A mentalidade de campeão resumida em três frases:

"Se você decide que precisa ser o número um, tem que saber que não há onde se esconder. Precisa estar pronto para o 'alvo em suas costas' e se acostumar com isto. Eu estava pronto."

“Não tem recado, só a medalha no meu peito”

“Tudo que é negativo – pressão, desafios – é uma oportunidade para eu subir”

A primeira frase é de Pete Sampras e foi extraída do seu livro “Pete Sampras: A Champion´s Mind". Caso você não o conheça, ele é um ex-tenista norte-americano, dono de 64 títulos e considerado o melhor de todos os tempos no tênis.

Logo após conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva, proferiu a segunda frase em resposta às ofensas que recebeu após ter sido desclassificada dos Jogos de Londres, em 2012.

Já é terceira frase foi dita Kobe Bryant, que deixou como legado a “mentalidade mamba” - vamos falar disso mais a frente-, um estilo de vida que o fez um dos melhores jogadores de basquete.

Esses três atletas hoje são mundialmente conhecidos pelo grande número de vitórias e/ou recordes quebrados. Naturalmente, eles tiveram algumas derrotas, mas serviram de lição para as próximas partidas. É assim que funciona a mentalidade de campeão: os erros fazem parte do aprendizado.

Ter mentalidade de campeão é superar desafios

A mentalidade de campeão pode ser construída?

Pete Sampras, Rafaela Silva e Kobe Bryant, certamente, não nasceram sabendo que seriam os melhores em suas respectivas modalidades esportivas. O que eles se tornaram - e foram - é fruto de muito trabalho e dedicação.

Por isso, diz-se que a principal qualidade de um campeão, assim como outras pessoas bem-sucedidas fora dos esportes, é a mentalidade, que supera o “dom”. Então, não adianta ter habilidade se ela não é aprimorada/moldada em prol de algo maior.

Post relacionado: Descoberto o mindset do sucesso!

Campeões são moldados a partir de suas habilidades, mas é a mentalidade, isto é, modo de pensar e agir, que determina o seu sucesso. Segundo Roberto Shinyashiki, médico e escritor, essas pessoas são dotadas de:

  • Mentalidade de crescimento;
  • Mentalidade de força/coragem;
  • Mentalidade de gratidão.

A mentalidade de crescimento, que já falamos por muitas vezes aqui no blog, é baseada na crença de que as habilidades não fixas e podem ser aprimoradas. Pessoas com essa mentalidade sempre buscam por melhoria contínua e se esforçam para aprender novas áreas.

A mentalidade de força/coragem está relacionada com a capacidade de lidar com as frustrações. Em uma derrota, por exemplo, alguns atletas deixam as emoções falarem mais alto, afinal são humanos, mas eles são capazes de lidar bem melhor com os sentimentos negativos e tirar proveito da situação, como fez Rafaela.

Ter gratidão faz com que você se sinta melhor no momento presente e coloque seu foco em uma direção mais positiva e otimista. Assim, a mentalidade de gratidão exerce uma grande influência no modo de ver o mundo e, mais ainda, nas ações. 

A mentalidade mamba

koby Bryant é autor da mentalidade bamba

No dia 26 de janeiro de 2020, o mundo perdeu um dos seus campeões: Kobe Bryant, vítima de uma queda de helicóptero na região de Calabasas, no sul da Califórnia, EUA. Em vida, ele era conhecido por sua forte personalidade e dedicação.

Em seu livro “The Mamba Mentality: How I Play", lançado em 2018, Kobe compartilhou seu vasto conhecimento e compreensão do jogo, a partir da chamada “Mentalidade Mamba”, considerado um estilo de vida próprio. No livro, ele também narra sua abordagem detalhada e as etapas do seu preparo físico e mental para ter sucesso nos jogos e se destacar fora das quadras.

É possível dizer que esse sucesso foi conquistado a partir de dois fatores: vontade de ser o melhor + melhoria contínua. Em entrevista à Amazon Book Review, o próprio Kobe resume que a mentalidade é focar no processo e confiar no trabalho árduo.

Ele ainda completa:

“A mentalidade mamba é levantar para treinar às 4h da manhã; é fazer mais do que o oponente ao seu lado e confiar no seu trabalho quando chegar a hora de colocá-lo em prática. Sem estudar, se preparar e praticar, você está deixando o resultado para o destino. Eu não acredito em destino.”

Com essa mentalidade, Kobe inspirou seus colegas de times e foi além do basquete, influenciando também outras pessoas que acreditam que o sucesso é soma de pequenos resultados, dia após dia.

Então, se você deseja desenvolver uma mentalidade de campeão tenha foco e se empenhe em viver sua melhor versão todos os dias. Aproveite também para adotar algumas atitudes de campeão:

  • Busque pessoas para se inspirar;
  • Mentalize o seu sucesso;
  • Arrisque, saia da zona de conforto!;
  • Fortaleça a sua autoestima diariamente;
  • Exercite a gratidão de forma constante.