29 de setembro de 2020
7 sintomas da imunidade baixa e como solucionar esse problema

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Você é daquelas pessoas que sempre está resfriada? ou tem percebido o seu cabelo caindo de forma anormal? Bom, o seu problema pode está relacionado com a imunidade baixa.

Isso significa, basicamente, que o seu corpo está com a capacidade reduzida de se defender contra agentes invasores (vírus, bactérias, fungos, etc.). E quando isso acontece alguns sintomas aparecem, mas na correria do dia a dia, por vezes, não percebemos.

Causas da imunidade baixa

Diversos fatores podem comprometer o sistema imunológico. Um deles é a predisposição genética, isto é, um indivíduo com tendência natural à baixa imunidade pode ter herdado essa condição dos seus pais, e pode transferi-la para seus filhos.

Mas são os fatores externos os maiores violões. Dormir pouco, passar por constantes situações de estresse e manter uma alimentação carente de nutrientes são causas reais, mas poucos relacionadas aos resfriados e infecções recorrentes. 

Gripe é um dos sinais de imunidade baixa

Sinais para ficar em alerta!

# 1 - Gripe ou resfriados recorrentes

Este sintoma clássico ocorre porque, durante a resposta imune - quando as células de proteção e outras substâncias tentam conter o vírus-, o sistema imunológico fica mais fragilizado e não consegue bloquear outras infecções.

# 2 - Cansaço excessivo

O estresse provocado por situações de grande pressão, ansiedade e longa exposição a atividades cognitivas pode provocar uma fadiga mental e física. Mas se após um período de repouso, o indivíduo ainda apresentar sinais de cansaço é sinal que a saúde não está bem. 

Post relacionadoO que é ansiedade?

# 3 - Queda de cabelo anormal

A pele é uma das barreiras de proteção do organismo e, por esse motivo, precisa estar bem nutrida em nível celular. Mas quando o sistema imune está enfraquecido, os anexos cutâneos são comprometidos. Assim, os fios caem demasiadamente e as unhas ficam frágeis. 

# 4 - Alterações intestinais 

O intestino abriga cerca de 80% das células imunitárias do corpo, sendo a microbiota a barreira contra a entrada de patógenos. Quando a imunidade está baixa, a mucosa intestinal fica permeável e deixar passar alguns agentes infecciosos. Náuseas, vômitos e diarreia estão entre as consequências. 

Alterações intestinais também indicam imunidade baixa.

# 5 - Otites

Otites são infecções bacterianas bem comuns e que provocam dor no ouvido, além de inchaço no local, febre e secreções. Esse quadro clínico também pode ser desencadeado por uma gripe, um resfriado e outras infecções respiratórias.

# 6 - Amigdalite 

As amígdalas fazem parte do sistema imunológico, atuando como uma proteção contra os  vírus e as bactérias que entram pela boca. Em função do contato direto com esses microrganismos, é bem comum que essas estruturas fiquem inflamadas.

# 7- Herpes labial

O vírus da herpes permanece no corpo em estado de latência, ou seja, após a primeira infecção e tratamento, o vírus não é eliminado. Situações como estresse, baixa na imunidade e trauma local são gatilhos para volta das lesões labiais.

Como desenvolver a sua imunidade  

Um alimentação saudável é essencial para garantir a nutrição celular e, consequentemente, o bom funcionamento do corpo. Para aumentar a imunidade dê preferência ao consumo de frutas cítricas, folhas verdes, iogurte natural e condimentos como cúrcuma e alho. 

Manter o corpo ativo também melhora funcionamento do organismo como um todo. Os benefícios das atividades físicas incluem redução do estresse, controle da ansiedade, emagrecimento e, claro, aumento da função imune. 

E como anda a qualidade do seu sono? É na hora de dormir que o corpo faz uma espécie de detox e regula os sistemas. Para quem tem problemas para dormir, preparamos um Guia Prático de Sleep Hacking com dicas para melhorar o sono.

 

Autor:
Caffeine Academy