28 de abril de 2021
Yoga para iniciantes: o que é, benefícios e dicas para começar hoje

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Saúde e bem-estar físico, mental e espiritual estão entre os assuntos mais falados da atualidade. Aqui, novas atividades (simples e alternativas) ganham espaço na rotina das pessoas e o corpo passa a responder com muito mais disposição, qualidade de vida e até mesmo com a cura de diferentes patologias.

A medida que nos deparamos com um aumento significativo de diagnósticos de algum tipo de transtorno mental na população mundial, não é de se surpreender que pesquisadores estejam procurando qualificar o valor real dessas práticas na promoção do bem-estar psicológico.

Nos últimos anos, atividades como a yoga se popularizou em diversos cantos do planeta, não só como uma forma de aprimorar o desenvolvimento e um maior controle mental, mas também por se tornar um poderoso aliado do desenvolvimento físico e espiritual.

A yoga é uma disciplina de fácil acesso e que traz diversos benefícios para o corpo. Vamos conhecer todos os proveitos agregados a ela, tanto na teoria quando na pratica, com os conteúdos especiais produzidos na Yoga Army.

O que é e para que serve a yoga?

A yoga sempre foi uma atividade voltada ao objetivo de acalmar a turbulência da mente através da expansão da consciência e concentração no momento presente. Se trata de uma conexão entre o corpo e a alma, capaz de promover resultados significativos em diversos campos da vida.

De maneira geral, a yoga é (ou era) vista como uma disciplina de autoconexão, uma atividade que ajuda a manter o equilíbrio e saúde emocional, atuando na redução dos níveis de estresse e ansiedade causados no dia a dia.

Contudo, estudos inovadores apontam que a prática regular de yoga está atrelada a muitos outros benefícios, tais como mudanças na estrutura e função do cérebro, no comportamento social, na resistência dos músculos e articulações, entre outras consequências positivas.

Quais os benefícios do yoga?

Yoga é sinônimo de vitalidade. Quando você começa a praticar, o poder da sua mente é capaz de transformar seu corpo por completo. A yoga pode até ser usada como uma terapia, complementar aos tratamentos médicos, por exemplo, para melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Conheça mais sobre os benefícios de cura desta prática milenar:

https://www.youtube.com/watch?v=BLqJOdo5WxY&t

 

Alívio de estresse

Como estudos científicos descobriram, a prática da yoga diminui os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e diminui a produção de hormônios do estresse, como o cortisol.

Ao manter o controle sobre a mente e estar conectado com o presente, você reduz significativamente os altos níveis de cortisol que estão relacionados à depressão, osteoporose e ganho de peso abdominal.

Melhora do humor

A yoga também equilibra o sistema nervoso central e o sistema endócrino, estimulando a liberação de endorfinas - substâncias neuroquímicas naturais que elevam o humor. Conforme você pratica, sua mente relaxa e você é capaz de parar de pensar em situações estressantes e que estão além daquele momento específico.

Mudança de comportamentos e hábitos

A prática de yoga promove um melhor funcionamento do córtex pré-frontal (PFC), área com uma grande implicação no comportamento social, tornando a tarefa de autotransformação um pouco mais fácil. Os pesquisadores também descobriram que a yoga pode ter um efeito rejuvenescedor ou protetor sobre o cérebro.

Em um estudo em 2014, os pesquisadores Sara M. Szczepanski e Robert Knight descobriram que o PFC está correlacionado com fortalecimento cognitivo aprimorado (organização e controle do pensamento e comportamento direcionados a objetivos), o que geralmente é referido como "funcionamento executivo" do cérebro.

Isso indica, por meio de evidências sólidas, o que muitos praticantes sempre sentiram - que a yoga pode nos ajudar a ficar atentos e regular nossos pensamentos, emoções e comportamentos à medida que envelhecemos.

Flexibilidade e equilíbrio

A yoga ajuda a liberar os músculos tensos e aumentar a amplitude de movimento. Mesmo aqueles que afirmam ser “inflexíveis” ficam surpresos ao descobrir como podem se tornar muito mais flexíveis por meio da prática regular de yoga. A yoga também aprofunda a consciência do corpo, permitindo que você melhore o equilíbrio e a postura física.

Força física

Yoga é um poderoso exercício de fortalecimento para todas as partes do corpo, incluindo os músculos centrais, costas, pernas, tórax e braços. Isso ajuda a prevenir problemas como dores nas costas e artrite.

A fadiga e a exaustão também diminuirão gradualmente com a prática da yoga porque seu corpo se sentirá vitalizado para realizar os exercícios. Ao fortalecer seu corpo, você também eleva sua força interior, disciplina e autoconfiança.

Aumento da capacidade dos pulmões

A respiração é um dos principais elementos da yoga por permitir oxigenar o cérebro e executar as posturas corretamente. Ao respirar profundamente, inspirando e expirando pelo nariz, você expande os pulmões.

O oxigênio é o combustível do nosso corpo, então a yoga alimentará os pulmões com o ar e você sentirá as mudanças na sua respiração. Essa atividade contribui significativamente na redução de doenças respiratórias e o cérebro passa a reagir mais rápido graças ao oxigênio que entra em seu corpo.

Melhora da saúde

As posturas da yoga melhoram o fluxo do sistema linfático, responsável pelo combate às infecções e pela liberação de toxinas do corpo. Já os exercícios de respiração da yoga ajudam a manter sua pressão arterial em níveis normais. Portanto, esta atividade é uma excelente terapia para melhorar sua saúde como um todo.

Tipos de Yoga

Você pode até pensar que yoga é uma coisa simples, mas essa prática é bem mais do que uma atividade física, é também um estilo de vida, uma forma de ver e vivenciar o mundo e uma prática que busca integrar corpo e mente.

Sendo assim, existem diversos tipos de yoga que seguem linhas diferentes, seja no jeito de realizar a prática ou na forma de inseri-la no cotidiano. Por isso, é importante que você busque o que mais combina com seu perfil e o que te tratará benefícios alinhados aos seus objetivos com a prática. As mais conhecidas são:

  1. Hatha Yoga;
  2. Ashtanga Yoga;
  3. Vinyasa Yoga;
  4. Kundalini Yoga;
  5. Raja Yoga.

Como começar a praticar yoga hoje

Você pode começar a praticar yoga agora mesmo, sem sair de casa. Para isso, basta investir uma parte do dia no seu autocuidado e se concentrar no momento presente. Para isso:

  1. Busque um espaço amplo, espaçoso e confortável para executar todas as asanas (posturas);
  2. Separe um tempo na sua agenda apenas para isso, de preferência quando não houver barulhos próximos ou possibilidade de interrupção;
  3. Coloque roupas confortáveis, optando sempre por peças mais justas e feitas com tecidos flexíveis, para que você possa se alongar ao máximo;
  4. Se possível, use um yoga mat. Caso não tenha um tapete para yoga, pode substituí-lo por um tapete de casa comum ou uma toalha grande para ajudar no amortecimento do corpo contra o piso;
  5. Assista aos vídeos aulas do Yoga Army no youtube para guiar sua sessão;
  6. Comece com posturas mais fáceis;
  7. Aproveite sua jornada de autoconhecimento.

 

 

Autor:
Caffeine Academy