17 de novembro de 2020
Falar é diferente de se comunicar

by:Clara Carvalho

O que você vai ler aqui:

Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

Certamente já lhe deram este sábio conselho. Isso porque, falar é diferente de se comunicar.

A comunicação é uma habilidade a ser desenvolvida, você pode falar o que você quiser, mas a forma como você opta por fala fará toda a diferença na sua vida. A forma de comunicação que consegue entregar a mensagem que foi intencionada se chama COMUNICAÇÃO EFICAZ.

E o que é uma comunicação eficaz?

Uma comunicação eficaz é mais do que apenas trocar informações, trata-se de compreender a emoção e as intenções por trás da informação. 

Além de ser capaz de transmitir uma mensagem com clareza, você também precisa ouvir de uma forma que ganhe o significado completo do que está sendo dito e faça a outra pessoa se sentir ouvida e compreendida.

A comunicação eficaz parece que deveria ser instintiva. Mas, com muita frequência, quando tentamos nos comunicar com outras pessoas, algo sai errado. 

Dizemos uma coisa e a pessoa entende outra, aí surgem mal-entendidos, frustrações e conflitos. Isso pode causar problemas em seus relacionamentos em casa, na escola, faculdade e no trabalho.

Para muitos de nós, comunicar-se com mais clareza e eficácia requer o aprendizado de algumas habilidades importantes, esteja você tentando melhorar a comunicação com seu cônjuge, filhos, chefe ou colegas de trabalho.

Aprender essas habilidades pode aprofundar suas conexões com os outros, construir mais confiança e respeito, além de melhorar o trabalho em equipe, a resolução de problemas e sua saúde social e emocional em geral.

O autor Frank Luntz arquitetou algumas das campanhas políticas e corporativas mais potentes da última década. Seu discurso ajudou o republicano Rudy Giuliani a ser eleito duas vezes em Nova York - uma cidade onde o número de democratas supera os republicanos na proporção de 5 para 1.

Luntz e sua empresa de pesquisa aprenderam muito sobre a linguagem, conduzindo cerca de 1.500 pesquisas e grupos de foco para uma ampla gama de produtos e políticos.

A principal lição do seu livro “Words that works” é: Não é o que você diz, você é o que as pessoas ouvem.

Assim, para estabelecer uma comunicação eficaz existem três hacks que devem ser sempre levados em consideração:

1. Simplicidade: use palavras pequenas

Evite palavras que possam forçar alguém a pegar o dicionário. A tentativa de ser rebuscado pode, na verdade, confundir o ouvinte, fazê-lo interpretar de forma inadequada o que quer dizer e transmitir a pior mensagem possível.

2. Brevidade: use frases curtas

Evite ser prolixo, vá direto ao ponto.

3. A credibilidade é tão importante quanto a filosofia

Você não pode enganar todas as pessoas! Se faltar sinceridade em suas palavras, se contradizer em fatos, circunstâncias ou percepções aceitas, elas não terão impacto. As palavras que você usa se tornam você - e você se torna as palavras que usa. Cuidado com o que diz.

E quais as barreiras da comunicação?

Bom, devemos sempre ter cuidado com as 4 principais barreiras da comunicação:

  1. Estresse e instabilidade emocional

Momentos em que estamos estressados ou emocionalmente sobrecarregado podem ser devastadores. É comum que você interprete mal as outras pessoas, envie sinais não-verbais confusos ou desagradáveis e caia em padrões de comportamento insalubres. Para evitar conflitos e mal-entendidos, você pode aprender a se acalmar rapidamente antes de continuar uma conversa.

  1. Falta de foco

Ser multitarefa é um erro, você deve focar em uma coisa de cada vez. Você não pode se comunicar com eficácia quando está fazendo várias tarefas ao mesmo tempo. Se você está de olho no celular, planejando o que vai dizer a seguir ou sonhando acordado, é quase certo que perderá pistas não-verbais na conversa. Para se comunicar com eficácia, você precisa evitar distrações e manter o foco.

  1. Linguagem corporal inconsistente

A comunicação não verbal deve reforçar o que está sendo dito e não contradizê-lo. Se você diz uma coisa, mas sua linguagem corporal diz outra, seu ouvinte provavelmente sentirá que você está sendo desonesto. Por exemplo, você não pode dizer “sim” enquanto balança a cabeça negativamente.

  1. Linguagem corporal negativa

Se você discordar ou não gostar do que está sendo dito, não use uma linguagem corporal negativa para rejeitar a mensagem da outra pessoa, como cruzar os braços, evitar o contato visual ou bater com os pés. Você não precisa concordar, nem mesmo gostar do que está sendo dito, mas para se comunicar com eficácia e não colocar a outra pessoa na defensiva, é importante evitar o envio de sinais negativos.

Como controlar o estresse para melhor comunicação

Reconheça quando você está ficando estressado. Seu corpo vai deixar você saber se você está estressado enquanto se comunica. Seus músculos ou estômago estão contraídos? Suas mãos estão cerradas? Sua respiração é superficial? Você está “esquecendo” de respirar?

Reserve um momento para se acalmar antes de decidir continuar ou adiar a conversa.

Traga seus sentidos para o resgate. A melhor maneira de aliviar o estresse de forma rápida e confiável é por meio dos sentidos - visão, audição, tato, paladar, olfato - ou movimento. 

Por exemplo, você pode colocar uma hortelã na boca, colocar uma bola anti-stress no bolso, respirar fundo algumas vezes, contrair e relaxar os músculos ou simplesmente relembrar uma imagem relaxante e rica em sentidos. 

Cada pessoa reage de maneira diferente às informações sensoriais, portanto, você precisa encontrar um mecanismo de enfrentamento que o acalme.

Procure humor na situação. Quando usado de maneira apropriada. Quando você ou as pessoas ao seu redor começarem a levar as coisas muito a sério, encontre uma maneira de aliviar o clima contando uma piada ou uma história divertida.

Esteja disposto a se comprometer. Às vezes, se vocês dois puderem se curvar um pouco, serão capazes de encontrar um meio-termo feliz que reduz os níveis de estresse para todos os envolvidos. 

Se você perceber que a outra pessoa se preocupa muito mais com um problema do que você, o acordo pode ser mais fácil para você e um bom investimento para o futuro do relacionamento.

Concorde em discordar, se necessário, e tire um tempo da situação para que todos possam se acalmar. Dê um passeio ao ar livre ou passe alguns minutos meditando. O movimento físico ou encontrar um lugar tranquilo para recuperar o equilíbrio pode reduzir rapidamente o estresse.

Dicas para se comunicar melhor

Seja engajado

Ao nos comunicarmos com outras pessoas, geralmente nos concentramos no que devemos dizer. No entanto, a comunicação eficaz tem menos a ver com falar e mais com ouvir. 

Ouvir bem significa não apenas compreender as palavras ou as informações que estão sendo comunicadas, mas também compreender as emoções que o interlocutor está tentando transmitir.

Há uma grande diferença entre ouvir engajado e simplesmente ouvir. Quando você realmente escuta - quando está envolvido com o que está sendo dito - você ouve as entonações sutis na voz de alguém que lhe dizem como essa pessoa está se sentindo e as emoções que está tentando comunicar. 

Quando você é um ouvinte engajado, não apenas compreenderá melhor a outra pessoa, mas também fará com que ela se sinta ouvida e compreendida, o que pode ajudar a construir uma conexão mais forte e mais profunda entre vocês.

Se o seu objetivo é compreender e se conectar com a outra pessoa, ouvir de uma forma engajada geralmente será algo natural. Caso contrário, tente as dicas a seguir. Quanto mais você os praticar, mais satisfatória e recompensadora serão suas interações com os outros.

Preste atenção aos sinais não verbais

A pesquisa científica sobre comunicação e comportamento não-verbal começou com a publicação de Charles Darwin, em 1872, de The Expression of the Emotions in Man and Animals.

Desde aquela época, inúmeras pesquisas foram conduzidas sobre os tipos, efeitos e expressões de comunicação e comportamento não falados. Embora esses sinais sejam frequentemente tão sutis que não temos consciência deles, a pesquisa identificou nove tipos diferentes de comunicação não verbal.

1. Expressões faciais;

2. Gestos;

3. Paralinguistica: comunicação vocal separada da linguagem real. Isso inclui fatores como tom de voz, volume, inflexão e tom. Na Bahia, é comum utilização da expressão "oxe" em diversos contextos. A depender do contexto, a mesma palavra pode gerar um significado diferente;

4. Postura;

5. Proxêmicas: as pessoas costumam referir-se à necessidade de "espaço pessoal", que também é um tipo importante de comunicação não verbal;

6. Contato visual: os olhos desempenham um papel importante na comunicação não-verbal e ações como olhar fixamente e piscar são comportamentos não-verbais importantes. Quando as pessoas encontram pessoas ou coisas de que gostam, a taxa de piscar aumenta e as pupilas dilatam. Olhar para outra pessoa pode indicar uma série de emoções, incluindo hostilidade, interesse e atração;

7. Toque: a comunicação por meio do toque é outro comportamento não-verbal importante. Tem havido uma quantidade substancial de pesquisas sobre a importância do toque na primeira infância;

8. Aparência: nossa escolha de roupas, estilos de cabelo e outros fatores que afetam a aparência também são considerados um meio de comunicação não-verbal;

9. Artefatos: objetos e imagens também são ferramentas que podem ser usadas para se comunicar não verbalmente. Em um fórum online, por exemplo, você pode selecionar um avatar para representar sua identidade online e comunicar informações sobre quem você é e as coisas de que gosta.

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. - Nelson Mandela

 

Autor:
Clara Carvalho

Referências