordura marrom queima calorias, melhora a sensibilidade à insulina e até afeta a regulação do apetite", explica a pesquisadora Camilla Schéele. Ela ainda afirma que essa descoberta tem claras aplicações terapêuticas.

“Nossos dados revelam uma chave até então desconhecida para desbloquear essas funções em humanos, o que seria potencialmente de grande ganho para pessoas que vivem com obesidade ou diabetes tipo 2 ”.

Certamente você deve estar se perguntando como aumentar a gordura marrom. Alguns estudos com animais mostram que comer pouco aumenta as chances da gordura marrom não se transformar em branca. Outras pesquisas afirmam que a prática de exercícios físicos ajuda na conversão de gordura branca em marrom.

Autor:
Caffeine Academy