17 de dezembro de 2020
6 passos essenciais para cumprir as resoluções de ano novo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Todo ano é assim: chega o mês de dezembro, o clima de término de um ciclo e início de outro toma conta do ambiente. Nossa mente começa a fazer um processo de recordação sobre tudo que aconteceu nos últimos 12 meses.

É normal identificar pontos altos e baixos do ano nos quais conseguimos evoluir ou deixamos a desejar. Naturalmente, também atingimos um conforto mental ao finalizar todo esse processo com uma definição de objetivos e metas para o ano que virá: são as famosas resoluções de ano novo.

Você com certeza já definiu pelo menos uma, não é mesmo?

Apesar de ser algo muito individual para cada um de nós, essas resoluções costumam se resumir a uma pequena lista geral, como: se exercitar mais durante o próximo ano, perder peso, aprender uma habilidade nova, ler mais, quebrar hábitos ruins, etc.

Mas atenção! Tão comum quanto essas resoluções, é o fato de que a maior parte delas não são alcançadas. Um estudo na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, acompanhou um grupo de 200 pessoas durante 2 anos com suas resoluções de ano novo.

O resultado? 77% das pessoas foram capazes de manter a resolução por uma semana. Depois de um mês, 64% reportaram sucesso. Esse número caiu para 50% após três meses e 46% após seis meses. Ao fim do estudo de dois anos, apenas 19% das pessoas declararam ter atingido o objetivo.   

Esses números acendem um alerta. Mas afinal, por que é tão difícil manter uma resolução de ano novo?

Alguns motivos para tal questão são os que citaremos logo abaixo. Além disso, confira nesse texto especial quais são os 6 passos para as resoluções de ano novo que duram mais que o dia de ano novo – todos eles baseados em nossos conceitos de hábitos, mindshifts e rotinas de performance!

Principais motivos para resoluções que não dão certo

Muitas das principais resoluções de ano novo envolvem mudanças que não são fáceis de serem realizadas, o que termina levando ao fracasso. Porém, o que muitas pessoas não fazem é analisar onde está o erro durante o processo de mudança que levou a esse resultado indesejado.

Alguns dos principais motivos para resoluções que não dão certo:

Falta de planejamento

Mudanças estruturais em nossa forma de ser, nossas características e nossas rotinas necessitam de um planejamento prévio que mostre o caminho e os recursos que você precisará para chegar lá.

Se você está insatisfeito com o seu corpo e tem um objetivo de emagrecer, por exemplo, precisa procurar um profissional que vá identificar os pontos de melhoria na sua rotina alimentar, estabelecendo os parâmetros que você precisa avaliar para chegar até lá e os recursos que você precisa buscar para isso.

Falta de disciplina

O nosso cérebro é um músculo como qualquer outro. Ele pode ser treinado para se adaptar a certa situação, pode ser fortalecido, fadigado ou enfraquecido.

Para toda decisão que você toma, você coloca uma “energia mental” naquilo. E no caso de decisões que seu cérebro não está acostumado a realizar, essa energia mental gasta é muito maior.

Por exemplo: se você já tentou manter a rotina de acordar cedo todos os dias, percebeu que os primeiros dias exigem uma força de vontade muito maior para levantar da cama. Depois de alguns dias, aquilo se torna algo muito fácil, automático (e realmente é – já falaremos sobre os hábitos).

Por isso, manter a disciplina para realizar uma tarefa até ela se tornar um hábito, algo automático, é essencial – e talvez esse seja o ponto que a maioria das pessoas pecam.

Frustração e cobrança excessiva

Outro ponto muito forte para resoluções que não dão certo é a cobrança excessiva e, consequentemente, a frustração por não atingir os objetivos rapidamente.

Grandes realizações levam tempo e você precisa se apaixonar pelo processo de ser sua melhor versão todos os dias – e não somente mirar no destino final e se cobrar diariamente se já chegou lá.

Partindo dessas 3 principais razões que contemplam o planejamento, a execução e o gerenciamento da sua resolução de ano novo, separamos 6 dicas incríveis para você chegar lá!

A ideia é que sejam dicas rápidas e que você possa absorvê-las de acordo aquilo que faz sentido para você. Vamos lá?

6 passos para resoluções de ano definitivas

1. Faça um planejamento e tenha clareza das suas metas

Quando o assunto é definir resoluções de ano novo, é comum definir objetivos irreais que culminam no fracasso. Para solucionar esse problema, utilize o “framework” SMART para planejá-las:

  • Seja específico (Specific: seja específico e claro no seu objetivo. Por exemplo, “virar uma corredora amadora” é melhor do que “se manter ativo”.
  • Mensurável (Measuble): quantifique sua resolução se possível. Por exemplo, eu vou perder 5 kg.
  • Atingível (Attainable): mirar alto e sonhar grande é sempre bom, porém definir objetivos incompatíveis com seu progresso não é o objetivo aqui.
  • Relevante (Relevant): não esqueça de entender se o objetivo faz sentido para suas prioridades, seus valores e seus objetivos gerais. Jamais defina uma resolução com base em pressões externas, pois elas jamais serão relevantes para você.
  • Temporal (Time-sensitive): defina prazos REAIS para os objetivos que você está desenhando. Aqui vale mais uma vez mencionar que a frustração é uma das principais razões para o abandono das resoluções.

Depois de definir objetivos com base nesse framework, não esqueça de os escrever em algum lugar importante, pode ser no seu quarto ou na capa do seu celular, por exemplo, colando um post-it que você visualizará frequentemente. O plano aqui é revisitar e relembrar esses objetivos sempre que possível.

2. Gerencie suas expectativas

Não se esqueça. Grandes coisas levam tempo.

Entenda que a mudança é um processo que se vive diariamente, sem se prender ao passado e sem ficar visualizando o futuro o tempo inteiro. Mantenha o foco em evoluir 1% a cada dia e não em mudar completamente da noite para o dia.

Vale mencionar também que aqui você deve fugir o máximo possível de comparações. Não se esqueça que cada pessoa tem sua jornada de evolução, crescimento, histórico e por aí vai. Ah! E não compare o seu início com o meio de ninguém, tranquilo?

3. Foque em desenvolver novos hábitos, não no resultado

Um estudo na Universidade de Duke (EUA) revelou que até 40% das nossas escolhas diárias não são decisões de fato, mas sim hábitos. Fazemos certas atividades automaticamente porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.

A simples repetição de uma ação por 21 dias pode criar novos hábitos e conquistar grandes mudanças. Até lá, manter a disciplina é o grande segredo.

Na prática, a disciplina é bem simples: não procure pela motivação para fazer algo todos os dias. Não procure, porque ela não virá. Quando precisar, assuma o controle manual, tome aquela dose de autocontrole (SuperCoffee ajuda muito nesse processo!) e só vai!

Uma dica extra: se você não está acostumado com uma rotina de hábitos, baixe o aplicativo “The Fabulous”. Ele vai te acompanhar todos os dias até você chegar lá!

4. Mensure seu progresso

Existe uma máxima no mundo empresarial que é “aquilo que não é medido não pode ser gerenciado”.

Trazendo para o contexto, se você não mensurar o progresso dos seus objetivos, você será incapaz de saber se está no caminho correto, avaliar quais ações tomar ou até mesmo tomar aquela dose de motivação porque está chegando lá!

Portanto, crie a rotina de mensurar o seu progresso em relação a cada uma das suas resoluções de ano novo.

5. Desenvolva sua disciplina

Eliud Kipchoge foi o primeiro homem a correr a distância de uma maratona em menos de 2 horas, num feito inédito que aconteceu no ano de 2019. Em uma das suas mais famosas citações, ele disse:

“Apenas os disciplinados são livres na vida. Se você não tem disciplina, é apenas um escravo das suas emoções. “

Bem, é exatamente isso. O mindshift de não esperar a motivação bater na porta para correr atrás das suas resoluções de ano novo é um dos mais importantes. Desenvolva sua disciplina e lembre-se que não existem atalhos!

6. Se cerque de pessoas que vão te ajudar nesse objetivo

Você é a média das 5 pessoas que você mais convive, já ouviu falar nessa frase?

Se cerque de pessoas que vão te ajudar no caminho de cada uma das suas resoluções e que podem contribuir com um pouco do que elas vivem te ensinando o melhor caminho para chegar lá.

Desde profissionais que vão te guiar sobre O QUE você precisa fazer, amigos com a mentalidade que você quer ter ao seu lado, família para te apoiar e ser seu porto seguro... não deixe de olhar para as pessoas que você convive e analisar os estímulos que você recebe delas.

Seja bem-vindo ao seu próximo ciclo!

Com essas dicas, esperamos que você possa definir metas e planos possíveis e definitivos para o ano que virá. A nossa melhor versão criamos todos os dias e com todo esse fundamento será muito mais fácil para você definir uma rotina e uma mentalidade que te levará até o seu objetivo!

Continue conosco para dicas como esse nunca se esqueça: BE UNSTOPPABLE.

 

Autor:
Caffeine Academy