26 de novembro de 2020
4 lifehacks de antigos filósofos que transformarão seu final de ano

by:Caffeine Academy

Todo final de ano é marcado pelos mesmos sentimentos: uma breve analise dos positivos e negativos que ocorreram durante o ano que chega ao fim, seguido pelas expectativas, planos e projetos para o ano que iniciará.

2020 foi um ano bastante atípico para todos nós, vivemos em meio a tantas incertezas, medo, perdas e limitações que há quem considere um ano perdido. Contudo, apesar de todo cenário preocupante e lamentável, não podemos perder a coragem, a perseverança e o bem-estar emocional.

E nesse momento, a filosofia estoica se encaixa perfeitamente. Isso porque, no estoicismo, acredita-se que tudo ao nosso redor opera de acordo com uma rede de causa e efeito, resultando em uma estrutura racional do universo.

Assim, enquanto não temos controle sobre os eventos que nos afetam, podemos ter controle sobre como lidamos com todas as coisas que acontecem a nossa volta. Ao invés de imaginar uma sociedade ideal, no estoicismo tenta-se lidar com mundo do jeito que ele é, o que precisamos buscar é o autodesenvolvimento.

Post relacionado: Estoicismo: viver aqui e agora

Alinhado a isso, separamos 4 truques de antigos filósofos que transformarão seu final de ano de forma em que você mudará a forma como reage a situações adversas, diminuindo os sentimentos de ansiedade e criando seu próprio estado de paz de espírito.

 

Os 4 principais lifehacks de antigos filósofos

1. Mude a forma de ver as hipóteses

Os estoicos propõem um modo mais calmo, elegante e sustentável de lidar com a possibilidade de acaso. Para eles, em vez de lutar para evitar quaisquer pensamentos negativo sobre algo que pode acontecer, é aconselhável especular ativamente a respeito das possibilidades.

Isso significa que há muita paz de espírito a ser conquistada quando pensamos com cuidado, em detalhes e conscientemente sobre como as coisas podem ir mal. Não se trata de ser negativo, apenas ter maior clareza sobre os pensamentos na pior hipótese possível.

“Qual é a pior coisa que poderia acontecer?” – os estoicos chamam de “premeditação do males”. Na maioria das situações, você descobrirá que sua ansiedade ou medos sobre essas hipóteses eram exagerados.

Mas também é verdade que, quando elas dão errado, muito provavelmente darão menos errado do que você temia. Sendo assim, pense que a “premeditação do mal” serve como antídoto para a ansiedade.

2. Force um sorriso

Estoicos valorizavam a tranquilidade e achavam que ficar com raiva era perda de tempo. Mas o que você deve fazer quando seu sangue ferve? Quando estamos com raiva, diz Sêneca, devemos tomar medidas para "transformar todas as indicações [da raiva] em seus opostos".

Assim, a dica é: devemos nos forçar a relaxar o rosto, suavizar a voz e diminuir o ritmo de caminhada. Se agirmos com calma, nosso estado interno logo se parecerá com o nosso estado externo, e nossa raiva, diz Sêneca, terá se dissipado.

Além disso, forçar um sorriso, independentemente do humor, pode melhorar a saúde e até nos ajudar a viver mais. Sorrir libera endorfinas, o que se traduz em um aumento no sentimento de felicidade e positividade.

Force um sorriso. Suavize sua voz. Sêneca pensou que se você agir com calma, ficará calmo.

3. Diga não deliberadamente

Ao praticar as técnicas estoicas de abnegação por um longo período, os estoicos podem se transformar em indivíduos notáveis por sua coragem e autocontrole. Negar a si mesmo e escolher rotas mais difíceis no dia a dia, fortalecem o poder de tomada de decisão e ajuda a crescer e se prepara para o futuro.

Um pouco de abnegação permite que você teste sua própria força de vontade e avalie se a atividade era tão importante quanto se pensava. O poder de sua mente é como um músculo, quanto mais exercitam sua vontade, mais forte ela se torna.

Professor de Harvard e autor Michael Norton diz que um pouco de abnegação é um grande impulsionador da felicidade

4. Erre e perdoe

Você irá errar por diversas vezes ao longo da vida, você é humano. Para os estoicos, o mais importante é não desanimarmos e, certamente, não desistir de nossas tentativas de praticar o estoicismo, ou seja, não abandonar a ideia de viver bem no aqui e agora mesmo diante sob pressão.

Em vez disso, devemos voltar ao ataque e perceber que, se pudermos fazer a coisa certa, estoicamente falando, na maioria das vezes, estaremos nos saindo muito bem.

Em suma, o estoicismo é uma ferramenta na busca de autodomínio, perseverança, coragem e sabedoria: algo que se usa para viver uma grande vida, ao invés de algum campo esotérico de investigação acadêmica.

Assim, adotar esses lifehacks no dia a dia podem modificar completamente sua perspectiva de futuro, evita os extremos das emoções e oferecer um novo ano regado de mudanças positivas na sua vida. Nossas mentes são poderosas, você quem cria seus próprios heroísmos e temores.

Autor:
Caffeine Academy