1 de setembro de 2020
Descoberto o mindset do sucesso!

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

A vida moderna nos impõe vários desafios: diferenciar-se no mercado de trabalho, buscar crescimento pessoal, manter uma boa relação familiar, cultivar uma vida social e ainda cuidar da saúde física e mental. Tudo isso requer competências técnicas e, principalmente, emocionais.

Mas há um grupo de pessoas, tais como empreendedores, estudantes e atletas, que tendem a ser mais estratégicas e, consequentemente, bem-sucedidas em vários aspectos da vida. O que fazem de especial? O que têm de especial?

Um artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), jornal científico da National Academy of Sciences (NAS), mostra que um importante fator psicológico por trás do sucesso pode ser o “strategic mindset”, ou melhor, a “mentalidade estratégica”.

Post relacionado: Mindset: entenda o que é e como buscar o domínio sobre ele

A pesquisa liderada por Patricia Chen, professora de psicologia da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), com contribuições de Carol S. Dweck, também professora em Stanford e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, testou em três grupos uma construção psicológica que envolve se fazer perguntas em momentos desafiadores:

"O que posso fazer para me ajudar?"
"Existe uma maneira de fazer isso ainda melhor?"
"De que outra forma posso fazer isso?"

Os participantes que tinham essa mentalidade ou foram induzidos a tal obtiveram notas universitárias mais altas (estudo 1); relataram maior progresso em direção às metas profissionais, educacionais e fitness (estudo 2) e se mostraram eficientes em uma nova tarefa desafiadora (estudo 3).

Como funciona a mentalidade estratégica?

De acordo com o artigo, a busca de qualquer objetivo desafiador envolve a análise de tarefas e, em seguida, o planejamento, o automonitoramento e a revisão de estratégias. Esses comportamentos são definidos como estratégias metacognitivas.

O uso de estratégias metacognitivas está associado a um maior comprometimento, progresso e conquista de objetivos. No entanto, ainda não se sabe totalmente - até agora -  porque algumas pessoas têm mais probabilidade de aplicar espontaneamente tais estratégias.

Foi essa dúvida que motivou a pesquisa intitulada “A strategic mindset: An orientation toward strategic behavior during goal pursuit”. A hipótese, que logo depois foi sustentada, mostrou que se fazer perguntas pode servir como um autoestímulo, levando a gerar e usar estratégias apropriadas para determinada tarefa.

É como se a mentalidade estratégica fosse um impulso para o uso da estratégia metacognitiva. Isso pode ajudar as pessoas a descobrirem como fazer as coisas de forma diferente e melhor, sendo mais criativas e eficazes em muitas áreas da vida.

Como desenvolver uma mentalidade estratégica

Os pesquisadores também descobriram que uma mentalidade estratégica pode ser ensinada. No estudo 3, eles designaram aleatoriamente algumas pessoas para aprenderem sobre a mentalidade estratégica através de alguns treinamentos rápidos.

Logo depois, eles deram a essas pessoas uma tarefa nova e desafiadora para realizar o mais rápido possível. Quando comparadas aos outros participantes do estudo, que não foram expostos às idéias, elas mostraram-se mais eficazes na realização da tarefa.

Entre as várias descobertas importantes da pesquisa, ficou bem claro que para ser estratégico não basta ter habilidades metacognitivas, é necessário também ter orientação para procurá-las e empregá-las. De forma bem prática, isso pode ser experimentado ao lançar-se espontaneamente ao desafios, saindo da zona de conforto!

Um conselho de Patricia Chen, para as pessoas que estão enfrentando os mais diversos desafios, é se perguntar: “quais são as coisas que posso fazer para me ajudar (e aos outros)? ou “como posso fazer isso de maneira diferente?”, essas simples perguntas podem ser aplicadas em diferentes contextos da vida, gerando vários insights.

Autor:
Caffeine Academy

Referências

1

www.sciencedaily.com/releases/2020/06/200610094106.htm;

2

A strategic mindset: An orientation toward strategic behavior during goal pursuit Patricia Chen, Joseph T. Powers, Kruthika R. Katragadda, Geoffrey L. Cohen, Carol S. Dweck