6 de outubro de 2020
Estudos mostram o poder do pensamento positivo

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Um novo estudo da psicologia social tem dado o que falar ao questionar o poder do pensamento positivo. O artigo “Neither an Optimist Nor a Pessimist Be: Mistaken Expectations Lower Well-Being”, do Dr. Chris Dawson e do Professor David de Meza, sugere que pessoas otimistas, a longo prazo, apresentam uma redução no bem-estar.

A partir de uma pesquisa longitudinal com mais 12 mil indivíduos, Chris e David estudaram suas expectativas financeiras e depois as compararam com resultados reais por 18 anos. Para isso, eles mediram a satisfação com a vida e o sofrimento psicológico autorrelatado através do resgate memórias negativas e positivas.

Entre os resultados, os pesquisadores concluíram que otimistas têm um nível 11,8% maior de sofrimento psicológico do que os realistas. Os pessimistas também se saíram mal em comparação com os realistas, pois ao esperar sempre pelo pior, esses indivíduos se limitam em dar seu melhor.

Apesar do resultado da pesquisa, o pensamento negativo jamais deve substituir o pensamento positivo. Prova disso é que existe uma infinidade de estudos que contrapõem Chris e David, confirmando os reais benefícios dos pensamentos positivos para a saúde física e mental. Conheça alguns abaixo.

 

Estudo 1: A prática de autoafirmação torna mais ativa importantes vias neurais

Uma das principais teorias acerca do pensamento positivo é a teoria da autoafirmação. Ela baseia-se na ideia de que podemos manter nosso senso de integridade pessoal através de afirmações positivas sobre o que acreditamos.

Um estudo de 2016, publicado no periódico Social Cognitive and Affective Neuroscience, se propôs a investigar se há mudanças no cérebro quando nos autoafirmamos de maneiras positivas. Já adiantando os resultados, sim, há mudanças!

Foram identificadas evidências em imagens de ressonância magnética de que certas vias neurais são aumentadas quando tarefas de autoafirmação são praticadas. Especificamente as áreas de autoprocessamento (córtex pré-frontal medial + córtex cingulado posterior) e avaliação (estriado ventral + córtex pré-frontal medial ventral) demonstraram mais atividade.

Post relacionado: Como treinar o cérebro para ser mais otimista

O córtex pré-frontal é um importante área cerebral, pois está relacionado aos comportamentos e pensamentos complexos. A sua porção ventrolateral, por exemplo, atua na regulação da emoção e na facilitação de escolhas difíceis.

Um dos resultados inesperado do estudo, porém promissor, foi uma diminuição no comportamento sedentário após a intervenção de afirmação.

Estudo 2: O pensamento positivo é eficiente na redução da ansiedade e da preocupação

Em 2015, pesquisadores do Kings College, em Londres, realizaram uma investigação com 102 indivíduos diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) para determinar se abordagens positivas poderia suplantar pensamentos negativos intrusivos.

Os participantes foram designados aleatoriamente para três intervenções: 1) geração de imagens mentais de resultados positivos para questões preocupantes; 2) geração de descrições verbais de resultados positivos relacionados à preocupação ou 3) geração de imagens positivas não relacionadas a preocupações atuais.

A principal descoberta foi que os três grupos mostraram reduções significativas nas intrusões negativas, além de relatarem também diminuição da ansiedade e da preocupação. Os pesquisadores ainda sugerem que praticar qualquer ideação positiva reduz a frequência dos pensamentos relacionados à preocupação, mas não sua negatividade.

Mas atenção! Apesar dos resultados positivos, essas três abordagens, isoladamente, não substituem o tratamento clínico e não curam a TAG, mas sim exercem um papel auxiliar.

Estudo 3: Pensamentos negativos aumentam risco de Alzheimer

Diferente dos estudos anteriores, este terceiro é um alerta! Pesquisadores da Universidade College London, em Londres, chegaram a conclusão de que o pensamento negativo repetitivo (RNT) - tipo de patologia - pode aumentar o risco de Alzheimer.

Estudos anteriores indicavam uma correlação do RNT com a depressão e ansiedade, dois fatores de risco para declínio cognitivo e Alzheimer. A nova pesquisa buscava, justamente, identificar uma ligação direta entre a RNT e a doença.

Exames e questionários de saúde mental de 360 adultos (+ 55 anos) foram analisados, levando à conclusão de que pensamentos negativos estão associados ao aumento de uma determinada proteína, a Tau, que é um biomarcador da Doença de Alzheimer.

4 dicas de atitudes positivas para começar bem o dia

Agora está convencido os benefícios da pensamento positivo?

Nós também acreditamos que a emoção positiva é um pré-requisito para uma boa saúde e, consequentemente, para alta performance. Afinal, viver em alta performance é contemplar o físico, mental e emocional, buscando por um equilíbrio entre esses pilares

Mas emoções positivas simplesmente “não brotam”, elas devem ser cultivadas, e isso se faz através de atitudes positivas, como pensamentos e afirmações. Não sabe como onde começar? Se liga nas dicas abaixo:

  • Seja grato;
  • Medite;
  • Faça afirmações positivas, como:
    • Eu escolhi ser feliz;
    • Eu sou capaz;
    • Estou no controle da minha vida;
    • Eu me aceito e me amo por completo;
    • Sou responsável por cuidar de mim.
Autor:
Caffeine Academy