Você sabia que existe um hack para a saúde que auxilia a perda peso, retarda o envelhecimento, regenera as células, equilibra os hormônios, melhora o humor, aumenta a função imunológica, reduz o estresse e reverte várias doenças crônicas? ⁣Pois é, e essa prática "mágica" é muito mais acessível do que você pode imaginar.

O sono é responsável por proporcionar tudo isso para o corpo e é um dos melhores hacks para se manter saudável.

Em contrapartida, esse é um assunto que ainda está com estudos em desenvolvimento pela ciência. Para você ter ideia, até a metade do século XX, os cientistas acreditavam que o cérebro se desligava completamente durante a noite, com o único objetivo de descansar. Hoje, sabemos que não é bem isso, já que estudos já mostraram que precisamos dormir para repor nossas energias, fazer "manutenção do corpo" e consolidar a memória.

 

Um desafio mundial 

Entretanto, por mais que dormir seja um hábito que já nasce conosco, infelizmente, manter um sono regular e saudável é, atualmente, um dos maiores desafios da população atualmente. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a insônia afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial. Cada vez mais as pessoas estão dormindo menos em horas e tendo menos sono reparador. Isso não é positivo para o organismo porque é durante o sono que ocorrem diferentes processos metabólicos e quando alterado por algum motivo, o equilíbrio de todo o organismo é afetado a curto, médio e longo prazo.

Uma noite com menos de 6 horas por noite e a ausência de sono pode gerar diferentes consequências para o corpo humano, como falha na memória, baixa imunidade, desequilíbrio hormonal e distúrbio no ritmo do ciclo circadiano. Além de influenciar o ganho de peso. Estudos também comprovaram que ao dirigir após uma noite mal dormida, por exemplo, seu cérebro funciona de maneira similar ao cérebro de uma pessoa após 4 doses de tequila. Imagine agora se você dorme pouco e com um sono de baixa qualidade, provavelmente, suas funções cerebrais serão altamente prejudicadas e você deixará seu corpo estressado e inflamado.

 

O que acontece enquanto dormimos

A glândula pineal, localizada bem no meio do cérebro, produz um hormônio chamado melatonina, que coordena o sono e é a chave do "relógio interno" que nos faz dormir e acordar em ciclos de 24 horas. Esse mecanismo foi criado pela natureza para adaptar os seres vivos ao ritmo do sol. À medida que começa a escurecer, o organismo começa a liberar mais melatonina. Já pela manhã, com tudo mais claro, o nível de melatonina cai, fazendo você acordar.

Enquanto dormimos também acontece a produção e a liberação de hormônios como o GH (hormônio do crescimento) que ajuda a manter o tônus muscular e melhora o desempenho físico.

O corpo tem um jeito sutil de controlar o apetite que é governando alguns hormônios. O sono afeta esses hormônios, aumentando a grelina (hormônio que faz sentir fome) e diminuindo a leptina (hormônio que faz ficar satisfeito). Quando ficamos sem dormir, alteramos o cortisol e isso pode levar de problemas de saúde. Dentre eles podemos citar elevação da pressão arterial, depressão, ansiedade, problemas digestivos ou doenças cardíacas.

 

 

Como melhorar sua noite de sono

 

A higiene do sono será fundamental se você tem dificuldade em dormir, por isso, é essencial que você cultive uma rotina noturna que vá indicando ao seu corpo e sua mente que horário de dormir está chegando. Dessa forma, seu organismo começa a relaxar e se preparar para aquele momento. 

E o melhor é que você não precisa de muito para preparar o seu organismo para a hora de dormir. Aqui estão algumas dicas do que você pode fazer:

  • Se organize: faça o seu almoço para o trabalho ou escola, reúna seus itens essenciais em um só lugar, separe suas roupas.
  • Preencher suas horas noturnas com atividades calmantes: consuma cafeína até 16h, coloque uma música calmante, medite, brinque com seu pet/filhos, leia um bom livro.
  • Realize rotinas de limpeza: lave suavemente o rosto por um minuto inteiro, tome um banho quente, use produtos com aromas calmantes.

Aprenda uma prática de Yoga relaxante para dormir

Hacks

 Mais do que manter uma rotina noturna, existem algumas práticas básicas que você pode começar a fazer hoje mesmo para potencializar sua qualidade de vida. Elas são simples e com um efeito enorme:

Ambiente

Antes de dormir, certifique-se de que o quarto está totalmente escuro, como um blackout. Isso ajuda na produção de hormônios do sono e ajuda a manter o sono profundo. Outro hack estratégico é deixar seu quarto numa temperatura mais fria, em torno de 20ºC.

Óleos essenciais

Existem alguns óleos essenciais – lavanda é um deles – que possuem ação calmante no nosso organismo, e ajuda você a cair no sono. A melhor forma de usar esses óleos é com um difusor de ambiente.

Batidas binaurais

São sons que induzem certas frequências no seu cérebro e te ajudam a entrar em um estado de relaxamento profundo.

Entenda mais sobre o assunto batidas bineurais