18 de setembro de 2020
Mindset e propósito: esteja sempre próximo daquilo que te faz feliz

by:Clara Carvalho

O que você vai ler aqui:

Mindset: Mentalidade.

Propósito: intenção, finalidade, intuito.

A palavra Mindset é resumida como a forma em que nos portamos frente as situações da vida. Isso inclui desde momentos de sucesso, felicidade, fracasso e dificuldades, seja na vida pessoal ou profissional.

Recentemente discutimos um pouco sobre os dois tipos de Mindset:

  • Mindset de Crescimento
  • Mindset Fixo

Se você perdeu este post, clique aqui.

Agora que já está sabichão, vamos lá...

Mindset e propósito estão intimamente ligados, sabia? Sua mentalidade perante as situações da vida é capaz de te impulsionar ou te estagnar. Tudo depende de como você se relaciona com estas situações e de como maneja a sua conversa interior.

Quero te contar uma história...

A semana dela se iniciou as 04:50h da manhã de segunda-feira. Era hora do treino. Cedo, não? Sim, extremamente cedo, mas era o que dava para ser feito. Ou acordava as 04:50, ou o treino não iria existir. Escolhas.

Pronto, 05:50, treino concluído. Coleira no dog filho, passeio de 40 min. Escolha.

Após treinar, em jejum, um belo SuperShake (SuperCoffee + Whey Protein + Abacate). Escolha. Banho, cama arrumada, louça limpa, marmita, crachá, estetoscópio, mochila. Escolha.

Hora do plantão na residência médica. Ela trabalha há 1972km de casa. Deixou tudo em sua cidade e partiu para especializar-se. Escolha.

12 horas se passaram. Almoço em pé e já foram muitos mil passos. Pacientes entrando e saindo. Idas e vindas. Emergência. Escolha.

Saída da residência e hora de ir para o plantão do sustento. Escolha.

O sol ainda não raiou, olhos já estão abertos, então aproveita para estudar. Algumas horas separam do próximo plantão. Ela foi pra casa e repetiu o ritual. Escolha.

E assim seguiu por alguns dias consecutivos. Escolha.

Cansou apenas de ler, não é? Bom, essa historia é um pouquinho da minha vida. Mas, o que isso tem a ver com Mindset?

Vamos lá. Muitas vezes vislumbramos algo em nossa vida e quando alcançamos achamos que estamos no TOPO, no AUGE. Esse é o grande problema que nos leva à estagnação. Essa ação está intimamente vinculada com o Mindset Fixo em que o Sucesso é relacionado com um objetivo especifico e não à um proposito, como no Mindset de Crescimento.

Além disso, quando relacionamos um objetivo específico ou uma meta à nossa felicidade podemos cair na armadilha de que esta só será alcançada quando a tal da meta for batida, quando, na verdade, felicidade deve ser uma constante, um estado de espírito associado a fazer aquilo que você pertence.

A exemplo da minha historinha: meu sonho era fazer residência médica na USP. Que dádiva, passei na prova. Parou por ai? Conquistei o pote de ouro no fim do arco-íris?

Não pessoal, um dos sonhos foi conquistado. Mas precisamos ter um conjunto de sonhos que se alinhem com nosso proposito. A partir do momento que um sonho é conquistado, precisamos ativar a "chave de ouro", aquela que abre todas as portas, ou seja, que nos impulsiona a continuar neste caminho.

Então, nesse momento apertamos o botão reset e vamos batalhar novamente.

Entenda, agora sim iniciam os reais obstáculos: distância, estudo, se bancar, solidão, responsabilidade.

Quem disse que seria fácil?

Você pode utilizar vários discursos para se boicotar, atar suas mãos e pés, agarrar-se ao Mindset fixo e nunca mais soltar. Escolha sua. Mas te digo, não te trará nada além de dor de cabeça.

"A vida é injusta comigo"- Primeiro fato: A vida não é uma caixa de justiça!

"A grama do vizinho é mais verde que a minha"- Você regou a sua grama? Se esforçou?

"Pra ele é fácil, porque..."- Não importa o motivo, só quero saber se você vive 24h ao lado dessa pessoa. Sabe o quanto ela abdicou para chegar onde chegou?

Não se diminua. Sua mente tem poder transformador, acredite!

Esses obstáculos, sem duvidas, são parte da jornada. A dificuldade machuca, cicatriza, regenera, prospera. Vencer obstáculos criam novas conexões neurais, nos fazem aprender a pensar e raciocinar, nos torna mais inteligentes...

Cair, levantar, crescer, florecer. É disso que eu estou falando.

Foram ESCOLHAS pessoais que me trouxeram a essa "vida difícil" atual. Mas, entendendo que isso me trará cada vez mais proximidade ao meu propósito, tudo se acalenta, tudo se encaixa e começa a ter sentido.

Vamos sempre lembrar que toda ação tem sua reação. E nada como a 3ª lei de Newton:

“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Não ache que uma escolha é isenta de consequências, para chegar onde você almeja, terá que abdicar de algumas coisas.

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Você pode ser o que e quem você sempre sonhou, basta ter a sua mente trabalhando COM você e não CONTRA você. Lutar, lutar mesmo! Unhas e dentes.

MINDSET de crescimento sempre te levará a um caminho de paz e felicidade.

Além de te alinhar cada vez mais com o seu propósito, dando espaço para a paz de espírito prevalecer.

E aí, fez sentido pra você?

 

Autor:
Clara Carvalho

Referências