16 de março de 2021
Como criar o hábito da corrida

by:Caffeine Academy

O que você vai ler aqui:

O que seria da nossa vida se não fosse os hábitos? Já parou para pensar no tanto de atividades do nosso dia a dia que executamos sem pensar muito sobre quando e como fazê-la?

Escovar os dentes, tomar banho, vestir uma roupa e comer, são apenas alguns da série de comportamentos que se tornam “habituais” na rotina e nem refletimos mais o porquê de fazer aquilo.

Pois é, existem dezenas de atividades que integram nosso dia e nós nem nos damos contas da importância dela, tanto para o bem quanto para o mau. Isso porque, também costumamos ocupar nosso tempo com coisas que não nos trazem benéficos, os maus hábitos.

Muitas atividades importantes para uma rotina de alta performance podem parecer mais uma obrigação do que um prazer, mas não é bem assim. Hábitos são construídos gradualmente e só se tornam prazerosos quando você consegue aproveitar o processo.

E se você deseja incluir o hábito da corrida na sua rotina, precisa entender que apesar de parecer simples, este também é um processo que exige organização, planejamento e, principalmente, emprenho.

Correr não se trata da necessidade de motivação, na verdade se trata de ter disciplina. Isso porque a motivação vem de algo que você deseja por um determinado momento, já a disciplina é quando você faz o que precisa ser feito com constância para que aquilo se torne um hábito.

Desta forma, separamos dicas valiosas sobre como incluir o hábito da corrida na rotina de saúde e bem-estar de forma funcional e consistente. Confira!

1. Tenha um objetivo

Antes de colocar o pé na rua ou na esteira você precisa responder uma pergunta para si mesmo: o que você busca através da corrida? Entre as vantagens da corrida, podemos destacar alguns objetivos relacionados a essa prática:

  • Emagrecimento por perda de gordura;
  • Preparação para competição;
  • Aumento do condicionamento físico;
  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Alivio do estresse;
  • Redução dos sintomas da ansiedade.

Esses são apenas alguns dos benefícios que podem ser alcançados ao praticar a corrida com regularidade. Assim, é essencial que você saiba onde deseja chegar para se preparar da melhor forma possível durante esse processo de adaptação.

2. Planeje sua rotina

Sempre ressaltamos o quanto uma rotina organizada é benéfica para sua vida de performance. Não só para otimizar seu tempo na tomada de decisões, mas também para que você tenha metas claras e não perca o foco no decorrer do dia a dia.

E para tornar a corrida um hábito, é preciso organizar todas as tarefas do dia e definir seus horários para saber qual o melhor momento para encaixar seu treino, seja no começo ou no final do dia. O mais importante é que você mantenha o plano prático e não perca o foco por falta de programação.

3. Tenha uma planilha de treinamento

Se você não leu As 7 melhores dicas de corrida para iniciantes deve estar pensando que precisa inserir a corrida na sua rotina diária, mas aqui está uma dica chave para alcançar bons resultados na atividade: tenha uma planilha de treino junto com o descanso adequado!

Você não vai (e nem deve) correr todos os dias, principalmente quando está iniciando. A corrida é uma atividade que exige muito esforço e pode causa pequenas lesões no corpo e só descanso é capaz de promover essa autorecuperação e não ocasionar traumas mais graves que possam impedir sua continuidade.

Aqui, o mais importante é organizar também os dias e metas de cada treino. A corrida é um esporte individual e cada um de nós possui um ritmo, então contar com a experiência de um treinador para orientar o treino pode agregar ainda mais no seu progresso.

Uma segunda opção para organizar seu treino de corrida pode ser utilizando uma planilha online. O mais importante neste ponto é manter o plano em execução.

3. Crie um diário

Anote tudo que você faz! Relate seus exercícios, sua dieta e os cuidados com seu corpo, desde uma sensação de bem-estar até um desconforto ou lesão. Isso será de extrema importância para que você faça um balanço dos seus erros e dos seus acertos, analisando com mais precisão onde precisa melhorar.

Nossa memoria pode deixar a desejar em alguns momentos, então é essencial que você tenha uma fonte de consulta do seu progresso na prática e tudo que aconteceu em torno dele. Essas anotações também podem ser sua dose de motivação, através delas você pode perceber onde acertou e o quanto evoluiu no decorrer dessa trajetória.

Por fim, antes de iniciar o percurso por aí, mentalize seu objetivo e tente visualizá-lo na linha de chegada. Busque referências do que você precisa para alcança-lo, quem estará com você nessa caminhada e quais são os positivos que você encontrará ao longo desse tempo. Agora é só colocar o tênis certo e iniciar sua corrida.

 

 

Autor:
Caffeine Academy

Referências