30 de setembro de 2020
5 pilares para um emagrecimento saudável

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

Aprimore sua dieta usando ciência, não a fome. Abasteça seu corpo e cérebro e sinta-se satisfeito por horas sem os desejos intensos por doces ou fadigas pela tarde.

Existem cinco coisas básicas que sua dieta deve proporcionar: energia para o seu cérebro, combustível para o seu corpo, nutrientes para as suas células, toxinas em quantidade mínima e, talvez a mais importante delas, satisfação.

Porém, a grande maioria das dietas baixas em calorias ou baixas em gorduras falham em proporcionar qualquer dessas coisas. A verdade é que muitas comidas que são vistas como essenciais em qualquer dieta estão, na verdade, contribuindo para a epidemia de obesidade em todo o mundo.

 

A fome diminui seu desempenho, consome sua energia e força de vontade e deixa você irritado, cansado e improdutivo. Se você parasse para somar as parcelas de tempo que cada um que busca emagrecer passa todos os dias pensando que está com fome somaria uma quantia absurda de horas desperdiçadas.

É um tempo considerável que poderia estar sendo destinado para outras atividades, mas que é gasto com lutas internas relacionadas ao sentimento da fome.

A boa notícia é que a fome não precisa ser um protagonista do seu dia. Quando você controla sua biologia para que a fome não seja mais uma distração, você descobre que simplesmente mudar seu relacionamento com a comida funciona muito melhor do que qualquer dieta restritiva e, dessa forma, você poderá impulsionar seu metabolismo e se sentir melhor do que nunca.                 

Benefícios da perda de peso

  • Aumento da energia
  • Diminuição da fome
  • Melhor humor
  • Foco
  • Cérebro afiado
  • Melhora do sistema imunológico
  • Aumento da libido

A ciência por trás da perda de peso

1. O que comer

Alguns alimentos fazem você armazenar gordura, enquanto outros não. Quando você armazena energia alimentar (calorias), ela é armazenada como açúcar (glicogênio) e gordura. Mas você deve queimar primeiro o açúcar antes de começar a queimar gordura.

Então, se você quer perder gordura corporal a primeira coisa que você precisa fazer é limpar o açúcar. Se você continuar colocando no seu corpo quantidades elevadas de açúcar, você nunca começará a queimar a gordura.

O açúcar e outros alimentos ricos em carboidratos dizem ao seu corpo para armazenar gordura e podem causar picos de açúcar que levam a desejos e irritabilidade. Para obter mais energia e menos ataques de lanches, escolha gorduras de qualidade em vez de açúcar e siga uma dieta baixa em carboidratos ou cetogênica.

Você ficará feliz por ter feito esta escolha assim que entender como você se sente! Mantenha-se satisfeito e reduza os desejos com alimentos que o mantêm energizado.

Quer saber mais? Leia o guia definitivo da dieta cetogênica.

2. Quando comer

Pular o café da manhã pode ser estranho para a maioria das pessoas, mas pesquisas mostram que o jejum intermitente pela manhã pode ajudar a queimar gordura.

Jejum intermitente é o processo de entrar e sair de períodos de comer e não comer. Diante disso, existem diferentes métodos de jejum intermitente.

Embora semelhantes em objetivo muitas vezes, o jejum é muito diferente de uma dieta hipocalórica. Com o último, seu metabolismo diminui. O jejum intermitente, no entanto, aumenta o metabolismo.

Post relacionado: Jejum intermitente para iniciantes: o que é, vantagens, como fazer e mais

3. Estresse

Os hormônios do estresse estimulam o armazenamento de gordura. Isso sem mencionar os ataques extras de lanches causados pelo estresse.

Você está se exercitando, sua dieta está no caminho certo, mas seu peso e sua barriga não mudam. O que pode estar atrapalhando? O estresse. O hormônio do estresse, o cortisol, freia a queima de gordura, diz ao corpo para armazenar calorias e estimula o desejo por todos os alimentos errados. Embora você não consiga se livrar dos estressores da vida, aprender a lidar manterá o cortisol sob controle.

A meditação por exemplo, prática de focar sua atenção na respiração, num ponto fixo ou numa frase (chamada de mantra), ajuda a eliminar pensamentos estressantes e perturbadores, para que você possa estar presente, mais calmo(a) e mais consciente de seu ambiente. Deste lugar de clareza, você se conecta mais facilmente ao presente, em vez de se concentrar no passado ou se preocupar com o futuro.

Saiba mais sobre meditação para iniciantes.

4. Exercício físico

Atividade física é muito boa para você. Porém, muito exercício pode sair pela culatra e sabotar seus esforços de controle de peso.

Um dos maiores equívocos sobre o exercício é que, quanto mais tempo você pratica, mais gordura você queima. O exercício excessivo pode realmente funcionar contra você, colocando estresse excessivo no corpo. Este é realmente um daqueles casos em que menos pode ser mais.

Ainda assim, é importante ressaltar que o exercício físico não é só para alcançarmos o nosso corpo desejado, mas sim um grande aliado da nossa saúde, bem-estar e longevidade. Portanto, incluir na sua rotina diária a realização de atividade física é uma questão que vai além da perda de peso.

Quer saber mais? Acesse os efeitos agudos e crônicos do exercício físico.

5. Sono

Um bom sono é crucial para um forte metabolismo. E estar bem descansado significa menos desejos de lanches durante o dia.

Se você não estiver dormindo o suficiente ou dormindo bem, será difícil perder peso. A falta de sono eleva o hormônio do estresse cortisol, que diminui o metabolismo. Além disso, o cansaço enfraquece sua força de vontade e aumenta a probabilidade de você fazer más escolhas alimentares.

Você já ouviu falar no termo Sleep hacking? Basicamente, são práticas do biohacking focadas para potencializar a qualidade do seu sono. Dormir ainda é complicado para você? É comum acordar mais cansada(o) do que quando você foi dormir? Esse guia vai te mostrar como resolver isso e muito mais!

Autor:
Caffeine Academy

Referências